Recentemente, a Natura lançou campanha enaltecendo suas consultoras. No anúncio, realçava a palavra “rede” e a consultora apresentada tinha semelhança física com Marina Silva.
Esta semana, o Itaú mudou o nome da Redecard – sua operadora de cartão de crédito – para apenas Rede. “Rede remete à tecnologia, agilidade e modernidade ao mesmo tempo que cria para a marca uma personalidade jovem e conectada. Uma Rede que conecta pessoas e empresas, mudando a experiência de consumo”, explicou o release do banco.
O site da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, apregoa: “Rede é participação e acesso, é conexão entre pessoas. Com o registro da #Rede, começam processos inovadores de participação cidadã. Conecte-se”.
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Não por coincidência, Itaú e Natura estão entre os principais apoiadores da candidatura Marina Silva.
Trata-se de uma das mais ousadas e arriscadas experiências de marketing: o investimento pesado no sentido de rede, provocando um imbricamento entre a imagem das empresas e de uma candidatura política.
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Historicamente, poucos banqueiros ousaram participar diretamente do jogo político. E nenhum arriscou a misturar imagens de forma tão ostensiva.
Nos anos 50, Roxo Loureiro, um banqueiro ousado que praticamente inaugurou a poupança e o sistema de agências descentralizadas, entrou na política. Gastou mais do que podia. E foi fuzilado por uma declaração impensada de Octávio Gouvêa de Bulhões, que provocou uma corrida contra seu banco. Aliás, seu principal executivo era Otávio Frias, que, anos depois, se tornaria o proprietário da Folha.
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Ainda nos anos 50, o banqueiro Walther Moreira Salles tinha tudo para ser o governador de Minas Gerais. Conseguira o impossível: o apoio tanto do PSD quanto da UDN. Recusou para não colocar o banco em risco.
Nos anos 70 foi a vez de Olavo Setúbal, do Itaú. Apesar da solidez, o Itaú tornou-se vítima de boatos que chegaram a provocar corridas em algumas praças importantes, como a de Campinas. Setúbal manteve a carreira pública, mas sem arriscar a disputar eleições.
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Na história do país, apenas o ex-governador de Minas Magalhães Pinto conseguiu fazer carreira política e bancária. Seu banco quebrou anos depois, mas sem ter sido prejudicado pela política.
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Apostar em políticos é estratégia de marketing tão arriscada quanto apostar em boxeadores: basta um nocaute para liquidar com qualquer campanha; basta uma denúncia, uma derrota acachapante, uma reversão de imagem para respingar no patrocinador. Basta derrotar os adversários para ter contra si todos seus eleitores.
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Não apenas isso. Especialmente em períodos eleitorais, a radicalização política não poupa gregos, troianos e egípcios, ainda mais nesses tempos de redes sociais. É uma mistura que poderá colocar contra o banco os eleitores do PT, do PMDB e Minas Gerais inteira.
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As duas empresas têm a seu favor o fato de serem inquestionavelmente sólidas e bem administradas. No caso da Natura, há uma ampla identificação com o ecoliberalismo de Marina Silva. No caso do Itaú, o foco em um público urbano moderno, mesmo alvo do partido de Marina.
Mas, se vivo fosse, Olavo Setúbal certamente não teria permitido essa aventura.
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B,ba
O Itaú deve mais de 17 bilhões à União e a Natura tmbm é caloteira: Bomba semiótica ao contrário
Dividas do Itau e Natura
Gostaria de ver uma reportagem sobre essas dividas com o estado do Itau e Natura. Eu , assalariada, nao posso dever NADA, o que e justo. POrque eles podem?
E essa a "sustentabilidade" da Marina? Uma sim sustentabilidade dos bancos, empresas amigas?
Ta louco!
"As duas empresas têm a seu
"As duas empresas têm a seu favor o fato de serem inquestionavelmente sólidas e bem administradas." Nassif, e os "probleminhas" que o Itaú e a Natura teriam com a Receita Federal, isto é, ao que consta sonegação brava? Aliás, parece que um "probleminha" semelhante ao que tem a Globo. Aliás, também apoiadora "oficiososa" (por enquanto) de Marina!
"As duas empresas têm a seu
"As duas empresas têm a seu favor o fato de serem inquestionavelmente sólidas e bem administradas." Nassif,
Sim. Mas tem solidez que resista a BOICOTE de clientes, QUE VENCERAM AS ELEIÇÕPES COM OUTRA CANDIDATA?
Até a Globo recuou...até onde os apoiadores de Marina arriscarão?
Tem certeza que a NATURA não usa Beagle ???
E o Itaú já pagou a multa???
Tirando isso...o que sobra para Marina é uma Vereança...no Acre.
A REDE DE MENTIRAS FINANCEIRAS E NEGÓCIOS
Nassif, a mais de uma semana eu anunciei em comentários sobre a investida do ITAÚ já como partido político, o Partido dos juros altos e taxas escorchantes, não havia detectado a natura o qual uso produtos e não mais usarei, por quê? Quando empresas se tornam partidos políticos à democracia some, some porque o dinheiro compra quase tudo, o Itaú está arriscando o que não deu certo nem nos EUA. E tem mais REDE não é só a impressão de novo e conectividade é também sinônimo de REDE DE MENTIRAS, REDE DE PROSTITUIÇÃO, REDE DE ESGOTO, REDE DE TELEVISÃO QUE SONEGA, portanto a palavra REDE não é só essa maravilha midiática imposta a peso de ouro pelo Itaú e natura na mídia, eu mesmo escreverei muito sobre a NOVA REDE DE ESGOTO QUE SE INSTALA NA POLÍTICA BRASILEIRA.
Sem falar que esse banco
Sem falar que esse banco obriga seus empregados a ligarem para a residência de seus clientes dia e noite, oferecendo benesses, sempre em prejuízo da clientela e a favor deles. Antes que me enlouquecessem de vez, me mandei de lá. Mudam os gerentes a cada 3 meses, desconfio que ao não atingirem o tal volume de bônus, (conseguidos as expensas dos clientes) os gerentes são rifados do cargo. Quanto a essa natura, não uso prefiro O Boticário.
É vergonhoso um candidato à
É vergonhoso um candidato à presidência da república ser patrocinado ostensivamente por empresas máxime um banco com tantos interesses comerciais e (por via direta ou indireta) políticos.
Considerando a velha máxima política: não tem almoço grátis, caso Marina chegue ao poder irá governar para quem? para o povo ou para seus patrocinadores?
Banqueiro Quebrado
Meu caro,aqui no Paraná o "dono" do Bamerindus também teve o mesmo fim. Obteve por um curto período algum sucesso político e depois.... Tchssbuuummmm! Água!
Outros ficaram de for do comentário
Sem esquecer-se do Silvio Santos e do Antonio Ermírio. Esse último saiu da campanha bastante chamuscado.
Acredito que pega é muito mal
Acredito que pega é muito mal para o político que é financiado por bancos, daí não se pode esperar boa coisa; esses políticos que se apresentam como novos no fundo são mais do mesmo, querem a caneta e a cadeira como todos os "velhos" políticos.
CASAS BAHIA E FHC
Na época da campanha da reeleição do FH, as Casas Bahia fizeram uma campanha de vendas muito esquisita. Estavam vendendo seus produtos para começarem a pagar em 45 dias. E as cores da campanha eram azul e amarelo.
Onde está hoje o sr. Samuel Klein?
E a militancia da rede, como
E a militancia da rede, como é que ficam nessa história toda, como serão chamados pela Marina e seus próceres? "Colegas de trabalho" como SS se refere ao pessoal do auditório. Como nós, seus adversários, devemos tratá-los, como consultores de negócios, ou como vendedores de de serviços bancários? Serão remunerados pelo serviço?
Acho que a Marina rifou os marineiros, sem consulta-los.
Um lance ousado e
Um lance ousado e inteligente. Itaú e Natura tiveram um marketing gratuito por semanas.
Será que o Gilmar Mendes sabia da estratégia ou ele também era garoto propaganda?