A ação política de procuradores pró-impeachment

Ainda haverá uma nova enxurrada política este mês, tentando reavivar o fantasma do impeachment, antes que o país recobre a normalidade política e a disputa governo oposição volte ao trilho das críticas e propostas.

A estratégia é conhecida.

De um lado, delegados e procuradores criam fatos políticos novos, através de novas ações, novas denúncias ou vazamentos. A imprensa ecoa. A parceria visa recriar o clima pró-impeachment com vistas às manifestações marcadas para inicio de março.

***

Os dois focos principais dessa parceria oposição-procuradores são a Lava Jato e o Ministério Público Federal do Distrito Federal. Durante a julgamento do “mensalão”, como se recorda, entre outros feitos o MPF do Distrito Federal valeu-se do álibi de uma denúncia anônima para rastrear até os telefones do Palácio do Planalto.

Do lado da Lava Jato, o aquecimento atual são as notícias sobre o o tal tríplex de Guarujá e o sítio de Atibaia.

De Brasília, os procuradores agitaram a questão da Medida Provisória da indústria automobilística, uma prorrogação de prazo de outra MP, dos tempos de Fernando Henrique Cardoso, que contou com o endosso de todos os partidos políticos no Congresso.

Gastou-se esforço, recursos e tempo em uma clara mudança de foco, deixando para segundo plano o ponto central das denúncias, a corrupção no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

***

A próxima ofensiva será sobre a licitação FX, na qual o governo optou pela sueca Saab-Scania, em detrimento da Dassault francesa e do F-18 norte-americano. Depois disso, provavelmente farão denúncias sobre a compra de submarinos, sobre acordos comerciais, sobre o Plano Brasil Maior, sobre o Bolsa Família, sobre a compra de flores pelo Palácio em uma lista infindável destinada a congestionar o debate político.

Pouco importa se o processo FX foi tratado pelas Três Armas, se a própria Força Aérea Brasileira havia optado pelos suecos. A exemplo da Medida Provisória, quem propõe a ação não visa resultados jurídicos, mas políticos.

***

De representação em representação, de processo em processo vai-se ampliando a interferência do Ministério Público no jogo político, através da ação individual de procuradores militantes ou meramente exibicionistas.

Não se trata de uma ação de poder. Institucionalmente, desde a Constituição de 1988 o Ministério Público Federal foi responsável por grandes avanços civilizatórios, ajudando a concretizar princípios delineados na Carta Magna. Medidas relevantes em favor das minorias, dos direitos sociais, dos direitos humanos, contra a corrupção, em todos esses avanços identifica-se a ação institucional do MPF.

Mas em que pese a respeitabilidade de muitos de seus membros, não logrou impedir a ação aventureira de jovens procuradores, a partir do momento que a Lava Jato ganhou protagonismo político e que a cúpula do MPF passou a aceitar passivamente a parceria procuradores-mídia.

As prerrogativas dos procuradores acabaram sendo utilizadas para ingressarem de cabeça no jogo político.

***

Trata-se de questão delicada para a própria independência futura do Ministério Público. Não é possível a qualquer democracia conviver com tal nível de interferência política, de facciosismo, que vai muito além da apuração da corrupção.

Mais cedo ou mais tarde, o MPF e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) terão que encarar essa questão, antes que o tema seja apropriado por seus adversários.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • " como se recorda, entre

    " como se recorda, entre outros feitos o MPF do Distrito Federal valeu-se do álibi de uma denúncia anônima para rastrear até os telefones do Palácio do Planalto"

    Lembro disso como um dos maiores absurdos da história republicana....

    O procurador pediu a interceptação com base em coordenada geográfica, e nao com base em número telefonico. E a tal cooredenada era, coincidentemente, a do Palácio do Planalto...

    DUVIDE-O-DÓ QUE ESSES PROCURADORES MAURICINHOS ALMOFADINHAS FARIAM ISSO NOS TEMPOS DE COSTA E SILVA E DE SALAZAR.....

    MAAAASSSSS....

    BATER EM PETISTA BUNDÃO COVARDÃO É FÁCIL.....

    ENTÃO RECEBAM!!!! 

  • parabéns, nassif, pelo


    parabéns, nassif, pelo excelente post.

    além da ótima análise e  um  alerta funsamental  a todos,

    priincipalmente ao próprio mpf, que terá de repensar essa espúria

    interferencia política.

    o curioso,e até ironico,  é que poderá ser uma vitória de pirro

    essa do mpf, uma vez que se mudar o poder político, o governo,

    e entrar um tucano,,por exemplo, a tendencia é que se retire

    essa independencia do mpf...

    quer dizer, na verdade,  alguns que agem politicamente hoje serão calados amanhã

    pelos amiguinhos do conluio de hoje.......

    aí será tarde para chiarem......

  • Eles querem dominar o país.

    Eles querem dominar o país. Não há por que se acreditar mais que eles desejariam entregar o país à oposição. Eles também odeiam a oposição e tentarão destruí-la na hora certa. O que eles querem de verdade é impedir que o país possa ser governado por qualquer força política nacional. Eles querem atrasar o desenvolvimento do país o quanto possam, e impedir que o país construa uma defesa militar adequada a sua importância. Por último, a longo prazo, eles querem a destruição da unidade nacional e a entrega de cada fonte de recurso à exploração internacional.

    • Ou enfraquecer o país

      Eles, incluindo o fascista Homem de Preto da Vara de Guantánamo, a imprensa mafiosa do PIG e partidos golpistas como PSDB, DEM, PPS e SDD, tem como objetivo desestruturar a economia brasileira e submeter a nossa soberania ao capital estrangeiro.

      Muitos procuradores do MPF e MPEs querem se autopromoverem e acabam participando do mesmo jogo fascista desempenhado pelas pessoas e organizações criminosas citadas no primeiro parágrafo.

  • Delegado ouve Lula como

    Delegado ouve Lula como testemunha....Procurador não sabe o motivo pelo qual Lula foi ouvido....Delegado abre inquérito paralelo e põe Lula como investigado....Moro de butuca esperando para dar o bote.....Globo exige prisão de Lula...

    Quem tem mais poder nessa Casa de Mãe Joana?????? Tem hora que penso que que a PF, um simples delegado, tem mais poder do que o Ministro da Justiça....vejo tragédia no horizonte....

  • Nassif,
    O que o MP e a PF

    Nassif,

    O que o MP e a PF junto com o judiciário tem feito ao Brasil é caso de lesa pátria...simples assim.

     

    Enquanto este blog que já foi espaço de construção e pensamento do Brasil tergiversar sobre isso, perderá mais e mais o interesse do leitores.

    abs!

  • o   pior é que o mpf que

    o   pior é que o mpf que hioje combate  o gpverno popular,

    amanhã poderá ser iguaklzinho ao mpf de são paulo,

    que se omite sempre em relação à corrupção  tucano-alquimista.

     

    então sofrerá ujm retrocesso de anos...

    • Já é,

      tanto que não se fala em investigar o "mais chato" cobrador de propina, o Aécioporto Neves, muito menos a mega ladroagem de 100 milhões de dólares em um único negócio da era FHC!

  • MPF, PF e Judiciário estão

    MPF, PF e Judiciário estão claramente jogando contra o país...

    Querem a saída do PT e a interdição de Lula a todo custo, nem que para isso desmontem o país inteiro e  o regridam ao pós Vargas.

    Simples assim.

    Quem não denunciar este conluio regressista, comete erro gravíssimo!

  • Claramente um confronto de

    Claramente um confronto de classes...MPF, PF, MP/SP, Mídia, Banqueiros, Congresso liberal corrupto e regressista, PSDB, PMDB, PPS e ala corrupta do PT, todos juntos, lutando contra o nascimento de um país que se vier a se concretizar, engolirá todos eles....

    • Conluio

      Perfeita análise! O duro é ver a covardia e omissão dos bons e daqueles que deveriam cumprir o seu dever sem partidarização criminosa como estamos vendo. Você não vê nenhuma ação concreta, especialmente de autoridades do MP, PF e STF para impedir esta gangue citada lograr êxito nesta sabotagem e quebra do regime democrático.

  • A CASTA ULTRACONSEVADORA

    A politização da justiça e a judicialização da política são dois movimentos do mesmo pêndulo golpista, embalado pela casta ultraconservadora judicial ( judiciário, MP, PF).

    Que assedia o o aparelho de Estado constantemente,  a serviço do poder econômico hegemônico - leia-se grandes corporações/zelotes, etc...) e numa relação simbiótica pratica a promiscuidade explicita entre o público e o privado. Se apoderando dos bens e direitos dos cidadãos comuns e, socializando o ônus decorrente de sua sustentação.

    São instrumentos do poder maior, a elite branca.

    A inércia socil é o caldo de cultura, onde se fermenta e se reproduz a desigualdade e este capitalismo selvagem.

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago