A crise política e a Tríplice Aliança

A crise política atual é uma crise de poder da Presidência da República. É lá que se cria o vácuo político. Vários grupos tentam prevalecer-se desse vácuo para ampliar seu poder e influência no país. E, nesse jogo oportunista, acabam se constituindo em fatores de desestabilização política.

***

O principal fator de desestabilização reside na aliança pontual – e precária – de três grupos principais: o Ministério Público Federal, os grupos de mídia e a geleia geral representada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, na qual se misturam evangélicos, baixo clero, interesses econômicos obscuros entre suspeitas mais graves.

***

No primeiro momento, há quase um triângulo em que a hipotenusa são os grupos de mídia e os catetos o MPF e o grupo de Cunha. Ao mesmo tempo, o MPF investiga Cunha, o que aumenta a confusão e a instabilidade da tríplice aliança.

***

A recente visita do procurador Deltan Dallagnol à Folha e o prêmio de O Globo recebido pelo juiz Sérgio Moro são a parte mais visível e menos importante dessa parceria. O MPF e o juiz Moro conseguiram midiatizar o julgamento da Lava Jato e, com isso, se impor sobre o Judiciário e sobre as restrições constitucionais ao seu trabalho.

É sintomática a maneira como levaram o caso José Dirceu para esse campo. O procurador diz que Dirceu recebeu pagamento de empreiteiras da Lava Jato. Dirceu mostra que houve trabalho de consultoria visando abrir mercado em países onde mantém relacionamento político. As empreiteiras confirmam. Ai o procurador diz que, de fato, o trabalho ocorreu, mas o pagamento foi descontado da propina do PT.

A informação não está em nenhum prova ou mesmo em delação premiada. Um dos prisioneiros comentou com um dos procuradores. Simples assim. Quem necessita de Código Penal tendo a chance de fazer justiça com as próprias mãos e as próprias manchetes?

***

A mídia dá respaldo a essas arbitrariedades, da mesma maneira que puxou o tapete do MPF quando o alvo foi Daniel Dantas, da Operação Satiagraha, ou a Camargo Correia, da Operação Castelo de Areia. Aliás, na consultoria internacional de Dirceu não há nenhuma explicação para o contrato com uma empresa do grupo de Nizan Guanaes.

A pauta está com a mídia e será tirada sempre que ela quiser. Os procuradores e o juiz Moro sabem disso, mas aproveitam o momento para manobras oportunistas.

***

Por sua vez, Eduardo Cunha aproveitou o vácuo para avançar firmemente sobre a estrutura de poder. Como atrapalha Dilma, recebe blindagem dos grupos de mídia. E aí o jogo fica curioso.

Numa ponta, o MPF investiga Cunha; na outra, a mídia blinda, escondendo sua biografia da forma mais canhestra possível – já que não existe político mais notório que Cunha.

Acontece que Cunha representa, também, os grupos evangélicos, que cada vez mais se apresentam como força política e midiática – a maior ameaça ao predomínio da Globo vem dos canais evangélicos e a maior ameaça às democracias têm sido de grupos religiosos que resolvem militar na política.

Em algum ponto do futuro, a parceria deixará de interessar ao establishment da mídia. Aí trará à tona a extensa capivara de Cunha e o MPF dará o golpe final.

***

Resta saber qual o grau de influência que cada grupo acumularáæ até a implosão da Santa Aliança.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O Moro mandou para a

    O Moro mandou para a penitenciária alguns presos com a desculpa de falta de estrutura e ficou com os presos da alcaguetacao premiada,  isto é,  criou a prisão de primeira e segunda classe, ou seja, quem se sentir psicologicamente pressionado convivendo com os criminosos, pode voltar para a primeira classe "se resolver" alcaguetar, não é isso?

    • Ridículo

      Na defesa das teorias conspiratórios as pessoas, via de regra, se expoem ao ridículo para corroborar suas teorias.

      o Almada, que entregou o Vaccari, também foi transferido para a penitenciária. Não mereceria ele um tratamento "de luxo"  pelos bons serviços prestados ???

    • Zé Carosso é chantagista.

      Segundo informações da cocheira do planalto, Zé Carosso mantém a Dilma refém, ameaçando envolve-la no caixa dois de campanha.

    • Na hora que eu li

      que o delator da UTC , parece que o único que falou alguma coisa do Dirceu ficou no prédio da pf em Curitiba , pensei a mesma coisa. Essa inverstigação está sendo manipulada na cara dura.

  • Ou seja: vale tudo para tirar

    Ou seja: vale tudo para tirar a Dilma do poder, se aliar à baixeza moral, ou à afronta legal descarada; quanto ao juíz se ompor ao judiciario é meio estranho, há instancias superiores e se tambem ficarem inertes que se apele para organismos internacionais.

  • Exceção ?
    "O Estado de Exceção é uma situação temporária de restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo."

    Ninguém decretou, logo de Direito não vige, no entanto, de fato o que temos aqui?

    Começo a me preocupar com as liberdades individuais, com privacidade, com os rumos que as coisas estão tomando fora mesmo do âmbito das operações, investigações, escaramuças. ..

    Há dois comentários no post do Diogo (excelente) se não me falha a memória, que comemoram a reação do dia 15 como uma prova de pujante democracia que estaríamos vivendo. A tese é interessante apesar de ir contra minha visão muito particular dos acontecimentos.

    Lendo o que você nos traz aqui, como alimentar esta esperança? Não há quem controle a Mídia - fazem o que se lhes dá. Não há controle sobre o Sr. Eduardo Cunha - ele é útil, não é a hora de descartá-lo. Não há controle sobre o Judiciário - que agora legisla e age como se nada acima houvera: nem a CF.

    Quando finalmente o ínclito parlamentar for descartado, terá sido por já termos perdido os anéis com os dedos?

  • Argumento interessanre

    A linha argumentativa do texto do Nassif é interessante (tende a consistência factual), entretanto às analogias são estrepitosas.... ahhh quanta falta faz aos jornalistas o domínio do raciocínio calcado na lógica, seja formal ou dialética. 

    • Então que confusão

      O ditado diz que na briga de dois o terceiro leva vantagem, mas agora temos o quarto. Embolou o meio de campo.

      Na verdade esta aporia do governo favorece a quem comanda das sombras, com sussuros sibilantes e aleivosias salaciosas.

      Vivemos em tempos interessantes.

      • Os representantes estão

        Os representantes estão ativos e animados: encontram espaço, encontram e arregimentam por sintonia sua infantaria. Para vencê-los, só a Luz.

  • Qual é o preço de Dilma?

    Dilma já era, Só não vale a pena descartá-la agora  porque ela e seus acólitos poderão criar uma barreira à candidatura Lula nas próximas eleições.  Lula voltará e consertará o erro que cometei ao indicar a dilma como sua   candidata.   A mala sem alça será lembrada com o mesmo fervor que se lembra do presidente collor  e a casa da Dilma, quer dizer da casa da Dinha.

    • Impeachement

      Será que o impeachement não seria uma boa saida ao PT? Com o impeachement ou forçando a renuncia de dilma, o PT ao mesmo tempo se livra dela e ganha um discurso vitimista contra a midia, as classes dominantes, pig, etc, etc,,, que vai alimentar a militancia petista que esta muito desanimada. Se livraria de dilma, daria um discurso a militancia (que afinal aceita qualquer coisa, são irracionais) e torceria para a economia continuar mal.

      O PMDB iria adorar o impeachement, tomaria o poder imediatamente agora, visto que de fato já governa. O risco do PMDB é a economia continuar indo pro buraco e não apresentar melhora antes de 2018. Neste caso correria o risco de perder as eleições para Lula (seria franco favorito) e, muito improvavelmente, para o psdb (que não consegue nem definir um candidato que una o partido).

      Ao PSDB resta torcer pelo sangramento lento e gradual do PT. Quanto mais o PT sangrar melhor para o PSDB.  Melhor ainda se arrastar o "aliado" PMDB junto. Impeachement? Jamais. Entregaria o poder ao PMDB e daria uma chance ao PT em 2018 de voltar forte com Lula em caso de economia fraca. Se a economia melhorar, o PMDB leva com folga em 2018.

       

       

       

        • Sou contra

          Sou contra o impeachement.

          A menos que apareçam provas contundentes contra dilma. O que não é improvável ou alguem acredita que ela esta inocente nisso?

          Meu palpite foi apenas politico. Entendo que o que o PDMB quer é que o discurso do impeachement continue ai nas ruas para forçar a renuncia de dilma. Ao PMDB interessa a saida de dilma. Eles assumirão o risco de ter que levantar a economia.

          Ao PSDB não interessa a saida de dilma, afinal, não faria sentido algum entregar agora o poder ao PMDB. 

          Ao PT a saida (renuncia ou impeachement, tanto faz) pode ser uma boa saida caso a economia não melhore. O partido esta sangrando em praça publica e só a melhora na economia pode ajuda-los, mas para isso precisarão do PMDB. Por que o PMDB ajudaria o PT? Obvio que eles querem o poder e acharam o momento certo para atacar.

          A questão é politica não constitucional. A constituição preve o impeachement. Estranho os petistas esquecerem disso. Ontem estavam pedindo o impeachement do hoje aliado Collor forçando-o a renuncia. 

          A vida dá voltas e, parece que a politica tambem.

           

           

        • Sou contra

          Sou contra o impeachement.

          A menos que apareçam provas contundentes contra dilma. O que não é improvável ou alguem acredita que ela esta inocente nisso?

          Meu palpite foi apenas politico. Entendo que o que o PDMB quer é que o discurso do impeachement continue ai nas ruas para forçar a renuncia de dilma. Ao PMDB interessa a saida de dilma. Eles assumirão o risco de ter que levantar a economia.

          Ao PSDB não interessa a saida de dilma, afinal, não faria sentido algum entregar agora o poder ao PMDB. 

          Ao PT a saida (renuncia ou impeachement, tanto faz) pode ser uma boa saida caso a economia não melhore. O partido esta sangrando em praça publica e só a melhora na economia pode ajuda-los, mas para isso precisarão do PMDB. Por que o PMDB ajudaria o PT? Obvio que eles querem o poder e acharam o momento certo para atacar.

          A questão é politica não constitucional. A constituição preve o impeachement. Estranho os petistas esquecerem disso. Ontem estavam pedindo o impeachement do hoje aliado Collor forçando-o a renuncia. 

          A vida dá voltas e, parece que a politica tambem.

           

           

        • Sou contra

          Sou contra o impeachement.

          A menos que apareçam provas contundentes contra dilma. O que não é improvável ou alguem acredita que ela esta inocente nisso?

          Meu palpite foi apenas politico. Entendo que o que o PDMB quer é que o discurso do impeachement continue ai nas ruas para forçar a renuncia de dilma. Ao PMDB interessa a saida de dilma. Eles assumirão o risco de ter que levantar a economia.

          Ao PSDB não interessa a saida de dilma, afinal, não faria sentido algum entregar agora o poder ao PMDB. 

          Ao PT a saida (renuncia ou impeachement, tanto faz) pode ser uma boa saida caso a economia não melhore. O partido esta sangrando em praça publica e só a melhora na economia pode ajuda-los, mas para isso precisarão do PMDB. Por que o PMDB ajudaria o PT? Obvio que eles querem o poder e acharam o momento certo para atacar.

          A questão é politica não constitucional. A constituição preve o impeachement. Estranho os petistas esquecerem disso. Ontem estavam pedindo o impeachement do hoje aliado Collor forçando-o a renuncia. 

          A vida dá voltas e, parece que a politica tambem.

           

           

          • Marcio100
            Voce acredita nas

            Marcio100

            Voce acredita nas sandices que escreveu. Rapaz o collor não renunciou não. E depois, quem elegeu e quem derrubou o collor foi a toda poderosa. Lembra que até debate eles editaram? de que mundo voce veio?

  • Triplice aliança

    Olá, de fato há interesses que querem desestabilizar o governo federal. Mas, te pergunto há corrupção na petrobrás, o pt está envolvido? Estamos vivendo uma ilusão manipulados pela mídia, ministério público? SErá que os juízes não estão se utilizando da mídia para que os fatos denunciados não sejam jogados pra baixo do tapete, como na época do engavetador geral da república? E a presidenta não está demonstrando fraqueza? Na minha opinião o PT passou dos limites ao querer se perpetuar no poder pelo poder. Votei no Lula, lamento o mensalão, lamento o que está acontecendo na Petrobrás, Não confio nos políticos que ai estão. Defendo a separação do Estado e da Igreja. Peço a gentileza que separem os evangélicos, muitos não vêem nos deputados "da bancada evangélica" como seus representantes. Eu não votei em nenhum. Deus abençoe o seu dia.

    Waldemar Garcia Carvalho Jr.

  • Meus amigos, não se enganem,

    Meus amigos, não se enganem, não cabe mais nenhum engano, o nome disso é Golpe com "G" maiúsculo, os maiores não mandam mais, mas sim quem a mídia designar e ungir para mando. O Estado de Direito já foi para o brejo há tempos, a tradição jurídica do país está despedaçada na lata do lixo e o Congresso está completamente dominado. Resta saber se a central do golpe está no Brasil ou se aqui estão apenas departamentos executivos estanques que não sabem dos próximos passos uns dos outros.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago