Dilma é a responsável pela integridade da Petrobras

A AGU (Advocacia Geral da União) tenta negociar com o TCU (Tribunal de Contas da União) um acordo de leniência com as empresas envolvidas no Lava Jato, com a intenção de preservá-las, sem prejuízo das ações penais contra executivos e controladores. Procuradores da Lava Jato respondem que, por não conhecer os detalhes dos inquéritos (sigilosos) a AGU poderá estar fazendo o jogo dos malfeitores.

Por seu lado a CGU (Controladoria Geral da União) também critica a eventualidade de um acordo, com receio de que possa aliviar as punições.

***

Tudo isso demonstra que há uma notável assimetria nas informações sobre a Lava Jato.

Se a intenção dos órgãos de controle (MPF e CGU) for apenas a de punir os criminosos e não a de inviabilizar a economia; se a intenção da AGU for a de apenas preservar a economia e não a de livrar a cara dos criminosos, é evidente que a questão demanda uma mediação, uma autoridade maior que junte as partes, troque as informações e, sem prejuízo do sigilo das operações, ajude a chegar a um meio termo, que preserve a economia sem comprometer as punições.

***

Em circunstâncias normais, o mediador dessa história seria o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Pelo seu histórico de indecisões, é claro que lhe falta dimensão pública e pessoal para essa tarefa.

Em circunstâncias normais, a presidente da República substituiria Cardozo por um novo Ministro, em condições de montar esse quebra-cabeça. Nas atuais circunstâncias, a presidente está imobilizada, incapaz de uma atitude pró-ativa em qualquer frente.

***

Então, como fica?

É injusto atribuir aos grupos de mídia a responsabilidade pela preservação da Petrobras. Eles contribuem com louvores à encomenda que receberam de destruir a empresa.

O mesmo ocorre com a oposição. Em um dos telegramas da Wikileaks, o então candidato à presidência da República José Serra aparece negociando com um operador de petroleiras internacionais, prometendo acabar com o sistema de partilha no pré-sal, se eleito.

É igualmente injusto criar uma teoria conspiratória nova para explicar o papel das petroleiras. Afinal, trata-se de um método secular, inaugurado há mais de cem anos pelo primeiro Rockefeller. O setor apenas segue sua natureza.

Também é injusto responsabilizar o Procurador Geral da República e o Ministério Público pelo desmonte da empresa. Eles cumprem com sua missão, que é apenas a de investigar suspeitos e punir criminosos.

***

Se cada grupo cumpre com sua missão, de quem é a responsabilidade pelo furacão que ameaça a Petrobras e toda a cadeia de petróleo e gás? É a presidente da República Dilma Rousseff.

O que tem a fazer é simples;

  1. Indicar um interlocutor para se reunir com a AGU, TCU e PGR com a missão explícita de preservar a Petrobras e a cadeia do petróleo e gás. Não vale alguém que esconda a reunião na agenda oficial.

  2. Junto com esses interlocutores, analisar objetivamente quais os limites à punição e até ao fechamento das empreiteiras, sem prejudicar o setor.

  3. Destravar o mais rapidamente possível a pauta Petrobras e começar a trabalhar o segundo governo.

Se não fizer, arriscará a entrar na história pela porta dos fundos.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O sigilo decretado nas

    O sigilo decretado nas investigações que antes era usado pelas autoridades judiciais para manter o governo no escuro e contribuiu para vazamentos seletivos com objetivos clamente políticos, agora explode na cara dos mau intencionados procuradores e juízes que faziam o jogo da mídia. Meio tarde párapedir penico. Não quiseram compartilhar as informações que poderiam facilitar a tomada de providências pela Petrobrás e CGU com vistas a preservação da empresa. Agora alegam que as autoridades não devem fazer os acordos previstos na lei por não estareminformados. Seria cômico se não fosse trágico.

  • "Risco Zero" não existe!
    O que realmente decepciona não é o que a imprensa, a oposição, os representantes do retrocesso e do entreguismo estão fazendo para atingir seus objetivos. Não surpreendem! Estão defendendo seus interesses, mesmo que os consideremos questionáveis.

    O que decepciona e preocupa é que aqueles que me representam, em nome de não sei o quê - pois nem isto nos é informado - mantém-se inativos, passivos, silentes quando acredito que deveriam estar defendendo o projeto que escolhemos e que cabe ser executado. E a Petrobras e a Indústria Nacional fazem parte deste Projeto; sem uma ação efetiva do Governo, o resultado será, na melhor das hipóteses, nulo.

    Precisamos nos manter despertos, pois a decepção e a desilusão são soníferos poderosos que podem nos jogar num sono mórbido, tornando-nos moribundos em vida. Ainda que acordados, manietados pelos que foram corajosos o suficiente para agir e arriscar.

    "Risco zero" não existe.

  • Os carrapatos da vaca

    Vale a pena repetir essa história:

    O agricultor levou uma vaquinha cheia de carrapato a um veterinário. E disse ao doutor que já tinha tentado de tudo, inclusive passado piche, creolina, álcool e o diabo  a quatro nas costas do pobre animal. 

    O veterinário pensou numa solução drástica e sentenciou: "só tem um jeito que é a gente colocar um veneno bem forte na pele da vaca; mas ela também poderá morrer",

    E o agricultor retrucou: "mas doutor, é do peito da minha vaquinha que eu tiro diariamente o leite que alimenta os meus dois filhos. A vaca não pode morrer".

  • Eu já falei...

    A Dilma ganhou as eleições, eu votei nela e fiz minha parte. A mídia e a oposição fazem o jogo desde sempre, e reclamar que os problemas de gestão da empresa e da crise é terrível por parte do governo da presidente. Isso tem deixado a empresa esposta aos ataques especulativos e interesseiros. Por isso, eu me arrependo de ter votado na Dilma, e a gritaria dos defensores da presidente tem sido de um absurdo inácreditável, atirando por todos os lados sem saber o que fazer por que não tem direção. O pior é ver gente com blog (não é o Nassif) defender a política econômica austera do governo falando que não houvesse isso o país viraria pó (sem falar claro que no ano passado o governo fez uma festa nas contas públicas), e defender que o desastre econômico social da Venezuela (pronta a virar uma espetacular crise democrática) é culpa dos EUA e não da política econômica com 17% de déficit fiscal do Maduro. Parte da esquerda se perdeu em seu discurso justamente pelo vácuo criado pela presidente, que deu espaço para os ataques a Petrobras.

  • Dilma já abriu a porta dos

    Dilma já abriu a porta dos fundos e está indo, em passos firmes, para passar por ela. Em termos de realpolitik, minha única esperança é que Lula pare a caminhada dela. E a essa esperança que me agarro. Dilma personifica a união terrível de teimosia ( a ponto de sacrificar a amiga Graça Foster ) e de falta de inteligência para lidar com a realidade que não se encaixa em seus modelos fixos. Enfim, que Lula entre em cena com força para que Dilma não se torne o Pitta dele. 

  • O sigilo decretado nas contas.

    Não consigo entender por que este ministro é mantido no cargo,  como também não consigo entender a postura do ministério publico, da policia federal, em fim, parece existir um comando trevoso empenhado em desconstruir tudo de bom que tem sido feito nesse pais. Essa luta ferrenha contra a Petrobras e claro, contra o povo brasileiro.

    Quem realmente ganha com tudo isso!

     

     

  • O problema, Nassif, é que o

    O problema, Nassif, é que o MP JÁ TEM seus interlocutores, que são a imprensa e a oposição.

    Não se esqueça que a primeira frase do Procurador na coletiva pra imprensa quando ofereceu a denúncia foi que a mídia era uma aliada.  Nem papo com a AGU e a CGU eles querem. Que diferença faz "nomear" o Cardozo para algo que ele não tem a atribuição funcional?

    Por mais que esse ministro seja um besta, no âmbito do MJ só há dois órgãos com algum poder punitivo, a PF e o CADE. Qualquer, qualquer tentativa de exercer o comando da PF - assim como no caso do CADE no episódio do trensalão - logo será chamada de stalinismo, bolivariaismo, etc., e esse pessoal treme de medo disso; é essa a "tática de imobilização". Mais: no atual contexto ainda vão acusar de interferir nas investigações para salvar o governo, mais uma vez como tática autoritária, stalinista, etc. Enfim, se trocar de ministro agora, pior ainda.

    Já era. Esquece esse Cardozo. Quem parece que está assumindo é o Adams.

    Não sei se tem algo a ver com a nomeação pro STF, pois até o Celso Melo entrou no circuito (MAM nem se fala), mas o fato é que é ele, o Adams, que anda falando por aí.

  • É possivel que o "furacão que

    É possivel que o "furacão que ameaça a Petrobras" não tenha tanto a ver  com os problemas da nossa estatal, com doleiros, com as brigas de petistas, aliados e oposição.

    O mundo esta entrando numa nova guerra. So não a ve quem não quer.

    Apenas ainda não foi formalmente declarada, mas os inimigos ja estão brigando nos limites dos muros que os separam.

    Como em todos os outros conflitos militares, o objetivo inicial é sempre controlar as areas onde existe e circula o petroleo.

    Infelizmente estamos no olho do furacão, temos essa materia disputada.

    Se essa versão for plausivel, nem a presidente, nem os demais brasileiros poderão fazer muita coisa para salvar nosso grande bem.

    Ele esta sendo disputado por forças muito poderosas.

    Nossos delegados, promotores e juizes, que acreditam estar "lutando contra a corrupção", na verdade estariam sendo manipulados numa operação internacional, com objetivos bem diversos.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago