Política

Atacada pela imprensa, suplente de Dino já é senadora há um ano

Com Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF), a cadeira deixada por ele no Senado ficará fixa com a suplente Ana Paula Lobato (PSB). Mesmo cumprindo o papel há um ano, uma vez que Dino foi nomeado ministro de governo, a imprensa decidiu agora inflamá-la, com intensas críticas.

A política discreta, também do Maranhão, teve o seu currículo escavado nesta quinta-feira (30) pelos jornais. Posta como privilegiada, “que herdará oito anos de mandato” de Dino, a mulher que já atuava como senadora desde o início do ano também foi criticada por ser discreta.

“Ana Paula não figura entre os parlamentares mais influentes e que delimitam o debate no Senado”, escreveu Felipe Pereira, em publicação do Uol.

O colunista do mesmo jornal, Tales Faria, também apelou para a sua discrição, elevando a algo negativo: “ela não foi notada”, “infelizmente, ela não mostrou a que veio” e “não valia a pena existir como suplente”.

De currículo mais extenso do que o exposto por estes jornais, a Agência Estado conseguiu encontrar um episódio negativo irrelevante da parlamentar para destacar, disparando para os parceiros da grande imprensa: uma “gafe” na qual ela leu o nome do ditador Geisel trocando por Jeisel.

Ao contrário do que estamparam os jornais de que, ao assumir o cargo do parlamentar, o suplente estaria gozando de um prêmio ou privilégio, a decisão é regulamentada por lei e o candidato que se elege a um cargo legislativo o faz em conjunto com o suplente – assim como é a figura do vice nas candidaturas de presidente, governador, prefeito.

Também não passou de forma menor na imprensa o fato de que Ana Paula votou a favor do governo em votações importantes do Senado este ano. Votos estes que não mudariam caso Flávio Dino ainda fosse senador, e o esperado para qualquer parlamentar governista, seja na Câmara ou no Senado.

Ainda foi alvo de críticas o esposo da política, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB-MA), aliado de Dino no Maranhão. Na disputa pelo governo do Estado, Othelino apoiou o ex-governador, recebendo depois uma pasta do sucessor, o governador Carlos Brandão (PSB), no Estado. O noticiário diz que tornar Ana Paula suplente foi também consequência desse apoio, rotulado -mais uma vez de forma pejorativa- como articulação de compra de apoio.

Com extensa atuação no seu estado, Maranhão, o mesmo de Dino, Ana Paula também já foi vice-prefeita de Pinheiro (foto abaixo, ao lado de Flávio Dino e da também senadora Eliziane Gama, do Cidadania).

No Senado, com desempenho similar a outros colegas, Ana Paula Lobato (PSB) participou das principais votações – a favor da reforma tributária, do arcabouço fiscal e contra o marco temporal – e propôs 6 projetos de lei, ainda não colocados em pauta.

Um dos projetos de lei da senadora pede para incluir na Lei Maria da Penha o apoio psicológico às mulheres vítimas de violência.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Como ajudar o RS: uma lista confiável de movimentos da sociedade civil

Uma mobilização para socorrer e abrigar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul…

29 minutos ago

Brasil registra mais 38.909 infecções prováveis de dengue

O Ministério da Saúde aponta 2.465 mortes causadas pela doença, desde janeiro. São Paulo é…

32 minutos ago

PF prende mais dois acusados de participar de assassinato de Marielle

Os nomes dos acusados não foram divulgados pela PF e nem pelo STF, que informou…

2 horas ago

Rio Grande do Sul vai precisar de pelo menos R$ 19 bilhões para ser reconstruído, diz Eduardo Leite

Governador promete detalhar ainda nesta quinta (9) as ações projetadas para a reconstrução do Estado…

2 horas ago

Tragédia no RS afeta 425 municípios e mais de 1,4 milhão de pessoas

Número de mortos chegou a 107. Além disso, 136 seguem desaparecidas. Desde a semana passada,…

2 horas ago

Cresce índice de brasileiros que acham que ação humana não é a única causa de tragédias naturais, aponta Quaest

Em meio a tragédia no RS, muitos internautas religiosos têm relacionado os eventos climáticos a…

3 horas ago