Dilma refuta ideia de conflito entre ela e Lula

Da Folha

Em viagem à Europa, presidente diz que imprensa pode tentar, mas não vai conseguir criar ‘conflito’ entre ela e antecessor
Temer e ministros apresentaram ontem pacote de bondades à base na Câmara para tentar conter rebelião
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem ter apenas divergências “normais” com o ex-presidente Lula e tentou minimizar as informações de que seu antecessor tem feito críticas reservadas a seu estilo de governar.
Na edição de ontem, a Folha publicou reportagem mostrando que Lula tem dito a interlocutores do mundo político e empresarial que Dilma precisará de um novo time para conduzir sua política econômica e de um novo “núcleo duro” para ajudar a gerenciar o governo e as crises políticas com a base aliada no Congresso.
“Eu acho que vocês podem tentar de todas as formas criar qualquer conflito, barulho ou ruído entre mim e o presidente Lula, que vocês não vão conseguir”, disse a presidente, em entrevista a jornalistas brasileiros na Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas (Bélgica).

“O meu comentário é o seguinte: a imprensa é livre e tem direito de expressão e eu e o presidente Lula não temos divergências a não ser as normais”, afirmou.
Questionada se em algum momento ouviu críticas de Lula sobre suas estratégias política e econômica, respondeu: “Não, ele nunca comentou comigo”.
Apesar das críticas reservadas, o ex-presidente tem demonstrado confiança numa vitória de Dilma nas eleições deste ano e descarta tomar o posto de candidato à Presidência.
Para Lula, a presidente Dilma atualmente “está bem na foto” com o eleitorado, mas “divorciada” das classes empresarial e política, o que poderia trazer riscos futuros.
BLOCÃO
Na tentativa de melhorar a interlocução com a base na Câmara –onde partidos aliados criaram na semana passada um “blocão” independente para explicitar o descontentamento com Dilma–, o Palácio do Planalto apresentou ontem um pacote de bondades para tentar conter a ameaça de rebelião.
O governo decidiu mobilizar 12 ministérios para atender demandas dos congressistas, prometeu cumprir liberação de verbas para obras apadrinhadas por deputados e senadores no Orçamento de 2013, além de elaborar pauta de votações de consenso.
As propostas foram apresentadas aos líderes governistas na Câmara pelo vice-presidente, Michel Temer (PMDB), e pelos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Na reunião, os deputados reclamaram sobretudo da falta de diálogo com o governo, do rompimento de acordos para pagamento das chamadas emendas parlamentares e da interferência do Planalto na pauta da Casa.
Eles afirmam que não pretendem romper com Dilma ou derrotar o governo nas votações em plenário, mas dizem que está mantido o bloco parlamentar capitaneado pelo PMDB e formado pelo PP, PR, PTB, PDT, Pros, PSC e o oposicionista Solidariedade, que somam mais de 250 dos 513 deputados. (LEANDRO COLON, MÁRCIO FALCÃO, RANIER BRAGON E FLÁVIA FOREQUE)
Redação

Redação

View Comments

  • Há quatro anos que a mi(r)dia

    fala, escreve, repete que Lula e Dilma vão brigar, estão brigando, tem que brigar. Isso é repetido em todas as reuniões sociais dos pais do coxinhas. Cadê os fatos?

  • Especialista em fazer intrigas

    A midia venal e golpista no Brasil é especialista em fazer intrigas contra o governo do PT.

    Tudo o que é produzido pela midia serve como combustível à oposição que está desesperada para retomar o poder.

    Infelizmente, há alguns imbecis da ultra-esquerda que fazem o papel de codjuvantes da direita raivosa que vão no embalo das idiotices protagonizadas pela midia golpista.

  • Enquanto a oposição pensar

    Enquanto a oposição pensar que será compreendida por circunstâncias alheias divulgadas na mídia, em vez de conceitos racionais para a mundança suficientemente desenvolvida da atividade humana, não assumirão um caráter político por forma de possibilitar um relance das condições de eleger um presidente.

  • "Jornalismo" criador de

    "Jornalismo" criador de intrigas típico das revistas de novelas, fofocas ou jornais e programas esportivos quando estão com falta de assunto. Quando eu tinha cachorro, jornais serviam pra eu forrar o chão para o bicho. Como ele morreu, nem pra isso jornal me serve mais porque tenho dinheiro pra comprar papel higiênico.

  • Comentário.

    O governo discute, diverge; a "oposição" bate cabeça e abandona os seus na estrada. Desde quando, divergir, em si, é ruim? A "oposição" não diverge pois ainda não encontraram o local da reunião.

  • Lula tem ressalvas ao governo

    Lula tem ressalvas ao governo Dilma? Com certeza, mas não iria propagá-las aos "canais vazantes" do pig, não é mesmo? Macaco velho como ele?

    A Folha pegou o que as "fontes" acham que o Lula acha e jogou no ventilador. As críticas, ele deve fazer sim, mas no pé do ouvido da presidenta. Se ela as vezes discorda é até bom. embora é mais certo que ele tenha razão. É sinal de que ela não é pau mandado. O tal poste

  • Eles podiam até simular uma

    Eles podiam até simular uma briga de mentirinha hein...rsrssr, a oposição e a mídia teriam orgasmos múltiplos !!!!

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

8 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

9 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

11 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

11 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

12 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

12 horas ago