Desabastecimento do diesel: Presidente da Petrobras anuncia o risco oficialmente ao governo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

"Elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022"

Reprodução

“Elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”, é a constatação de ofício enviado pelo próprio presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, ao governo federal. O documento foi resultado de uma decisão do Conselho de Administração da Petrobras.

“Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias —apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”, traz o ofício.

“Adicionalmente, há também grandes incertezas quanto aos níveis das cotações internacionais do produto nessa conjuntura de escassez”, completa.

A estatal comunicou não somente a Agência Nacional do Petróleo, como também o Ministério de Minas e Energia do governo de Jair Bolsonaro.

No alerta, Coelho explica que o combustível está, hoje, com os mais baixos estoques desde 2018 do mercado americano, que é o principal exportador para o Brasil. Cerca de um terço da demanda brasileira por diesel é importada dos EUA.

Ainda, no segundo semestre, o aumento da demanda deverá prejudicar, ainda mais, a disponibilidade do combustível. Nos próximos meses, as manutenções períodicas das refinarias também farão paradas técnicas, uma exigência para o seu bom funcionamento.

O documento sequer considera a pressão sobre os estoques com o congelamento no reajuste dos preços, motivo pelo qual Bolsonaro demitiu o presidente da estatal.

O alerta já havia sido adiantado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) nos últimos dias. O presidente da FUP, Deyvid Bacelar, anunciou o possível desabastecimento de óleo diesel a partir do segundo semestre, devido à escassez de oferta mundial.

Ao contrário do comunicado do presidente da Petrobras, Bacelar narrou que as refinarias brasileiras estão com baixa produtividade e disse que o preço do petróleo deve saltar ainda mais nos próximos meses.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador