Petróleo

Petrobras pede que Ibama reconsidere pedido para perfurar poço na Foz do Amazonas

A Petrobras informou nesta terça-feira (24) que irá protocolar pedido ao Ibama para reconsiderar a decisão de indeferir licença ambiental para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá. 

 “A companhia defende que atendeu além dos requisitos previstos na legislação de referência ao processo de licitação do bloco FZA-M-059 e que cumpriu todas as exigências técnicas demandadas pelo Ibama para o projeto”

Na semana passada, o Ibama rejeitou a licença ambiental para que a estatal perfurasse um poço na Bacia da Foz do Rio Amazonas, que é parte da margem equatorial brasileira, considerada uma nova fronteira exploratória. O órgão apontou inconsistências preocupantes.

A companhia se prontifica a atender, inclusive, demandas adicionais que possam ocorrer, porque, segundo ela, a estrutura de resposta à emergência é a maior do país. 

Na nova medida, a estatal se compromete a ampliar a base de estabilização de fauna no município de Oiapoque (AP) e que a unidade irá atuar em conjunto com o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna (CRD), já construído pela Petrobras em Belém (PA), para que, caso haja vazamento, o atendimento seja realizado nos dois locais. 

Além dessa ampliação da proposta, que já incluía mais de 100 profissionais dedicados à proteção animal, a companhia oferece 12 embarcações para situações emergenciais e outras duas para atender a fauna com toda a estrutura necessária, com profissionais veterinários e equipamentos climatizados. 

Também estão no pedido, cinco aeronaves para monitoramento e resgate, e unidades para recepção de fauna. Segundo a petrolífera, “essa estrutura de resposta à emergência é a maior dimensionada pela empresa no país, maior inclusive do que as existentes nas Bacias de Campos e Santos”. 

A decisão 

A divulgação da decisão foi feita após reunião que ocorreu nesta terça-feira (23), na Casa Civil com representantes dos ministérios de Meio Ambiente (MMA) e Minas e Energia (MME) e do Ibama, que trataram das ações necessárias para atender aos questionamentos do órgão ambiental. 

A Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) é um instrumento político que fica sob o comando do MMA e do MME, conforme a portaria interministerial no 198/2012. 

O bloco FZA-M-59, objeto do licenciamento ambiental em questão, foi adquirido em licitação da Agência ANP, em maio de 2013, através do parecer de um grupo de trabalho que contou com Ibama, ICMBIO e MMA. 

“O bloco FZA-M-59 estava apto a ser ofertado e licenciado, o que leva a concluir que os desafios sinalizados eram todos tecnicamente superáveis”, disse a estatal.

A partir da concessão por meio de licitação, a Petrobras possui o compromisso com a ANP de realizar a perfuração de oito poços exploratórios na região do Amapá Águas Profundas, na bacia sedimentar da Foz do Amazonas.

Caso a licença seja indeferida, a sonda e os demais recursos mobilizados na região do bloco FZA-M-59 serão direcionados para atividades da companhia nas bacias da Região Sudeste, além resultar em litígio e aplicação de multas.

Leia mais no GGN:

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

15 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

17 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

17 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

17 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

18 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

21 horas ago