Congresso do Peru rejeita impeachment do presidente Kuczynski

Foto El País
Jornal GGN – Nesta quinta-feira, dia 21, o pleno do Congresso do Peru rejeitou o pedido de impeachment apresentado pela oposição contra o presidente Pedro Pablo Kuczynski. A alegação é “permanente incapacidade moral” por seus vínculos com a construtora Odebrecht.
A sessão que definiu a rejeição do pedido durou mais de 13 horas, com 79 votos a favor. No caso, para ser aprovado, a lei determina que o impeachment precisaria do apoio mínimo de 87 dos 130 legisladores.
Os integrantes do bloco de esquerda Novo Peru foram fundamentais para o resultado, pois se retiraram antes da votação exibindo cartazes que diziam: “Nem golpismo, nem lobismo”.

Outro ponto que causou surpresa foi a abstenção de dez legisladores do partido fujimorista Força Popular, que domina o Congresso e tinha anunciado votação em bloco pela cassação.
O debate que antecedeu a votação durou mais de nove horas. Por mais de duas horas, Kuczynski fez sua defesa diante do plenário. Ele pediu aos congressistas que salvassem a democracia e rejeitassem o pedido de destituição, negando que tenha favorecido a Odebrecht ou mentido na sua relação com a construtora.
O pedido de impeachment teve como motivo a consultoria financeira dada pela empresa do presidente, Westfield Capital, à Odebrecht, entre os anos de 2004 e 2007, por um projeto de irrigação no Peru.
O presidente pediu desculpas pois deveria ter sido o primeiro ‘a notar as dificuldades para sanar as feridas após a disputa democrática’ de 2016. Kuczynski obteve vitória apertada sobre a atual líder da oposição, Keiko Fujimori.
“Não está em jogo a minha permanência no cargo, está em jogo a estabilidade democrática. Não apoiem uma vacância sem sustentação, porque o povo não esquece, nem perdoa”, disse o presidente.
Kuczynski não negou que é proprietário da Westfield Capital desde 1992 e que seu ex-sócio Gerardo Sepúlveda administrou a companhia por ocasião de sua participação como ministro do governo de Alejandro Toledo. E mesmo que a lei proíba que um funcionário público administre interesses próprios ou de terceiros em companhias privadas, os dividendos que se recebe são por parte da empresa, não por sua gestão.
“Sou um homem honesto, jamais recebi uma propina, um suborno, que tenha distorcido a minha vontade. Nem minha empresa, nem eu fomos contratados pelo governo, jamais incorri em conflito de interesses”, disse.
A rejeição ao impeachment encerra uma semana de crise intensa no Peru, que teve início na semana passada, quando a Odebrecht divulgou um documento sobre as consultorias feitas pela empresa de Kuczynski.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • A abstenção fujimorista não

    A abstenção fujimorista não causa surpresa, não. Existe uma barganha entre o não impeachment e um possível indulto a Fujimori. 

    • Fujimori que cumpre pena de

      Fujimori que cumpre pena de prisão não pode ser indultado. Criminosos tem que ficar presos.

      Que a filha do marginal se eleja em eleições limpas e assuma a responsabilidade por esse 

      ato insano.

      Ou que o povo peruano exija esse indulto, o que parece não está acontecendo. Que o verme

      apodreça na cadeia.

    • Fujimori que cumpre pena de

      Fujimori que cumpre pena de prisão não pode ser indultado. Criminosos tem que ficar presos.

      Que a filha do marginal se eleja em eleições limpas e assuma a responsabilidade por esse 

      ato insano.

      Ou que o povo peruano exija esse indulto, o que parece não está acontecendo. Que o verme

      apodreça na cadeia.

  • congresso.....

    O Brasil ajudou a modernizar o Peru. O Peru não é mais aquele país intransponível que não conhecemos. Agora é o nosso vizinho, com quem temos contato e convivência. Infraestrutura, estradas construídas por Empresas Brasileiras em parceria com o Povo Peruano. Tremenda evolução politica e diplomática de governos progressistas de Lula e Dilma. Empresas, Políticas , Parcerias e Parceiros que agora estão sendo implodidos. Temos uma mediocridade, uma imbecilidade, uma estagnação intelectual, Academicismos e Ilusões, uma visão de Mundo amarrada na década de 60 e da Guerra Fria. Uma Ex-querda estagnada, como sua própria estrutura denuncia. Combatem Políticas dsenvolvidas por quem defendem. Combatem Empresas que puderam ganhar o Planeta por Políticas desenvolvidas por quem defendem. Combatem Empregos, Nacionalismo, Geração de Milhares de Empregos por quem defendem.  O Desenvolvimento peruano é uma excelente exemplo disto. Estão querendo minar uma Política Diplomática Excepcional Sul-Sul, Parceiros, Alavancagem da Autonomia e Industrialização Nacional. Paralisados no seu Imobilismo, Fanatismo e Fundamentalismo imutáveis não conseguem enxergar que o Mundo é outro. Quea Guerra Fria acabou, logo depois da Reconstrução Mundial do Pós-Guerra. O Mundo começa a construir o Terceiro Milênio. Nossa Ex-querda ainda quer combater em 1964. O fogo-amigo derrubou a Dilma. Mas como sempre é mais fácil culpar aos Golpistas ouu Trump. O Peru é um símbolo do que o Poderio Brasileiro, maior país da América Latina, maior que toda América Latina, poderia fazer pelo Continente. Acordemos enquanto é tempo. De quintal dos Americanos, poderemos nos tornar o quintal dos Chineses. 

  • No Peru existem apenas 7 partidos com representação no Congresso

    No Peru existem apenas 7 partidos com representação no Congresso Nacional, sendo que os dois partidos hegemônicos de direita controlam 70% do parlamento unicameral. Algo bem diferente do ocorrido com o impeachment da Dilma. No caso brasileiro, o PT tinha cerca de 10% da Câmara dos Deputados e do Senado. Enquanto isso o Congresso Nacional tinha 28 partidos, praticamente todos de direita, que representava mais de 70% dos parlamentares hostil à presidencia. 

    O que ocorreu no Brasil foi a implosão de um sistema político insustentável. É impossível um presidente progressista governar o Brasil com o apoio de apenas 10% do Congresso Nacional. A lição que fica é a importância de construir uma base parlamentar forte e coesa no Parlamente.

     

    • O sistema-político eleitoral

      O sistema-político eleitoral brasileiro é que nem aquele carro velho, cheio de gambiarras, câmbio manual que tem que dar quase que uma paulada pra funcionar (rs). Se pega alguém com habilidade, até consegue andar bem, mesmo que dê uma falha no meio do caminho - como foi Lula e seus 8 anos. Se o motorista é  acostumado a carro de câmbio automático, ferrou (rs). Não é á toa que dos 4 presidentes eleitos desde 89, 2 sofreram impeachment e 2 ficaram ameaçados do processo. Não há país que avance um sistema disfuncional desse. 

  • Mais uma tentativa de desestabilização na América Latina

    So faltou os peruanos agitarem cartazes de "Aqui não é o Brasil!"

  • Eu assisti. 
    Este sujeito ,

    Eu assisti. 

    Este sujeito , ataca: PT/ Lula sem conhecimento de processo, Brasil, e de resvalo fala de Dilma ao dizer que este presidente que pede vacancia foi o primeiro que foi cumprimentar Temer como presidente.

    Também, falou.. sobre semipresidencialismo -  no Peru

    https://www.youtube.com/watch?v=A7zvfw_M3Uo

    http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7150670/pec-semipresidencialismo-gilmar-mendes-protocolada-por-engano-pelo-senado

     

     

Recent Posts

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

10 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

24 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

38 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

57 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

3 horas ago