A 3G e o negócio do século com a Eletrobras, por Luís Nassif

O pano de fundo da privatização da Eletrobrás é o seguinte.

O pai da ideia é o Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, operador colocado para dar as cartas no MME. O Ministro é figura decorativa.

Pedrosa é ligado ao fundo de private equity  GP Investimentos, que nasceu das entranhas do Banco Garantia para administrar parte dos ativos, quando os três fundadores embarcaram na grande aventura Ambev.

GP é Garantia Partners, que comprou a Cemar (Centrais Elétricas do Maranhão) quando essa estava sob intervenção da Aneel depois de ter sido devolvida pela Pennsylvania Power and Light, que perdeu 330 milhões de dólares na primeira privatização da Centrais Elétrica do Maranhão e a entregou de volta por 1 dólar.

Foi dada de graça a esse grupo apesar de haver uma proposta com dinheiro a vista do grupo americano Franklin Park, operador do Fundo Guggenheim, um dos maiores fundos de private equity americanos. Mas foi um leilão de cartas marcadas, no qual o trunfo do comprador estava na facilidade em renegociar os passivos da empresa com a Eletrobrás.

Daí nasceu a Equatorial Energia, que depois comprou a Celpa (Centrais Elétricas do Pará).

Denunciei essa operação quando colunista da Folha de Sáo Paulo., através das colunas

O Caso Cemar, de 5 de abril de 2005

Gato no setor elétrico, de 4 de abril

O quebra-cabeças da Cemar, de 6 de abril

onde mostrava a influência do grupo de ACM e Sarney e dos movimentos incompreensíveis da Eletrobras.

O Ministério Publico da Suíça tem um dossiê sobre as operações com a Cemar,  e chegou a investigar o episódio através da Embaixada da Suíça em Washington. Mas, depois que perderam, os americanos preferiram não se envolver.

Em todo caso, se o MPF brasileiro pedir o dossiê, é possível que o Ministério Público suíço colabore. Na época, tinham rastreado o dinheiro da propina e chegado ao beneficiário final.

A Equatorial faz parte do grupo de controle da Lighr Rio.

Paulo Pedrosa foi Conselheiro da Equatorial, da Celpa, da Cemar e da Light, portanto ligado ao grupo Equatorial que é controlado pelo GP Investimentos, hoje com novo nome de 3 G.
O fundo 3G é hoje o segundo maior acionista privado da Eletrobrás e foi um dos grandes compradores de ações na véspera do anuncio da privatização. A CVM está investigando. Para não aparecer, o 3G usou o J.P.Morgan e mais dois bancos como fachada.
Há vários meses há um grupo de trabalho interno da 3G debruçado sobre os ativos e passivos da Eletrobrás.
A meta é assumir o controle da Eletrobrás, o grande alvo do grupo Equatorial. Se bem sucedido, seria um negócio do “padrão GP”. A Eletrobrás, companhia com ativos avaliados em 400 a 600 bilhões de reais, com dividas de 39 bilhões e passivos ocultos de 64 bilhões, mas que podem ser liquidados por um terço disso e cujo controle pode ser comprado por  R$15 bilhões.

Seria o negocio do século. Com R$ 15 bilhões, o 3G compraria um patrimônio liquido real de 300 a 350 bilhões de reais, um operação na escala da AMBEV e melhor ainda que esta.

Há pouco tempo o grupo 3G tentou comprar o controle da UNILEVER, e foi barrada pelo Governo britânico, desconfiado do estilo corsário do grupo.

É um conflito de interesses gigantesco. Paulo Pedro, o Secretario Executivo do Ministério de Minas e Energia, o idealizador do anúncio de privatização da Eletrobras. Sendo conselheiro de todas as empresas do Grupo Equatorial por trás do qual está a 3G.

22:04 27/08/2017

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • E pra serve essa cvm mesmo???

    E pra serve essa cvm mesmo??? Se não consegue exergar uma mutreta gigantesca dessas melhor fechar......

  • O Marcola e o Fernandinho

    O Marcola e o Fernandinho Beira mar nem chegam perto deste pessoal...

    São fichinhas perto destes tubarões...

    Ah! Brasil...

    • A 3G e o negócio do século com a Eletrobras

      -> O Marcola e o Fernandinho Beira mar nem chegam perto deste pessoal...

      mas nas emaranhadas profundezas do Deep State que faz a gestão do Império, não é tudo a mesma coisa?

      .

  • Então o suiço financiador do

    Então o suiço financiador do Vem Pra Rua está por trás do roubo. Aquele suiço Lehman ops Lemann que criticou o ensino do Brasil dizendo que os filhos estudam em escola pública na Suiça e deu 17 milhões de dólares pra melhorar o ensino em Harvard. Aquele que comprou o Cade do Serra pra tomar conta do mercado da cerveja nacional e mandou tirar o amargo da cerveja para que jovens brasileiros ficassem viciados na bebida. 

    E os coxinhas da Paulista gastaram o tênis importado para deixar esses canalhas roubar o patrimonio nacional. Lemann e sua sucia de ladrões. Os coxinhas são otários, golpistas e cúmplices. E no caso dos paulistanos pensam que são o próprio Lemann sem ter a expertise da corrupção e do desprezo pelo pais.

     

    • A 3G e o negócio do século com a Eletrobras

      -> Então o suiço financiador do Vem Pra Rua está por trás do roubo.

      uma das eminências pardas do golpe. quanto mais alto na escala de comando, menor é a tendência a se expor, manipulando os cordéis nas sombras dos bastidores.

      o Império enlouqueceu definitivamente. novo crash financeiro se aproxima, ainda mais violento do que em 2008. o capital fictício girando no mercado altamente especulativo precisa se fixar em ativos concretos. por isto o Brasil foi colocado à venda: todo um continente a ser expropriado e ocupado.

      além disto, os CEO e estrategistas do  Império fariam enrubescer o mais fanático adepto das teorias da conspiração, assim como fazer Dr. Strangelove um inofensivo maluco de praça. consideram ser possível vender um guerra termonuclear e também fazer o upload de suas mentes para a Web.

      que tempos estranhos e perigosos escolhemos para estar vivos, não?

      .

  • Mais um artigo que comprova o
    Mais um artigo que comprova o valor inestimável dos blogs independentes..... Jamais saberíamos dessa maracutaia cínica, nesse nível, pela grande mídia..... é uma coisa tão descarada, que merecia o povo nas ruas pronto para uma guerra civil!

    • "Pedrosa é ligado ao fundo de

      "Pedrosa é ligado ao fundo de private equity  GP Investimentos, que nasceu das entranhas do Banco Garantia para administrar parte dos ativos, quando os três fundadores embarcaram na grande aventura Ambev."

      De certo, esse fabricante de cervejas mediocresm, tá dando uma ajudinha, ganhando uns trocados, na treta.

       

  • Quem for eleito em 2018 tem

    Quem for eleito em 2018 tem obrigação de anular essa roubalheira sob forma de 'privatização'.

    Os coxinhas do MPF deveriam tentar barrar essa negociata mas a prioridade deles parece ser somente impedir Lula de ser candidato.

  • LIVRE INICIATIVA - subsidiada pelo estado

    E esse cara (Paulo Lemann)  - envolvido em negócios  com Verônica Serra e financiando sites pró impeachment - ia fazer tudo isso de graça ?

    Aliás , o que eu acho graça realmente nisso tudo que está acontecendo , é ver como toda essa turma da " MERITOCRACIA" , que todo mês é capa da Revista EXAME , exaltando os poderes do mercado , da livre inicitativa , incentivando os jovens a serem como eles e trabalharem 16 horas por dia ,e que segundo eles venceram na vida por sua genialidade ,  sendo as demais pessoas que estão em dificuldades vagabundos sem iniciativa que se penduram no Bolsa Familia e em concursos públicos , enfim , se você esquadrinhar detalhadamente a vida desses pessoas , vai ver muito claramente que não conseguem ficar de pé sem o parasitismo estatal , seja através de empréstimos subsidiados , mamatas em licitações , reservas de mercado , lobbies : Eike Batista , Joesley (Safadão) Batista , Paulo Lemann , Família Setúbal , Família Marinho , André Esteves , João Doria -  enfim " GRANDES ICONES DA LIVRE INICIATIVA " - subsidiados pelo estado a peso de ouro . 

  • É impressionante
    Não conheço

    É impressionante

    Não conheço quem faz parte dessa ORCRIm chamada 3G, mas no meio da foto que ilustra o post esta a cara daquele velhaco com cara de calça de flanela enrugada, que é tão pilantra que tem cidadania suíça enquanto rouba aqui

    Este sujeito tem um currículo que causa inveja ao Maligno, pela capacidade de fazer maldade:

    1 - Destruiu nossa primeira cerveja premium (Original Faixa Azul), juntando todas as grandes fábricas (Antarctica, Skol, Brahma) numa porcaria só que tem sede na Europa (evidentemente para não paga rimposto sobre o dinheiro que ganha AQUI no Brasil). E vai cagar com a Budweiser também. Não há mais distinção de sabor, aroma, corpo entre as cervejas produzidas por esta porcaria chamada AMBEV (que liquidou com a rede de fornecedores também). e agora põe suas mãos sujas nas cervejarias artesanais (A Colorado de Ribeirão Preto já entrou no saco da AMBEV)

    2 - Comprou a Heinz nos EUA, fazendo as mesasm patifarias que faz aqui: fechou fábricas, demitiu empregados e maximizou os lucros

    3 - Financia esses grupos rasos e golpistas como o VPR

    Esse é um sujeito desprezível, que faz o Altíssimo se lamentar todos os dias por ver sua criação ser este agente das Trevas 

  • E pensar que deixamos essa

    E pensar que deixamos essa gente se apropriar do discurso anti-corrupção e da bandeira do Brasil.

  • Nassif somos (maioria)um povo
    Nassif somos (maioria)um povo sem noção,mas através dos blogs independentes começamos a nos conscientizar/conhecer o mundo real e não global (plim/plim) informação é poder e isto está sendo aplicado aqui no ggn,os blogs evoluíram muito com suas pautas próprias e assuntos cirúrgicos/eficazes/estratégicos como este, o desafio é a ação pós leitura,eu como legítimo representante do povão estou começando conseguir organizar meus pensamentos e acredito q posteriormente minhas ações melhorarão,tenho mais questões a expor,mas por hora encerro aqui para não me alongar muito,vaaleu !!!

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

14 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago