Política

Após desistência de Bivar, União Brasil lança Soraya Thronicke à Presidência

O União Brasil apresentou nesta terça-feira (2/8) a candidatura de Soraya Thronicke à Presidência da República. A senadora sul-mato-grossense será a substituta de Luciano Bivar, deputado pernambucano que desistiu da sua pré-candidatura presidencial na semana passada.

O anúncio de Thronicke, no entanto, ainda precisa ser legitimado na convenção nacional do União Brasil, evento que está programado para a próxima sexta-feira (5/8). Este dia também marca o fim do prazo para o registro oficial das candidaturas.

Perfil

Soraya Thronicke é uma advogada com curta carreira na política, a qual se iniciou em 2017, quando era filiada ao Partido Novo. No ano seguinte, ela se mudou para o PSL, e se elegeu senadora com uma campanha em que sua imagem estava ligada à de Jair Bolsonaro, que foi o presidenciável mais votado em seu estado.

No Congresso, ela se destaca por defender pautas relacionadas ao bolsonarismo, como o direito ao porte de armas e diversos projetos de interesse do agronegócio. Thronicke foi presidenta da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária o Senado até o ano de 2021, período que ficou marcado por seus conflitos com organizações em favor dos direitos humanos e da causa indígena.

No entanto, e apesar de seu histórico em partidos que se afirmam ser “conservadores nos costumes” – ela se manteve no PSL desde 2018, até a legenda se fundir com o DEM e se transformar no União Brasil –, Thronicke costuma votar a favor de projetos de incentivo à participação das mulheres na política e também aqueles que criminalizam a homofobia e reconhece direitos dos homossexuais.

Quatro mulheres na disputa

Com o anuncio de Thronicke, as eleições de 2022 passam a ter quatro mulheres concorrendo à Presidência da República, sendo duas delas senadoras pelo Mato Grosso do Sul. A outra sul-mato-grossense é Simone Tebet, do MDB.

Também concorrem ao cargo a paulista Sofia Manzano, candidata do PCB, e a pernambucana Vera Lucia, que liderará a chapa do PSTU.

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

View Comments

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

2 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

2 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

3 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

3 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

4 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

4 horas ago