Mudança no regime de partilha e privatização são crimes de lesa-pátria, diz Gabrielli

Jornal GGN – Em entrevista à TVT, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli disse que as mudanças na estatal pretendidas por aliados do governo interino de Michel Temer (PMDB) são crimes de “lesa-pátria”. Segundo ele, as propostas são uma tentativa de enfraquecer a empresa para depois entregá-la ao capital privado, em um processo de privatização por fatias.

Do Brasil de Fato

O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli classifica a retirada da exclusividade da estatal na operação de exploração do pré-sal, com a ampliação da participação das empresas estrangeiras, previsto no Projeto de Lei 4.567, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, como “crime de lesa-pátria”.

A mudança no regime de partilha que vigora atualmente foi proposta pelo senador licenciado e atual ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP). Em entrevista ao Seu Jornal, da TVT, Gabrielli detalha os impactos sociais da mudança. Segundo ele, trata-se de mais uma tentativa de enfraquecer a empresa para depois entregá-la ao capital privado, em um processo de privatização por fatias.

Essa mudança também coloca em risco o fundo social do pré-sal e a destinação dos royalties da exploração do petróleo para a saúde e educação, associados ao regime de partilha agora revisto.

https://www.youtube.com/watch?v=lWPdLDaplHA width:700 height:394

“Isso tudo está sendo desmontado agora e, ao desmontar isso, tirando a Petrobras da operação, reduzindo o tamanho da empresa e mudando o regime de partilha, vai voltar ao sistema antigo e, com isso, você vai dispersar as atividades e aumentar a parcela da renda petroleira que vai ficar nas mãos das empresas. Portanto, vejo isso, do ponto de vista nacional, como um crime de lesa-pátria”, analisa Gabrielli.

“A ideia da privatização da Petrobras é vender pedaços da Petrobras. Fatiar e vender. O que eu acho um erro, porque a Petrobras é muito mais forte integrada do que só focada na produção do pré-sal”, diz ele, a respeito de propostas aventadas sobre a venda de ativos da BR Distribuidora, da Transpetro, ou ainda a participação da estatal no setor petroquímico.

Segundo Gabrielli, o pré-sal brasileiro vai ser a segunda área de exploração mais importante para os próximos dez anos, atrás apenas da produção norte-americana, que tem avançado com a produção de óleo não-convencional, conhecido como xisto betuminoso.

“A Petrobras não é uma empresa que esteja quebrada, nem é um antro de corrupção. A Petrobras, ao contrário, é uma empresa eficiente. É uma empresa que está crescendo a produção”, diz o ex-presidente, destacando o crescimento de cerca de 10% no primeiro semestre, alcançando a produção de 2,2 milhões de barris de petróleo por dia, somando o pré-sal e as áreas tradicionais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • São crimes de lesa-Pátria,

    São crimes de lesa-Pátria, sim. E é de deixar qualquer brasileiro doente, ver que protagonistas centrais deste golpe lesa-Pátria falam em gravações que estão contando com o apoio das Forças Armadas. Que conversaram com generais. É de desanimar completamente quem ama sua Pátria e espera vê-la defendida por gente patriota e consciente.

  • No governo Lula teve-se o

    No governo Lula teve-se o cuidado de proteger a Petrobras com as leis de concessão e agora o vassalo dos EUA José Serra e toda cambada de entreguistas direitosos vendilhões da pátria vão ceder todo o Pré-sal já rentável aos EUA! 

    Filhos D* P*ta!!  

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago