As suposições sobre o caso Delcídio

Atualizado às 7:45

Vamos ao nosso jogo de xadrez sobre o terremoto político de ontem, com a notícia sobre a suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral.

Peça 1 – a delação premiada de Delcídio do Amaral provavelmente é verdadeira.

Há um conjunto de indícios nessa direção.

O primeiro, a existência de um documento organizado com anexos e tudo, que se pode conferir nas imagens divulgadas. Não se trata nem de rascunho, nem de check-list.

Segundo, o fato do próprio Procurador Geral da República Rodrigo Janot ter deixado entrever, dias atrás, a existência de uma delação bomba, detalhada, que estaria em mãos de Teori Zavaski.

Também, o fato de nem Janot nem Delcídio terem desmentido a existência da delação. Janot limitou-se a desconversar e Delcídio a afirmar que não podia garantir a origem e a autenticidade dos documentos mencionados na reportagem.

Finalmente, o fato do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo ter batido direto em Delcídio. Poderia limitar-se a rebater as denúncias. Mas a troco de quê bater em Delcídio se não houvesse segurança sobre a existência da delação?

Peça 2 – os focos de vazamento.

A estratégia dos vazadores consiste em agir quando as informações sigilosas estão em mais de um local. No caso, quem teria acesso à delação seriam fontes da PGR ou do STF (Supremo Tribunal Federal). Não passa pelo escoadouro da Lava Jato.

Por outro lado, o vazamento foi através de uma revista estreitamente ligada à Aécio Neves, mas por uma repórter próxima ao Ministro Cardozo.

Nesse eixo, cabe tudo: vazadores a serviço da oposição ou do governo.

Peça 3 – os interesses em jogo.

Aí, cabem várias hipóteses aventadas durante o dia.

Hipótese 1 – alguém interessado em aumentar o fogo do impeachment que atingirá seu auge nas próximas semanas com a ofensiva sobre Lula e as manifestações do dia 13. Essa hipótese justificaria o fato da reportagem não se referir a nenhum grão-duque do Congresso. Boa probabilidade.

Hipótese 2 – o receio de algum recuo de Delcídio. O vazamento seria a a maneira de não desperdiçar o conteúdo da delação original. Como há um conjunto muito grande de inconsistências, haveria o receio de que fosse podada, quando analisada pelo Ministro Teori Zavascki. Boa probabilidade.

Hipótese 3 – na direção oposta, a desmoralização antecipada da delação, realçando os aspectos mais vulneráveis, para anular seu impacto posterior, caso fosse endossada pelo STF. É impossível que, em mais de 400 páginas de delação, aliás, a revista ter destacado aspectos tão inconsistentes da delação. Provavelmente focou apenas nos trechos que se referiam a Lula e Dilma. Média probabilidade.

Hipótese 4 – seria uma maneira do PGR pressionar o Ministro Teori a endossar a delação. Baixa probabilidade.                 

As consequências

O vazamento nublou o impacto da aceitação da denúncia contra Eduardo Cunha pelo STF. Mas a ofensiva pelo impeachment jogará todas suas fichas nas próximas semanas com o ativismo político de sempre da Lava Jato.

De qualquer modo, o foco central do impeachment reside na fragilidade demonstrada até agora pelo governo Dilma,  pela dificuldade de concatenar uma pauta nacional mínima.

E a fraqueza maior da campanha do impeachment está na incapacidade da oposição de apresentar um rascunho de projeto de país. O grupo central pró-impeachment – Gilmar Mendes, Aécio Neves, José Serra, Michel Temer – não consegue passar a ideia de espírito público e de brasilidade.

Por LN, às 07:45

A operação deflagrada agora de manhã, visando levar Lula coercitivamente para depor, resolve o enigma. O vazamento foi preparação para ela.

Explica também a saída do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. E pode esclarecer, também, a conduta da Procuradoria Geral da República: o depoimento de Delcídio estava com ela.

Explicaria também o fato do relatório sair em uma revista alinhada com Aécio, por uma repórter próxima a Cardozo?

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  •  
     
     
    Os truques da mídia

     

     

     

    Os truques da mídia para ludibriar o público na questão das delações. Por Paulo Nogueira

    Direto da maternidade a ordem de prisão para Lula: Erick Bretas

    Os truques da mídia para ludibriar o público ingênuo na questão das delações premiadas são patéticos.

    PUBLICIDADE 

    Você tem que ser um completo analfabeto político para engolir a manipulação.

    É assim.

    Se o citado na delação é o Aécio, por exemplo, a imprensa toma todos os cuidados. Tudo vai na condicional.

    Fulano alegou, afirmou etc etc.

    Segundo o delator etc etc.

    O desmentido aparece com destaque.

    Rapidamente a delação desaparece do noticiário. Muitas vezes não fica sequer um dia. Isso não se altera nem quando o citado aparece, como Aécio, em três diferentes delações.

    Agora. Quando os personagens mencionados na delação são os inimigos, os métodos são outros.

    Todas as condicionais do bom jornalismo são abandonadas.

    O delator não “afirma”: “revela”. “Confirma”. Onde havia dúvida, aparece a certeza.

    É o caso da alegada delação de Delcídio. Lula e Dilma estão nela? É uma  festa.

    O diretor de novas mídias da Globo, Erick Bretas, representa à perfeição este estado de espírito.

    No Facebook, em plena maternidade, onde sua mulher estava dando à luz, ele postou o seguinte. “Na maternidade vejo a notícia de que Delcídio delatou Dilma e Lula. Que Dilma nomeou ministros do STJ para barrar as investigações da Lava Jato e que Lula comandava a corrupção na Petrobras. Nossos filhos não merecem um país assim. Dilma tem que cair e Lula tem que ser preso.”

    Para escrever algo assim, Bretas tem que estar certo de que a Globo aprova. Ele não correria risco de desagradar os patrões.

    Você pode avaliar, por aquele post histérico, o ambiente pró-golpe nas redações do Grupo Globo.

    Note. Ele conferiu uma estatura de Catão a Delcídio, um homem incapaz de mentir para se safar de alguma enrascada. Deu à IstoÉ o status de uma revista séria, confiável.

    E julgou sumariamente Dilma e Lula.

    Eu, aqui do meu canto, diria: “Meus filhos não merecem a Globo e nem jornalistas como Bretas.”

    Mas o que importa, aqui, é notar a diferença de tratamento nas delações.

    Claro que Delcídio vai ficar nas manchetes, no Jornal Nacional, nas primeiras páginas dias, e dias, e dias. Porque, neste noticiário, você joga Lula e Dilma na lama.

    Pelo menos para os analfabetos políticos esse truque funciona. A palavra de Delcídio na alegada delação vira verdade absoluta para os que acreditam na honestidade e nos bons propósitos de jornais e revistas.

    Se o alvo é Aécio, a sombra e o silêncio, espaços mínimos e o sumiço. Se é Lula e Dilma, o estardalhaço contínuo – e a imediata alusão a impeachment e prisão, como escreveu, em plena maternidade, Erick Bretas.

    Não fosse a internet, com o contraponto, a situação estaria perdida, como esteve para Getúlio e para Jango.

    Mas a internet, com as redes sociais e sites independentes, é um foco de resistência contra os que tentam, mais uma vez, destruir a democracia, como fizeram em 1054 e em 1964.

    Nós, sites independentes e redes sociais, não somos tudo – mas também não somos nada.

    Já é alguma coisa.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-truques-da-midia-para-ludibriar-o-publico-na-questao-das-delacoes-por-paulo-nogueira/

  • Achei a reação de Lula

    Achei a reação de Lula tímida, sem entrar nos aspectos das acusações que lhe foram assacadas na suposta delação de Delcídio, como dizer que o ex presidente teria mandado pagar 50 mil à família de Cerveró e ter recolhido o dinheiro com o filho de Bumlai. A nota do instituto Lula deveria ter sido mais enérgica além de ter anunciado medidas penais contra o senador Delcídio por calúnia.

    É preocupante que entre alguns dos membros da força tarefa se cogite, com base nesta delação prender o ex presidente Lula, sob a alegação de que se Delcídio foi preso pelos fatos que levaram o STF a tomar tal medida extrema,  Lula deveria sê-lo. Ocorre que haviam provas cabais, gravação e tudo, da interferência de Delcídio nas investigações. Contra Lula não foi apresentada nenhuma prova, a não ser a palavra de um delator, bandido que agia para obstruir a ação da justiça.

    Basta que um ou dois delatores acusem aqueles que interessa à força tarefa da lava jato e pronto, estão aí geradas as condições para decretar a prisão preventiva do delatado. Isso beira ao absurdo. A continuar assim são imprevisíveis as reações e consequências de uma eventual prisão do ex presidente Lula.

     

  •  Não temos paz,dias difíceis
     Não temos paz,dias difíceis virão e acredito que palavras não possuirão a força necessária para que as dificuldades sejam superadas.Os males causados pela politização da polícia federal,pelo MP e pelo judiciário com ampla cobertura criminosa da mídia surtirão seus piores efeitos nos próximos dias é triste mas seremos muito mais exigidos do que já fomos,debito todo esse tenebroso momento na irresponsabilidade criminosa da gestão de José Eduardo Cardozo frente ao ministério da Justiça.
    Viveremos um momento Histórico;uma única geração terá de enfrentar dois golpes contra a Nação.Teremos pois de enfrentar,não podemos aceitar retrocessos ao pouco que foi construído,não devemos aceitar passivamente um golpe seja ele político,jurídico ou armado.Não nascemos para a escravidão.Que o Governo tenha a força necessária para resistir e nós a coragem que as futuras gerações merecem.

  • quinta hipótese: vazou é

    quinta hipótese: vazou é crime.

    portanto, melou a tal da delação....

    não tem valor jrídico, como disse o janot...

    janot terá de ouvi-lo, de qualquer maneira...

    mas o estrago já foi feito.

    o fundamental então é saber a quem favoreceu

    essa materia da isto é, provaelmente falsa ou arranjada pelos

    interessados em que ela  saisse - a matéria......

    daí a validade deste post...

  • Quando o Delcídio foi

    Quando o Delcídio foi flagrado  na gravação feita pelo filho do Cerveró falando que o michel temer estava preocupado com o zelada, citando conversas com ministros do supremo, japoês bonzinho, parlamentares... foi desacreditado imediatamente e ficou três meses na cadeia. Bastou "delatar" lula e dilma  e  pronto ! agora o que ele diz é a mais pura verdade. 

    Sejamos francos, que o Delcídio é homem bomba, só não sabe quem não escutou a gravação feita pelo filho do cerveró.

    agora, inocentes ou não, o mantra de acusação não vai parar, a imprensa e o apararto juridico policial esta em guerra total contra lula e dilma, de antemão ambos  já são culpados.

     

    O golpe midiático-juridico-policial esta avançado, creio que é hora da população se posicionar. . 

  • Bueno, bueno... o fato da

    Bueno, bueno... o fato da revista antecipar o lançamento da edição para uma quinta-feira - uma semana antes do cabalístico 13/03 - e a capa manjada, estilo 'eles sabiam de tudo', é bem um resumo da ópera bufa mais longa da História. A tchurma resolveu partir pra um tudo ou nada bem chinfrim. Pobres de nós todos!

  • Faltou colocar como

    Faltou colocar como suposição, o componente passional. Os documentos que embasam a delação de Delcídio estavam em todas as redações da velha mídia, esperando a homologação e a proximidade do dia 13 para serem divulgados numa ação coordenada que seria usada como convocatória para os protestos daquele dia, não sem antes passar pelo crivo do JN que mostrou hoje, por antecipação, como seria feita a repercussão dessa delação que tomou quase todo o espaço do JN. Um absurdo jamais visto. O JN se superou. Este furo atrapalhou os planos golpistas ou os antecipou prematuramente. A jornalista que noticiou na Istoé, mais conhecida como quanto é, era casada com um jornalista do Estadão que pediu ao garanhão do Cardozo uma boquinha no ministério da justiça. Sabe como é que é, aquela coisa de meritocracia só rola pra enganar trouxas, levou um chifre e perdeu a mulher que ora dirige a quantoé em Brasília, esta, "enciumada" com a relação de intimidade entre a presidenta e Cardozo, os dois se conversam extra agenda, segundo as más linguas, rola uma amizade colorida, detonou a matéria furando a velha mídia que está fula da vida. É uma verdadeira esculhambação este governo, perdeu completamente o rumo e vai pagar caro. Se Lula escapar desse cerco, sairá como um herói.

  • quando a Marilena disse que
    quando a Marilena disse que 1964 era banal perto da cena politica e social atial, muita gente acelerou se pra desqualificar sua analise

    a coisa tá rumando pra algo totalmente inédito, sem paralelos na jovem democracia brasileira

    a violência indisfarçada de ontem da Globo em seus jornais escancarou que temos uma guerra sangrenta, metaforica e literalmente, adiante

    guerra esta pela democracia, pela soberania, contra a volta das forças retrogradas

    como bem disse o Vianna, a Globo e a direita histérica querem a prescrição da esquerda, e isso vai atirar o BR num caos politico e social jamais enfrentado antes

    sinto, honestamente, pelo Brasil e pelas pessoas de bom senso

    lamento, tambem, a incompetencia do Lula, da Dilma e do PT, de terem injetado 5 bilhões na midia golpista, bem como de acreditarem ingenuamente que elogiar Marinho e ir fritar ovo na Ana Maria, fosse capaz de dobrar a indole golpista

    tempos tensos, nuvens densas

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

1 hora ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

1 hora ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

3 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

3 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

4 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

4 horas ago