A opinião de Paes de Barros sobre Dilma

Ricardo Paes de Barros tornou-se o maior especialista brasileiro em políticas sociais bem antes do governo Lula. Economista do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) era o principal nome do “focalismo”, uma linha que pretende estudar estatisticamente a miséria, a fim de focalizar os esforços nos segmentos mais vulneráveis.

Não era poupado pelos chamados desenvolvimentistas que julgavam que os “focalistas” ou estigmatizariam grupos, ao segregar os pobres entre os pobres, ou impediriam as políticas sociais universalistas.

Com a falta de vontade do governo FHC em implementar políticas sociais abrangentes, coube a Paes de Barros exercitar seu conhecimento em consultoria para pequenos países da América Central.

***

Quando assumiu o Bolsa Família, Patrus Ananias nem quis saber dessas quizílias acadêmicas. Convocou Paes de Barros para se juntar ao grupo. Nasceu dessa junção um programa que se tornou referência mundial.

Paes de Barros continuou sendo um ícone do liberalismo. A ponto do Insper tirá-lo do serviço público e contratá-lo para ser seu professor.

Ontem, Paes de Barros foi o entrevistado do Brasilianas, o programa que apresento na TV Brasil. Explicou o Bolsa Família, discorreu sobre questões sociais, enfatizou os princípios básicos de uma democracia social, de permitir a todos igualdade no começo da partida, acesso às mesmas escolas e universidades, os pobres não pagando e os ricos pagando.

***

Até que a conversa transbordou para o governo Dilma Rousseff.

Indaguei do Brasil Sem Miséria, o programa destinado a se transformar na vitrine social de Dilma. Na opinião de Paes de Barros trata-se de um dos mais avançados programas sociais já implementados.

O programa visou alcançar os bolsões de miséria, localizados nos cafundós do país, da Amazônia aos pampas. Localizados esses grupos recebem o Bolsa Família como ponto de partida. Mais que isso, montou-se uma comissão interministerial destinada a prover os desassistidos do Brasil sem Miséria de todos os instrumentos de cidadania, dos documentos a cursos profissionalizantes.

Sobre esses grupos atua o Ministério da Educação com o Pronatec, o do Desenvolvimento Social com o financiamento à agricultura familiar, a Embrapa ajudando no treinamento agrícola, o Banco do Brasil entrando com o Pronaf (Programa de Financiamento da Agricultura Familiar), a Agricultura adquirindo a produção para merenda escolar, o de Minas e Energia garantindo Luz Para Todos..

É um desenho inédito que teve a inspiração e o comando de Dilma Rousseff, ancorada em políticas sociais desenvolvidas no período Lula.

***

Seu depoimento é relevante para colocar alguns pingos nos iis.

O início do primeiro governo Dilma foi exemplar, passando a sensação de que Lula havia acertado na escolha. Houve programas bem desenhados e tocados, como o próprio Brasil sem Miséria, o Fies, de financiamento escolar, o Ciência Sem Fronteira, os programas de Ciências e Tecnologia, como a Embrapii.

Havia foco e ousadia.

***

A perda de rumo ocorreu depois, quando a crise internacional passou a derrubar a atividade econômica e Dilma foi na conversa de Alexandre Tombini, o presidente do Banco Central, de que era imprescindível elevar os juros devido à iminente elevação dos juros norte-americanos, um cenário que até hoje não se concretizou.

Foi como uma onda que balança o navio e deixa o comandante atordoado. Quando sinalizou a elevação de juros, interrompeu abruptamente toda a reciclagem da poupança que começava a se direcionar para investimentos de longo prazo. Houve um refluxo da atividade interna levando a presidente à sucessão de medidas desastrosas que acabaram explodindo em 2015.

Que não se generalize, portanto. Os dois primeiros anos mostraram uma Dilma que poderia ter acontecido.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Os momentos do governo Dilma

    O primeiro governo Dilma parecia que levaria o Brasil para outro patamar politico. Mas além das pressões econômicas, a presidencia foi perdendo velocidade na avalanche que foi a operação Lava Jato e seu uso instrumentalizado pela oposição macunaimica de Aécio e da imprensa.

    Ha dois momentos bem visiveis do governo Dilma, mesmo três. O primeiro ano, entre anuncios de programas sociais e as defenestrações de ministros. Os dois anos seguintes de uma liderança mais firme e a preparação para a Copa, com concessões para portos e aerportos, ete. E enfim os dois ultimos anos, nos quais o ativismo judiciario e a crise politica criada pelo PSDB e fomentada no seio do governo pelo PMDB (a traição de Temer começa bem mais cedo), levaram o governo a essa sensação de paralisação.

    Agora teremos o ano do impeachment e a tentativa sob todas as formas de tirar a presidente do poder. Apesar do banho frio do STF, eles não desistirão. Ou pelo menos de arrastar o governo a uma paralisação politica-econômica o mais longe possivel.

  • Trocando em miúdos

    O governo Dilma foi para o ralo quando começou a aumentar os juros e provavelmente vai terminar o governo mais impopular do que o fhc. O pior de tudo isso é: ganhe quem ganhar as eleições presidenciais, governo ou oposição, os juros no brasil sempre serão pornográfios. No último boletin focus do banco central já mostrou ao mercado que vai elevar os juros. Então, como o comércio, a indústria, os setores produtivos irão confiar num governo que simplesmente os traiu no meio do caminho na maior cara dura? Sem chances. Votei nela. Se a eleição fosse hoje, votaria nela sim, não porque gosto dela, mas por pura falta de opção, pois sei que se a turma dos tucanos  voltam para a esplanada, a coisa seria bem pior. Muito pior. Agora, se o pt quiser alguma coisa ainda com as próximas eleições, ou começa ontem ou não vai sequer chegar em terceiro lugar. O povo não esquece traição tão facilmente, e pode ter certeza, a campanha presidencial do psdb já está pronta. Vai mostrar todas as falas da Dilma dizendo que não haveria aumento de impostos, aumento da inflação, aumento de juros, aumento de tarifas públicas, arrocho salarial  e etc.E mais, vai mostrar ela acusando todos os outros candidatos que caso algum deles ganhassem, eles é que fariam isso: ou seja, vai quebrar o pt no meio. O pt vai argumentar o que? que é intriga da oposição? midia golpista? que não sabia? Esses três anos vão demorar muito a passar

  • Bacana Nassif
    Só faltou o senhor incluir Junho de 2013 nessa perda de rumo. Dilma estava enfrentando a banca nacional/Internacional, e de repente, num surto psicótico coletivo, o Brasil quase virá a Ucrânia.

  • O grande mistério dos juros

    Para mim, esse é o grande mistério do governo Dilma. Pensei que iríamos vencer essa negociata indecente dos juros brasileiros e de repente virou. Acho que a ameaça dos juros americanos explica em parte, mas parece-me pouco para bancar a reviravolta.

  • Um dos erros de Dilma foi o desenvolvimentismo

    As políticas sociais e a postura do PT com relação aos direitos civis não precisam de retoques, são excelentes. Já em termos de economia e administração pública o PT é arcaico (isso sem querer entrar na questão acerca da inépcia da presidente na articulação política). No mais, a questão dos juros é complicada. Passamos mais de uma década fomentando o consumo sem que o governo se preocupasse em dar condições de produtividade à economia. Ao invés de realizar reformas na burocracia, a tributária, etc., o governo foi pelo caminho fácil de privilégios e subsídios aos amigos do rei. Resultado, alta demanda e oferta pouco produtiva? Inflação. Não é questão apenas dos juros dos EUA. Por isso uma pergunta ao Nassif, que é crucial para o nosso momento: uma vez que o governo foi relapso para fomentar o ganho de produtividade e competitividade da economia brasileira - algo que amorteceria a inflação galopante em que estamos - que fazer para conter a inflação? Como o governo gasta mais na própria máquina que em investimentos, devido a sua completa aversão a reformas, qual outra ferramenta temos senão os juros? Voltar à hiper inflação da década de 80 não pode ser uma opção, óbvio...

  • Dúvidas

    Eu também tenho dúvidas se toda a culpa deve recair sobre Dilma. O Estado, e as ações de governo, não ficam soltas no ar. Se a elevação dos juros nos EUA era mais especulação do que realidade, como de fato se comprovou, havia meios de voltar atrás. A perda de rumo tem certamente alguma a ver com as mudanças estruturais pelas quais passou a economia do país nos últimos anos, notadamente a afirmação de uma forma rentista de acumulação, consagrada pela dobradinha juros estratosféricos/câmbio valorizado. Isso abateu as taxas de lucro no setor produtivo e, por extenção, o chamado "espírito animal" dos empresários. Eis porque a militância desse setor contra os aumentos reais dos salários do operariado a certa altura tornou-se muito mais importante do que a crítica aos desvios rentistas da política econômica (cujas origens remonta ao Palno Real, sabemos). A gota d'água parece ter sido a retirada de apoio ao projeto de modernização das infra-estruturas de Dilma, que vinha acompanhado com a (justa, diga-se) pretensão de regular as taxas de lucros dos investimentos no setor. Resumo da opera: no lugar de buscar culpados, o melhor a fazer seria tatear as causas objetivas, de fundo, dos problemas que nos cercam. 

  • O Lula manteve as taxas de
    O Lula manteve as taxas de juros altissimas durante a melhor fase dos últimos 40 anos para sua redução.

    O finado Alencar cansou de gritar sobre isto.

    O ex-presidente ria, brincava e a blogosfera ufanista - você inclusive - escrevia um texto criticando ao passo que publicava 10 deslumbrados.

    Enfim, o que seria do Lula se assumisse no lugar da Dilma?

    Tão ruim quanto ou pior.

    • Critica que todos fazem é fácil. Falta fim e alternativa

       

      Chico O Cavalo Manso (quarta-feira, 30/12/2015 às 10:09),

      Um texto assim como o seu pode ser escrito por uma criança, por um mortal comum ou por um gênio. Independentemente de quem o escreveu, o texto fica vazio se não deixa transparecer a intenção e a finalidade de tal modo a que se possa depreender o interesse que o autor do texto representa, e quando o texto é crítico de uma determinada realidade ou situação, é preciso que o texto apresente a alternativa que o seu autor defende.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 04/01/2016

  • Acabaram explodindo em 2015
    Acabaram explodindo em 2015 pq a presidente, muito esperta, segurou preços, gastou muito e desonerou muito em 2013, em 2014 deu uma pedalada gigantesca pra ganhar a eleição. E em 2015 tentou sanar as manobras da gestão passada.

    • O economista!

      Acho que o 'fabio da silva2' deve dar umas aulas ao entrevistado! Afinal o 'fabio da silva2' é um renomado economista do..., da...! O fabio de onde tu és mesmo?!

      • Amigo Zenio

        Caro amigo Zenio, me diga por favor onde Fabio errou em seu comentário? os preços não foram seguros por muito tempo? Não houve aumento do gasto público? Segundo Ministro Jaques Wagner foram as maiores pedaladas já feitas em questão de valores...leia antes.

      • E você acha que não né,
        E você acha que não né, Tolinho?

        São mestres do cálculo eleitoral.

        É no que o PT se transformou.

  • Falta de Patriotismo e Vergonha

    O que falta para os governantes Brasileiros e Falta de Patriotismo e vergonha, Os programas sociais são uma necessidade de urgência momentânea e não servir para sempre, o cidadãao tem que saber que vai usar por um período. E os governantes tem que ter uma política de fiscalização para somente os necessitados usarem e não os afilhados de políticos se beneficiarem tanto monetáriamente como politicamente. A crise no Brasil começou quando o Ministro Mantega mentia ao dizer que a inflação estava sob controle, que o PIB do Brasil ia crescer 3%, que o  desemprego ia ser 0%, que a Petrobrás ia financiar os estados, que tinha dinheiro para educação, saúde e segurança. Se o Brasil fosse um PAÍS honesto o ex-Ministro Mantega ia ser processado por enganar o POVO ou Ele ia dizer quem o mandou mentir.

  • Virtude apenas é insuficiente

    Virtude apenas é insuficiente para governar; sozinhas, as leis não se põem em prática.

    Mencius - filósofo chinês

    Pois é.Só que se ela não cumprir o dever de exercer o Poder Executivo esse projeto de inclusão social e combate a pobreza não terá continuidade. A presidente tem que enfrentar e combater os excessos da república do paraná, que atrelado a grande imprensa, só criminaliza um grupo político.

    Para se preservar, o governo da presidente Dilma tem permitido que a Policia Federal se transforme em polícia política que acusa, prende e criminaliza pessoas inocentes e protege corruptos.  

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago