Câmara e Procuradoria do Cidadão discutem lei que desmilitariza protestos

Jornal GGN – A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão participou de evento com a comissão de Direitos Humanos e Minorais da Câmara que discute o PL (Projeto de Lei) 6500/13, que desmilitariza os protestos populares de rua, proibindo que agentes públicos usem bomba de gás, balas de borracha e outros itens lesinhos contra os manifestantes.

Na audiência, a procuradora Deborah Duprat defendeu a liberdade de expressão e comentou os arquivos da ditadura brasileira divulgados recentemente, sugerindo que os Estados brasileiros não apenas reconheçam as violações que ocorreram no passado, mas que também promovam a responsabilização de seus agentes.

Leia mais:
Do MPF
A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, esteve na segunda-feira (14) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados em audiência pública sobre o direito de protesto e de manifestação pública. O diálogo contou com a participação de servidores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que foram duramente reprimidos por forças policiais durante manifestações ocorridas em abril, em favor de mais recursos para a UnB.
Na audiência, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão saudou a luta dos estudantes e traçou um comparativo entre as ações dos jovens com os eventos de maio de 1968 – que completam agora 50 anos – e no qual se lutava contra o regime da ditadura militar e pelo direito à educação no Brasil. “Voltamos, na atualidade, a ter estudantes que lutam por direitos sendo presos por desacato – um tipo penal que só faz sentido em regimes ditatoriais”.
Mencionando os documentos da CIA recém revelados pelo governo norte-americano e que confirmam evidências de que o regime militar no Brasil foi responsável por crimes contra a humanidade, Deborah Duprat ressaltou a necessidade da implementação de um processo que foi adotado por todos os países que passaram por regimes ditatoriais na América Latina, à exceção do Brasil: os mecanismos de memória e verdade. “É fundamental que os Estados não apenas reconheçam a prática desses crimes, mas que também promovam a responsabilização de seus agentes. No Brasil, nos faltou punir. Por isso repetimos, na atualidade, vícios da ditadura”.
Deborah Duprat destacou que qualquer política pública está sujeita ao escrutínio da sociedade e que a Constituição de 1988 buscou exatamente fortalecer direitos como a liberdade de reunião, de manifestação e de protesto como mecanismos para o controle social – sendo a rua o local de participação pública por excelência. Para a PFDC, é preciso desmilitarizar o espaço público e defender o pacto social estabelecido pela Constituição Cidadã, “uma constituição que investiu em uma sociedade mais igual e que acreditou que o investimento público deveria ser direcionado especialmente para as áreas que poderiam enfrentar nossas assimetrias históricas: a saúde, a educação e a assistência social”.
Proibição de violência – Nessa quarta-feira (16) a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados voltou a debater o tema em audiência pública que teve como objetivo colher elementos para análise do Projeto de Lei 6500/13, que tramita no Congresso Nacional. O texto proíbe, em qualquer hipótese, o uso de armas de fogo, balas de borracha, eletrochoque e bombas de efeito moral ou armas químicas – como o gás lacrimogênio – no contexto de manifestações e eventos públicos.
Na oportunidade, a PFDC destacou que o direito de protesto é assegurado a partir de três liberdades fundamentais estabelecidas pela Constituição de 1998: a liberdade de expressão, a de manifestação e a de reunião. “São os chamados direitos de primeira geração, já reafirmados pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive no contexto da Marcha da Maconha”.
Camila Marques, representante da organização não-governamental Artigo 19, destacou que embora o Estado brasileiro seja historicamente repressor, o tema tem configurado no topo da agenda do poder público especialmente a partir dos eventos que marcaram o Brasil nas chamadas jornadas de 2013. “É possível observar um verdadeiro redesenho nas políticas direcionadas à área – com a sofisticação de técnicas e meios de repressão, aumento da compra de armamentos e de sistemas de vigilância, a criação de novos tipos penais e a consolidação de uma jurisprudência voltada à criminalizar quem participa de protestos”.
A criminalização de protestos e mobilizações públicas também foi apontada por Cristiano Maronna, diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), que chamou atenção para o descumprimento dos parâmetros nacionais e internacionais que estabelecem o uso moderado e proporcional da força. “Somente no estado de São Paulo, entre janeiro a agosto de 2016, forças policiais fizeram uso de 95,8 bombas de gás, por dia – o que demonstra que vivemos uma verdadeira guerra civil”.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago