Barroso, um almofadinha no reino dos Datena e Ratinho, por Luis Nassif

Os dois atos do Ministro Luis Roberto Barroso caem como uma luva no c.q.d. (Como queríamos demonstrar) da equação persistente que trago aqui, sobre sua personalidade e seu papel na implantação do regime de terror da Lava Jato, e a irresponsabilidade institucional em relação aos demais poderes da República.

A primeira, a decisão de atropelar a própria Procuradora Geral da República e autorizar a medida inútil de invasão da sala e dos computadores de um Senador da República, por suspeitas de crimes ocorridas em 2012. Isso em um momento em que forças de equilíbrio tentam evitar um embate maior, com a CPI da Lava Toga. Foi uma operação tão inútil, mal justificada e mal concebida, que os policiais não tinham a menor ideia sobre que equipamentos recolher, o que demonstra o caráter meramente intimidador da medida. É o almofadinha, escondendo-se atrás do policial, e exibindo os bíceps para os valentões, tipo bastante conhecido em brigas de torcida ou linchamentos em geral.

A segunda, sua explicação de que “só faço o que é certo, justo e legítimo”, similar a outras do gênero, como “eu sou bom”, “eu só faço o bem”, típica dos fariseus.

A diferença é que, a primeira vez que se apregoou como o emissário do bem, a verdadeira face de Barroso ainda era pouco conhecida. Foi tratada com um escorregão, um cochilo de uma pavão. Com a reincidência, se sabe, agora, que tornou-se padrão de quem perdeu definitivamente o senso do ridículo.

Hoje em dia, Barroso se tornou um personagem de bolha, no mundo feérico das redes sociais, incensado pelo populacho, pelo baixo clero do Ministério Público e do Judiciário, e pelo empresariado mais desinformado. Tornou-se um objeto de consumo no mercado da violência, como um Datena, um Ratinho, ou um desses YouTubers vociferantes, mas com características únicas.

Nos velhos tempos da luta livre seria o almofadinha que entra no ringue de terno, cumprimenta com mesuras o juiz e o adversário, manda beijinho para a plateia, antes de iniciar o combate troca dois beijinhos com o adversário  e, no primeiro minuto, enfia o dedo no seu olho, para gáudio dos adoradores de sangue.

Sua insistência em provocar crises institucionais, em interferir no jogo político, em atropelar a independência dos poderes, é de uma irresponsabilidade única, para um Ministro do Supremo.

Na vida pública se tem disso: os que aspiram a história, o reconhecimento dos seus pares, e os que se comprazem de viver intensamente o momento e se tornarem ídolos populares.

Barroso é apenas isso.

O GGN prepara uma série de vídeos que explica a influência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto? Clique aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif, uma perguntinha , quem colocou o Barroso no STF ?

    Eu mesmo respondo : PT , alis tudo de ruim do STF quem colocou foi PT ou nao ?

    reclamando do que ?

      • É isto aí Nassif, não deixa barato as provocações. E outra se baixar o nível simplesmente bloqueia. O GGN é teu e nosso, falo pelos demais, tem o nosso apoio.

      • :) Acho que a "opção Bispo" é mais correta. Talvez o Gil ache que o PT deveria solicitar indicação dos PERDEDORES das eleições para indicações que competiam ao Presidente Eleito, e do PT. Dá próxima vez sugeriremos "Janaína Rodando a Cobra".

      • Não foi o PT que forjou o caráter do tal supremo engodo barroso, mas sua, demasiada sua fraqueza e dissimulação quando conseguiu atingir seu fim. Simples assim. Este jurista festim enganou também todo universo jurídico.

    • Casou? tua mulher/marido te traiu!
      Na sociedade, o teu sócio de confiança te roubou!
      Na Igreja Católica os cismas são frequentes!
      Na política trair princípios é o normal!
      Existe um método preventivo para evitar os desvios de caráter?
      Cada testa da cazzo que aparece!!!!!

    • Collor , Sarney , FHC e Temer também tem culpa ? Seu Jair ainda não teve a chance.? Mas seu Nassif não tem culpa mas podemos zoar assim mesmo.
      Queria ver esta critica fosse o ministro o cara da montagem ...
      Não falam mais do Cesare Batistti ... ?

  • Fico pensando que mal fez esse sujeito que se referiu a um ex-presidente do Supremo como um negro de primeira linha para se abaixar tanto.
    Não pode ser somente seus negócios em offshore ou coisitas em Miami.
    Tem muito gato nesta tuba.

  • É possível se garantir, por qualquer método, a escolha de pessoa imune a erros?
    A solução adotada é boa: um colegiado de 11 membros.
    Mas, o que deveria ser uma suprema corte constitucional acabou entulhada com competências menores, obrigada a lidar com o varejão do judiciário e ser porta de cadeia para o "foro privilegiado".
    Para decidir mais vezes, em menos tempo, as soluções (tortas) foram: decisões monocráticas e divisão em turmas. O indivíduo ganhou independência e poder face ao colegiado.
    Erros individuais e escolhas inadequadas passaram de problemáticas a catastróficas.

  • Dois comentários...

    Sobre a resposta do Nassif: Hohohohohohohohohohohohohohoho! Boa orientação.

    O segundo. É realmente patético ver a honrosa figura de um juiz do STF, lutando tanto para obter um aplauso fácil de figuras tão rasas e vulgares a partir de suas prerrogativas. Dá a entender que é o máximo que ele espera para si...Muito triste ver alguém (e não precisa ser do STF) satisfazer-se com tamanha pequenez e tanto mal.

  • Essa mentalidade pequeno-burguesa, desses valentões de moral duvidosa, adora cobrar culpados. Até ganhar na loteria faz com que os petitas sejam culpados. Onde é que essa gente vai parar? Será que teremos que pendurá-los de cabeça para baixo como os italianos fizeram com o Mussoline?

  • Barroso e Fachin, dois despachantes da lava jato. São homens fracos, pusilâmines e deve está escondendo muita sujeira.
    Barroso e Fachin são do tipo joga pedra e esconde a mão.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

8 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

9 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

9 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

10 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

11 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

11 horas ago