Política

Gabriel Monteiro: entenda o caso do vereador cassado no Rio

O ex-PM e youtuber Gabriel Monteiro (PL) teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (18) por 48 votos a 2, além de uma ausência.

Fica declarada a perda do mandato do Vereador Gabriel Luiz Monteiro de Oliveira, do Partido Liberal – PL, por conduta incompatível com o decoro parlamentar.

diz a resolução da Câmara, assinada pelo presidente do órgão Carlo Caiado (União Brasil)

Foto: Reprodução

Dos 51 vereadores, somente dois não optaram pela punição ao agora ex-vereador: além de Monteiro, Chagas Bola (União Brasil) votou de forma contrária à cassação.

A ausência ficou por conta de Carlos Bolsonaro (Republicanos), que se licenciou do cargo em 2 de agosto para cuidar das redes sociais do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), na campanha pela reeleição à Presidência da República.

Fui eleito e em menos de dois anos provei que função de Vereador é fiscalizar e não ficar curtindo ar condicionado no gabinete. Deus me deu o mandato, Deus tomou o mandato, glória a Deus por tudo. declarou Gabriel Monteiro

Para Alexandre Isquierdo, presidente Conselho de Ética da Câmara:

A Câmara como instituição sai fortalecida. Não houve corporativismo. Fomos coesos e imparciais. O próprio resultado de 48 a 2 mostra isso. Questões ideológicas foram deixados de lado. Foram dois processos de cassação em dois anos. E a Casa trouxe hoje uma resposta para toda a sociedade. Cada vereador teve a chance de expressar seu voto com consciência e responsabilidade

Ele se referiu à perda do mandato de Jairinho, dito como assassino do enteado Henry Borel.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

O processo se arrastava desde maio, quando denúncias de assédio sexual e estupro vieram à tona através de ex-assessores parlamentares de Monteiro.

Acusações de estupro

Quatro mulheres acusam Gabriel Monteiro de estupro, sendo uma delas menor de idade.

Nesse sentido, um áudio foi obtido pela GloboNews na madrugada de terça para quarta-feira. Nele, o youtuber admite que “gosta de novinha”.

O próprio Monteiro aparenta estar se gravando, pela proximidade da sua voz ao microfone. Ouça:

Em outro momento, o ex-PM diz que está com o pênis “tinindo”, mostrando-o ao interlocutor, que se mostra incomodado. Segundo relatos de ex-assessores, ele circulava entre os funcionários com a genitália exposta, constrangendo os colegas de trabalho.

Outro vídeo que circulou pelas redes sociais mostra o ex-vereador mantendo relações sexuais com uma garota de 15 anos. Ele afirma que acreditava que ela tinha 18 anos, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente define como crime fazer gravações de menores de idade em práticas sexuais.

Outro fato que pesou na decisão pela cassação foram os supostos vídeos forjados. Registros mostram o youtuber e seus assessores orientando moradores de rua, crianças e demais “personagens” dos conteúdos publicados por Monteiro.

Além disso, Monteiro foi acusado de invadir as unidades públicas de saúde do Rio de Janeiro – segundo o ex-PM, tratavam-se de “vistorias”, dentro da “fiscalização” que um vereador deve fazer aos serviços estatais.

Após imbróglio jurídico, o ex-PM pôde voltar a fazer as visitas sem agendamento prévio.

Passagem pela Polícia

Como servia à Polícia Militar há menos de 10 anos, Monteiro teve que se demitir da corporação para assumir a cadeira de vereador. Durante sua passagem de mais de três anos, ele acumulou 16 transgressões disciplinares. Em 14 delas, somou 33 dias de detenção. Nas outras duas, sofreu repreensão.

Dessa forma, o agente foi classificado como um soldado de “mau comportamento” pela PM. Em 2019, chegou a perder o emprego por expor um “policial corrupto”, o coronel Íbis Souza, mas conseguiu sua reintegração na Justiça.

Presença na política

Reprodução

Em seu canal do Youtube, Gabriel Monteiro diz defender pautas como o combate ao crime organizado, às milícias e à corrupção. Em 2018, fez campanha para a eleição de Jair Bolsonaro (PL), e sempre esteve muito próximo do bolsonarismo.

Após as eleições e a pandemia de covid-19 em 2020, os elogios ao presidente se reduziram, mas as críticas continuaram restritas somente ao PT e ao campo progressista. Embora eleito pelo PSD, o youtuber mudou de partido e atualmente está no PL, mesmo partido de Bolsonaro

Em relação aos liberais, ele é ex-aliado do MBL: Arthur do Val, cassado na Assembleia Legislativa de São Paulo, chegou a dizer que Gabriel Monteiro revelou se espelhar em MamãeFalei para fazer seus vídeos.

LEIA: Arthur do Val é cassado e declarado inelegível pela ALESP; feministas comemoram vitória contra o machismo

Kim Kataguiri e Arthur do Val, do MBL, ao lado de Gabriel Monteiro. Foto: Reprodução

Após o MBL se opor a Bolsonaro, Monteiro se distanciou no Movimento.

Disputa por Brasília

Apesar da cassação, Gabriel Monteiro se coloca como candidato a deputado federal, enquanto lança a irmã, Daniela Monteiro, a um cargo no parlamento estadual do Rio.

O PSOL disse que vai pedir a impugnação da candidatura de Monteiro no Tribunal Regional Eleitoral carioca.

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

View Comments

Recent Posts

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

4 minutos ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados do paciente

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

26 minutos ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

38 minutos ago

Ações das Casas Bahia valorizam 34% após pedido de recuperação

Proposta para postergar o pagamento de R$ 4,1 bilhões a credores foi vista pelo mercado…

57 minutos ago

Reajuste dos planos de saúde: por que a ANS é omissa na regulação dos preços abusivos?

Pacientes ficam à mercê de reajustes abusivos e desamparados com rescisões de contratos cada vez…

1 hora ago

Moro escreveu recado duro a Salomão na primeira intimação que recebeu do CNJ; oficiais levaram 2 meses para encontrá-lo

Bilhete antecipa parte da defesa que Moro fará perante o plenário do CNJ; saiba o…

1 hora ago