A República do Paraná prepara-se para destruir outro setor econômico

Algumas considerações sobre a operação contra a Friboi, BRF e outras:

  1. A ofensiva multinacional brasileira, no período Lula, deu-se em cinco  setores principais: empreiteiras, frigoríficos, siderúrgicas, bancos e petóleo, graças ao pré-sal.

  2. A Friboi não era, de fato, flor que se cheire. Mas entram outras, como a BRF, empresas que caminhavam para exercer hegemonia no poderossísimo mercado de carnes e alimentos.

  3. Corrupção em fiscalização sanitária é segredo de polichinelo, como me lembra um colega jornalista. Era uma arma engatilhada, pronta a ser sacada a qualquer momento contra o setor.

  4. Até agora, a Friboi havia conseguido ampla blindagem na mídia graças à parceria com veículos de comunicação e verbas polpudas de publicidade.

  5. O tamanho e o estardalhaço da operação Carne Fraca dá um tiro no peito do setor. Mais uma vez é conduzida pela Justiça Federal do Paraná e pelo delegado Moscardo Grillo. E com um estardalhaço injustificável. Prisão ou condução coercitiva de 46 pessoas, centenas de policiais envolvidos, o nome das empresas exposto globalmente. E tudo isso para verificar, segundo o Globo, “excesso de água, inobservância da temperatura adequada das câmaras frigoríficas, assinaturas de certificados para exportação fora da sede da empresa e do Ministério da Agricultura, sem checagem in loco, venda de carne imprópria para o consumo humano”.

A Lava Jato vai conseguir destruir mais um setor da economia. O BTG Pactual caminha para o mesmo destino, agora alvo de ofensiva da Suíça. Na Petrobras, Pedro Parente prossegue no desmonte de vender ativos na bacia das almas, a pretexto de reduzir o endividamento, ao mesmo tempo em que liquida antecipadamente financiamentos já contratados.

É um desmonte amplo do país.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Caro Nassif, confiamos em

    Caro Nassif, confiamos em você, que conhece muito de economia, política e que tem acesso a muito mais informações que nós, pobres comentaristas. Diga-nos, por favor, quem são os comandantes desse " Parl Harbor" em solo brasileiro?  Curitiba é um centro de operações, mas onde fica o comando central desse ataque ? 

    • Na sede do PSDB

      Na divisão do butim pós-golpe o PMDB ficou com a parte das propinas, das negociatas, licitações, obras, etc., tocadas pelos ministérios. E o PSDB com a parte financeira, as privatizações, entrega de mercados para bancos e multinacionais, desmonte dos serviços públicos e de programas sociais para entrega às OS's e iniciativa privada.

  • Pensei o mesmo. Numa área em

    Pensei o mesmo. Numa área em que conseguir mercado externo é dificílimo, mais um setor que será reduzido a pó, como o de empreiteiras.  Em país de verdade, um governo vê os pontos em que há podreira e extirpa cirurgicamente, sem fazer estardalhaço e, assim, sem prejudicar o setor. Agora, em paíseco, você arrebenta a reputação  e depois vai ver o tamanho da podreira. É como um médico que pra acabar com a dor de cabeça, ao invés de passar um analgésico, manda passar uma guilhotina.

    • Falando em mercado externo...

      A JBS havia comprado a Swift, a Pilgrim's Pride e parte da Cargill, todas dos EUA. A BRF havia acabado de lançar uma subsidiária (OneFoods), toda voltada pro mercado do Oriente Médio, com produção de alimentos halal (seguindo os preceitos muçulmanos).

    • O que eles querem ?
      Aparecer,

      O que eles querem ?

      Aparecer, fazer marketing e fortalecer a corporação, é luta de Poder dentro do Estado.

      O que os motiva ?

      Poder. É só ver o que já ganharam, veja o salário de um delegado, 26,7 mil/mês. Baseado em que ? Compara com o salário de delegados estaduais.

      Nâo é coincidencia.

      Lula e Dilma montaram essa bomba e Temer não esta tendo competência para desarmar. 

       

       

    • Essa é fácil...

      Abrir um mercado consumidor já consolidado pras empresas estrangeiras do setor, como estão fazendo com o Pré-Sal e o mercado das empreiteiras. 

      Do mesmo jeito que o fechamento de agências do BB e da Caixa vai entregar parte do mercado destes para os bancos privados, e a destruição da previdência social vai empurrar os trabalhadores para os planos de previdência privada desses mesmos bancos privados...

  • É...tempos dificeis, hein?

    É...tempos dificeis, hein? Santos não são mesmo! A Ave aqui se recuperando de uma virose e tendo que ler os detalhes pútridos dos processos de fabricação de linguiças e salsichas. E o Serraglio? Nojão! Já que o retrocesso impera voltemos aos tempos de caçadores e coletores!

  • Nosso destino manifesto: uma

    Nosso destino manifesto: uma Honduras de 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

    • E importando produtos

      E importando produtos industriais do Paraguai. Olha, nem mesmo uma nação invasora faria um mal tão grande quanto a nossa 'própria elite' faz com o país. Acho que o plano dessa elite é o Brasil virar um paraíso fiscal tamanho família, com juros pornográficos, e com um punhado de pessoas cheias de dinheiro pra comprar tudo importado e o resto  ( o povo) - que lutem pelos restos que sobrarem. Olha, se a coisa continuar nessa toada e aqui não eclodir uma guerra civil, então nunca mais. 

  • churrasco completo

    O desmonte do setor carne deve ser do interesse do seu ambev e sócios, era a estretégia a seguir quando da consolidação do setor cerveja.

    Eles tinham um fundo, esta é uma informação de imprensa no que pese duvidosa credibilidade, capitalizado para fazer da carne aquilo que Friboi e companhia conseguiram na ausência destes player piratas impiedosos.

    Com a freada do casamento da maionese e do ketchup usa/Europa parece o momento magico da compra na bacia das almas.

  • Acabei de escrever isso

    Caro Nassif,

    Não faz 10 minutos enviei para o GGN e para outros blogs e portais progressistas um alerta que mostra exatamente o que você expõe nesta reportagem.

  • Nenhum desses políticos

    Nenhum desses políticos ladrões, nem os empresários corruptos, fizeram tão mal ao Brasil, como a Lava Jato e esses procuradores messianicos. Nunca se viu nada parecido em país algum do mundo. Estamos desmontando todas as principais empresas, denegrindo a marca Brasil no mundo todo , acabando com os empregos e recebendo o que de volta? 

    Alguém acredita em fim da corrupção, em moralização da política? 

    O que vai restar de tudo isso é um retrocesso de décadas na política e na economia e meia dúzia de santos do pau ôco se mudando para os Estados Unidos, buscando a recompensa por ter entregue o Brasil para os gringos...e nosso mercado externo para os concorrentes estrangeiros.

    Quem vai pagar por esse prejuízo incalculável? A merreca do dinheirinho que a Lava Jato está trazendo de volta ( a maioria por multas monstruosas, para quebrar de vez as empresas), está sendo usada pela própria forca-tarefa que, de forma ilegal, está ficando com parte desses recursos, para engordar as suas mordomias. 

    Quem vai poder processar aqueles que abusaram do poder e destruiram tudo , em nome de uma caça aos corruptos, que virou caça aos inimigos da CIA?

    Os verdadeiros bandidos e corruptos estão todos soltos...e as empresas e empregos...destruídos.

     

    • Odebrecht pensando em entrar

      Odebrecht pensando em entrar em recuperação judicial, outras grandes construtoras certamente irão por esse caminho e agora essa história dos frigoríficos com contas bloqueadas...vai acabar sobrando para bancos brasileiros, inclusive os privados, que vão ter que fazer provisões cada vez maiores.

  • Ahhh... agora é tudo culpa da

    Ahhh... agora é tudo culpa da Lava Jato. É culpa do Moro. Fala sério meu caro, quem são os caras que te levam a sério? O que comem? Como vivem?

    • Claro que não, é culpa do

      Claro que não, é culpa do "petê". Tiraram a Dilma e agora vivenciamos um crescimento chinês de nossa economia.

      PS: Já estou de saco cheio de coxinha, ainda mais como estes que vem aqui replicar meme de facebook.

    • trouxa

      Ainda temos que tolerar essa massa de manobra sonambúlica aqui no Nassif.........

      A carne tá podre, aproveita a alfafa.

      Haja...Já deu, VAZA !

Recent Posts

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

9 minutos ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

43 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

43 minutos ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

49 minutos ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

2 horas ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

2 horas ago