Categories: Política

A perda de rumo de Serra

Por weden

Pois é Nassif,

A Folha e a Veja vão jogando Serra numa sinuca.

Vamos chamar isso de “A opção mercadológica de Serra”

Vislumbro problemas muito sérios para José Serra se ele insistir em se apoiar neste jornalismo de alcova. E, para falar a verdade, nem sei se há mais retorno. Esta iniciativa ventríloqua de usar Jarbas Vasconcelos, o amigo de Orestes Quércia, para fazer a já tão saturada campanha moralista mostra a grande desorientação em que se encontra José Serra neste momento.

Definitivamente a revista Veja e Folha de São Paulo não são boas companhias para ele. Mas parece que ele, Serra, não percebeu o risco que corre.A desenvoltura com que Lula assumiu sozinho as bandeiras das esquerdas, e ainda de lambuja conduziu o país sob uma perspectiva liberal, na economia, deixou a oposição em maus lençóis.

Ela não é reconhecida sequer como algo a ser levado a sério pelo espectro de esquerda. Pergunte a um esquerdista se ele gosta de Lula e ele poderá até fazer duras críticas ao presidente petista. Mas pergunte depois se ele compactua com os oposicionistas e ele o responderá mal e ofendido.

Mas estamos falando de uma oposição pouco hábil, moralista, preconceituosa, com um histórico ruim.

Esperava-se de José Serra que fosse um político um pouco mais habilidoso. Sobressaísse entre os seus pares.

Alguém que pudesse ir gradativamente sinalizando um diálogo com as esquerdas – o que não o impediria, evidentemente, de ser o candidato das direitas (o plural é o reconhecimento da heterogeneidade das abas ideológicas).

Mas não. Serra teme perder o apoio de um lado, se avançar o sinal. Está refém do que existe de mais reacionário no país. Em vez de transitar entre as faixas progressistas das duas “asas” ideológicas, prefere apoiar lançamentos de livros de neocons, fazer política de alcova com o suporte da Folha e da Veja, destruir seus últimos laços com todo o progressivismo do país.

Eis a sinuca: Aécio já percebeu a estupidez do governador paulista. È nesta zona cinza entre Dilma e Serra, que ele está buscando o seu nicho.

Conseguiu praticamente a garantia de realização das prévias (negar a ele este direito seria jogar Minas inteira contra Serra) e agora como um amigo-urso convida o correligionário a andar pelo país. Serra não pode dizer que sim. Nem pode dizer que não.

Não pode negar, porque isto mostraria arrogância ou temor – qualidades absolutamente negativas em alguém que quer ser presidente. Não pode dizer que sim, porque simplesmente assumiria, ironicamente, o papel de cabo eleitoral de Aécio (o governador mineiro pegaria caronas na projeção midiática da caravana serrista).

Mas o maior risco de Serra está justamente naquilo que ele tem de maior: o apoio funesto das tendências neocons da Folha e da Veja. Estes dois veículos vivem reverberando teses reacionárias (o “Caso Ditabranda” foi a última estripulia folhesca). Ao mesmo tempo em que são identificados pelo público como serristas.

Daqui para frente, Aécio se mostrará um candidato mais à esquerda; não tanto quanto Dilma, evidentemente, mas será percebido como um candidato que nunca desdenhou do eleitor lulista – como o fizeram a Veja e a Folha – e nem abriu um hiato insuperável com aquela banda ideológica – como fazem diariamente a Folha e a Veja.

Serra fez muito mal em se apoiar em Veja e Folha – elas encontraram razões estúpidas, mas mercadológicas, no que fizeram: a opção pela murdoquização de um lado, a perda de leitores críticos para a web do outro.

Mas Serra não deveria ter caído nesta. Nem está sabendo jogar policamente – não me venham com objeções baseadas em pesquisas: isso se consome como algodão doce ao vento.

Mal assessorado, teimoso ou simplesmente medroso, ele não poderia ter feito (nem continuar fazendo) opções estritamente mercadológicas – quanto mais, estúpidas.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • José Serra não tem chance
    José Serra não tem chance alguma. Obviamente que a cidade de São Paulo, é execeção. José Serra parece um ator, que diante do humor da platéia, reage de uma maneira. Lança, seu "PAC", com direito a exclusiva em horário nobre, antes da entrevista coletiva. Ele inunda a população brasileira com propaganda da Sabesp, que ao meu ver, pessoas de outras cidades e estados, devem olhar com extremo asco. Seria como o Rio de Janeiro, enfiar propaganda goela à baixo dos paulistas, obviamente, não propaganda do turismo. Mas já pensou que se a companhia de água e esgoto do Rio, fizesse uma campanha publicitária nacional, e seu comandante fosse "pré-candidato" à presidência. Imagine o que os paulistas, mineiros, sulistas, nortistas, achariam?

    Além da mídia paulista, que no afã de colocar Serra como O administrador, preparado, etc.. Cometeu uma barriga tremenda ao noticiar que a proposta de mudança de regras para eleição do procurador-geral de Justiça do Estado, foi idéia do governador. O que o próprio procurador desmentiu, dizendo que somente ele poderia propor mudança, enfim. O governador Serra não teria competência para tal, porém propagou-se que José Serra foi o idealizador do projeto.

    "Fernando Grella esclareceu que o anteprojeto de lei complementar que trata da reforma político-institucional do Ministério Público não é uma proposta do governador José Serra (PSDB)"

    ""Nem seria possível tal propositura pelo governador, vez que as normas constitucionais reservam ao procurador-geral iniciativas desse gênero...""

  • Em São José do Rio Preto,
    Em São José do Rio Preto, estão construindo um Pronto Socorro, que estão chamando de hospital da Zona Norte, e já fazem dois meses que o governo do estado não repassa verba.

  • Me perdoe Nassif mas sua
    Me perdoe Nassif mas sua analise esta equivocada, você esta sendo bonzinho demais, o governador José Serra não foi impelido ou conduzido a esse comportamento, esse é o comportamento dele, faz parte da indole dele, ele não é moralista ou preconceituoso, não teria como ser diante dos aliados que tem! ele trabalha com o moralismo e proconceito dos eleitores, foi assim que ele enfrentou e derrotou seus adversários, ele joga no erro deles e tem na sua maquina de divulgação sua principal arma, o adversário erra e a midia repercute, ele não "mata" reputações ele manda matar.

    O elementos da midia que apoiam ele se comportam como funcionarios que trabalham com esgoto, mas fizeram isso durante tanto tempo que hoje se tornaram parte do esgoto, vendem moralismo sem acreditar no que falam, vide a ultima do Jabor que deve morrer de rir quando escuta a si mesmo! essas figuras são bastante pragmáticas afinal eles sabem com quem estão aliados, exemplo do pessoal da Veja que se aliou a Daniel Dantas, eles deve ter muita$ "identificaçõe$ ideologica$".

    O Jose Serra não tem como ser diferente, ou ele ganha assim ou perde assim, é como o conto do escorpião e da tartaruga, é da natureza dele ser assim, afinal ele conseguiu exitos eleitorais em SP sendo assim e a "conta" eleitoral é simples, SP é dele, o Nordeste é de quem oferecer mai$, aliais o PMDB é de quem oferecer mai$, só não pode aparecer um Aécio para complicar a conta!

  • Weden, esse seu post poderia
    Weden, esse seu post poderia trazer um outro post publicado por você tempos atrás sobre o somatório dos votos num segundo turno que mostravam a derrota do Serra. Se você reeditar o mesmo post atualizado com os percentuais da última pesquisa que aponto um crescimento da DIlma e queda do Serra, acho que veremos o Serra cada vez mais distante do Planalto.

    Aliás, até sugiro que aquele post sirva como template, somente se atualizando os percentuais a cada nova pesquisa.

  • Weden,às vêzes fico me
    Weden,às vêzes fico me perguntando se Serra no fim das contas não virou um conservador que aceita apoio político da direita reacionária por sinceridade. Conversão verdadeira mesmo. Afinal não se vê uma iniciativa de cunho ao menos social-democrata em qualquer um de seus governos recentes (municipal e estadual). Se você fôr comparar o modo como as iniciativas governamentais se desenvolvem,sejam no tipo de obras,na administração,no modelo de educação,seja o não combate ideológico a ultra-direita que o apoia,principalmente a que tem voz na grande imprensa (tem mais Opus Dei na imprensa que na sociedade,mas isso é outro assunto),etc.,você verá um governo no mínimo ao estilo Fleury ou até mais para Maluf mesmo. Já ouvi Lula e Maluf (êsse há muito tempo),dizerem que com a idade o conservadorismo político vai se instalando. Pois bem,Lula de socialista virou social-democrata ou até menos que isso,e Serra de social-democrata,virou direita pura que aceita o apoio do arco mais conservador e reacionário da polítca. Acho que a pergunta a se fazer,é quanto isso tem de escolha ideológica sincera e quanto tem de cálculo político.
    PS: Sõbre onde começou e terminou a escolha ideológica de Paulo Maluf,PREFIRO NÃO COMENTAR,rsrsrs.

  • A propósito de política, é
    A propósito de política, é muito interessante o Brasil visto de fora. Os preconceitos habituais estão geralmente ausentes. Claro que há outros.

    Mas, sugiro a interessante matéria "Lula é excepção á nova moda política na América do Sul", no Diário de Notícias de hoje.

  • Como é bom saber o que
    Como é bom saber o que realmente ocorre na política. Obrigado pela luz Nassif.
    Prefiro a Dilma mas Aécio é mil vezes melhor que Serra.

  • Estou tentanto várias vezes
    Estou tentanto várias vezes porque vem a mensagem que estou enviando comentários rápido demais. Favor desconsiderar se chegarem vários...

    Os textos de Josias ferem o respeito humano e a democracia, principalmente no que se refere ao questionamento da mulher Dilma. Parece coisa de criança mimada, só que é um homem adulto, jornalista de um grande veículo de comunicação.

    Ser contra idéias é uma coisa, ser contra pessoas é outra. Pelos comentários no blog de Josias vê-se que é a pessoa que está sendo atacada não as idéias dela.

    Perde a democracia, perde a sociedade com este ato irresponsável de um jornalista que deveria se ater ao exercício da sua profissão num veículo daquele porte, que AINDA tem audiência, leitores etc.

  • Desculpe-me a ignorância caro
    Desculpe-me a ignorância caro Weden, mas esclareça-me a tranquilidade da afirmação: "Esta iniciativa ventríloqua de usar Jarbas Vasconcelos". Você deve saber de coisas que nós pobres mortais desconhecemos.
    Em tempo, aqui em BH sabe-se de fatos sobre o Aécio que torço para não serem verídicas, Jogaria qualquer candidatura no esgoto (não estou sendo exagerado).

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

10 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

14 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago