Janot e os inquéritos intermináveis contra Aécio

Não se pode acusar o Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot de imprevisível. Sua atuação tem ajudado a confirmar todos os cenários traçados pelo Xadrez sobre a maneira como trabalha os inquéritos contra seu conterrâneo, o senador Aécio Neves: empurrar com a barriga o máximo de tempo possível.

A delação do ex-senador Delcídio do Amaral criou uma dor de cabeça para Janot. Delcídio avançou uma série de acusações contra Lula, Dilma e o PT. Mas incluiu na delação denúncias contra Aécio. Como não poderia ignorar algumas denúncias e acatar outras, Janot foi obrigado a abrir dois inquéritos contra Aécio: um, sobre o sistema de propinas de Furnas; outro, sobre a falsificação de documentos para a CPMI dos Correios, visando ocultar o mensalão mineiro.

Um ano antes, em março de 2015, já havia uma série forte de indícios contra Aécio – a Operação Norbert (que permaneceu na gaveta da PGR desde 2010), identificando contas em Liechtenstein, as informações de Alberto Yousseff sobre as propinas de Furnas, o nome do diretor que recolhia a caixinha, Dimas Toledo, da empresa que lavava o dinheiro, a Bauruense, a titular da conta onde o dinheiro era depositado, Andréa Neves.

Mesmo assim, Janot não pediu o indiciamento de Aécio, denunciando outros senadores – como Lindbergh Faria e Antônio Anastasia – com base em indícios muitíssimos mais frágeis, surpreendendo o relator Teori Zavascki.

Com a delação de Delcídio, foi obrigado a voltar ao tema.

De lá para cá, tem havido um jogo de empurra e de adiamento das investigações, quase escandaloso.

Em maio de 2016, Janot decidiu pedir autorização para abrir dois inquéritos contra Aécio.

Batendo no STF (Supremo Tribunal Federal), o suspeito algoritmo do tribunal jogou os dois pedidos de abertura de inquérito nos braços de Gilmar Mendes. Que, obviamente, não autorizou a abertura dos inquéritos, obrigando Janot a insistir (https://goo.gl/e8U4DD). Não autorizou sequer a tomada de depoimento de Aécio e a colheita de provas adicionais na Lava Jato (https://goo.gl/uZt4SK). Deixou-se de lado a conta em Liechtenstein sob a alegação de que a cooperação internacional não chegava até lá.

Ante a falta de sutileza de Gilmar, Janot foi obrigado a insistir no pedido, que acabou autorizado (https://goo.gl/jf5HDN).

NO entanto, até 23 de novembro, ou seja, com oito meses de investigações, nem a PGR nem a Polícia Federal haviam sequer colhido depoimentos autorizados, entre eles o de Dimas Toledo (https://goo.gl/YA4G3t), obrigando Gilmar a prorrogar o prazo:

“Os autos foram remetidos à Corregedoria-Geral da Polícia Federal para inquirição de três testemunhas, interrogatórios do investigado, além de requisição e juntada de documentação constante dos autos de outras investigações. A remessa dos autos à Corregedoria-Geral da Polícia Federal foi feita em 10.6.2016. (…) As inquirições não foram realizadas ou agendadas. (…) Ficam a Autoridade Policial e o Ministério Público Federal instados a observar os prazos de tramitação, nesta e em todas as investigações supervisionadas por este Relator”, diz a decisão.

Vencido o prazo, a conclusão da investigação sobre a suposta atuação de Aécio Neves maquiando dados para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) – escondendo sua relação com o Banco Rural – foi mais uma vez adiada a pedido de Janot (https://goo.gl/9jItJe).

Pediu prazo de mais 120 dias para o ingente trabalho do liquidante do Banco Rural fornecer informações solicitadas. “No decorrer desse lapso de tempo, a Procuradoria-Geral da República providenciará a análise, ainda que preliminar, dos documentos da CPMI dos Correios”. 120 dias para uma análise preliminar dos documentos da CPMI dos Correios.

Até hoje ainda não foi identificado o gestor do Banco Rural que enviou os documentos falsos. Nada ocorreu com Dimas Toledo, o notório diretor de Furnas que se vangloriava de passar propinas para mais de uma centena de parlamentares. Para se ter uma ideia da sua importância, o papel de Dimas em Furnas equivaleria a de Alberto Yousseff e Paulo Roberto Costa somados na Petrobras.

Há limites para a hipocrisia. E Janot corre o risco de desmoralizar-se a si e ao MPF com essa solidariedade mineira.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Lamentavelmente estamos vendo

    Lamentavelmente estamos vendo que não há limites para a hipocrisia desse pessoal !  Agem como se todos fossemos completos idiotas.... Tá ficando feio, cada vez mais evidente, essa blindagem ao senador carioca, eleito pelo Leblon. Vamos acompanhar os próximos passos do pgr nesse caso.

  • Cansaço...

    Já está cansativo ficar acompanhando o passo a passo do PSDB neste Golpe ! Atenção, agora, a Serra, no Senado - retomada da emenda do parlamentarismo e o voto distrital ! O Golpe final desse partido às expectativas do povo brasileiro ! E, atenção: Aloísio 300 mil cotado pro Ministério do Exterior...afinal, quem esteve em Washington, relatando o impeachment e as calculadaspróximas etapas ?

    • Mas para aprovar a emenda do

      Mas para aprovar a emenda do parlamentarismo precisaria trocar o chanceler Serra pelo chanceler Aloysio Nunes? Não são da mesma "espécie", mesmo "DNA"?  Que diferença faz?

      Além disso, toda e qq mudança que compõe o pacote pós golpe é aprovada no congresso com folga. Isso é cláusula pétrea do "pacote". Assim, a mudança no MRE deve ter outra motivação.

      Vamos aguardar um outro xadrez do Seo Nassif.

  • Sinceramente...

    Não consigo entender a insistência do Nassif em achar que há um nanofio de esperança de que Janot tem algum resquício de moral.

    "Há limites para a hipocrisia. E Janot corre o risco de desmoralizar-se a si e ao MPF com essa solidariedade mineira."

    Como desmoralizar o que não tem moral? Tanto Janot quanto o MPF estão afundados até o pescoço no golpe. Estiveram lá desde o início.

    É idêntica à esperança que ele tinha em relação ao Serra em priscas eras...

  • A inconsciência tem suas

    A inconsciência tem suas vantagens...

    Ele não sente vergonha por isso...

    Nem remorso por ajudar a aumentar a fome, a prostituição e o crime no Brasil...

    Os milhões de que voltaram para miséria depois que uma presidenta honesta foi deposta...

    Nem arrependimento pela forma com o que ele deixa de herança aos seus compatriotas...

    Será que ele percebe que o país hoje está menos feliz?

  • P R E V A R I C A Ç Ã O E X P L Í C I T A !

    V  E  R  G  O  N  H  A  !         P.   G.  R.     D E    A  R  A  Q  U  E   !           G  O  L  P  I  S  T  A  !

  • Ou o Brasil acaba com o MPF
    Ou o Brasil acaba com o MPF ou o MPF acaba com o Brasil. Simples.

    Se bem quevo serviço sujo de acabar com o Brasil o MPF javfez ao fomentar o golpecde Estado

  • Descobri em 2016 o que

    Descobri em 2016 o que aqueles que vieram antes de mim já deveriam ter descoberto com os golpes de 1945, 1954 e 1964: essa gente deve ser eliminada. Todos. A começar pelas Organizações Globo.

    Está absolutamente claro que a esquerda erra estupidamente quando imagina que existe possibilidade de redenção do país com essa gente circulando por ai. Eles tem a mente escravocrata, preconceituosa, colonizada, primitiva e tosca. São piores que animais, pois animais não teriam coragem de fazer o que fazem com a própria espécie.

    Ou o Brasil se livra desse lixo, ou vai ser um eterno "país de merda".

    • Perfeito

      Perfeito e simples Marcos.

      Eliminar não apenas as organizações Globo (as leis atuais são risiveis para esses vendilhões da patria) e parar de cair na conversa de negociar com ladrões e lesa-patrias, como se eles tivessem algum tipo de compromisso ou carater. As leis deveriam mudar para traidores. No minimo perpetua.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

8 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

9 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

10 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

11 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

11 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

13 horas ago