Levy e Everaldo, dois vencedores, por Wagner Iglecias

Levy Fidelix e Pastor Everaldo foram vistos por muita gente, durante esta campanha, como nanicos caricatos. Viraram motivos de memes de internet e piadas entre gente bem pensante. Mas, pensando pela ótica deles, Levy e Everaldo, se poderia perguntar: e daí? Os dois ex-candidatos passaram semanas em rede nacional defendendo abertamente e sem constrangimento uma pauta conservadora nos costumes e liberal na economia, como há muito tempo a direita brasileira não ousava fazer. Falaram em nome dos valores morais mais tradicionais e, somados, alcançaram mais de 1 milhão de votos. Cifra que, para uma eleição presidencial, é pouco, reconheça-se. Mas quem se importa com isto se ambos puderam tornar-se nacionalmente conhecidos, levando a 200 milhões de pessoas uma mensagem de profunda reação às tantas mudanças sociais e comportamentais que a sociedade brasileira tem vivido nos últimos anos?

Mas mais do que isso: se as candidaturas Fidelix e Everaldo agora são História, as urnas deste domingo agraciaram com a vitória centenas candidatos a deputados estaduais e federais Brasil afora que defendem e reverberam exatemente as pautas dos dois ex-candidatos. Quem prestou atenção ao horário eleitoral para o Legislativo em vários estados nesta campanha provavelmente percebeu o tom dominante que confirmou-se nas urnas, através de palavras de ordem como família, valores cristãos, ordem e segurança. Foram estas algumas das idéias-força que mobilizaram parcela importante do eleitorado brasileiro nesta eleição.

Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita. Fidelix e Everaldo voltam para suas vidas privadas nesta 2a. feira, mas suas ideias e pregações durante a campanha de 2014 seguirão mais vivas do que nunca em boa parte das casas legislativas de nosso país.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Os dois estados de maiores

    Os dois estados de maiores manifestações por uma nova polítca  em 2013

    Resultados.

    RJ: Bolsonaro, Clarissa Garotinho e Eduardo Cunha são os mais votados

    SP: Russomanno, Tiririca e Feliciano são os  mais votados

    • Sem esquecer do Serra e do

      Sem esquecer do Serra e do Alckmin, sendo que este último não tratou nenhum manifestante a pão de ló.

      Mais um indício de que o tão decantado clamor por mudança ficou restrito às  centenas de peças escritas pós eventos. E às manipulações de praxe.

       

    • Milhares de ovos...

      Assis, você e Nassif ainda tem olhar romântico para o Junho de 2013... eu não, aquilo foi o ovo da serpente nazi-fascista sendo aquecido e acariciado desde o comecinho com o MPL e com os inocentes “lindinhos” de Leilane Neubarth.

      Não houve catalizador espotânea algum para aquelas manisfestações, nenhum... tudo foi orquestrado e comandado principalmente do Projac da Globo e de reuniões sinistras dos abutres.

      • João

        Não se trata de olhar romântico. Se trata da constatação de um movimento amplíssimo como foi visto em raras vezes no Brasil. Se era orquestração, manipulação, seja lá o que for, o fato é que criou um clima e as consequências estão sendo vistas. Em ourtras palavras, se em décadas passadas era o PT que tinha esse poder de mobilização, hoje é o seu grupo contrário? Ou ainda o grupo foi para a rua, quem abraçou e ganhou a sua confiança? Se não foi o PT esse falhou.

      • Uma pequeníssima víbora originária daquelas "manifestações"

        Colunista que vota em Aécio quer dividir o Brasil e se livrar de nordestinos

        publicado em 6 de outubro de 2014 às 16:27

  • Na boa mano, suspeito que o

    Na boa mano, suspeito que o negócio destes dois moralistas malácas é o mesmo: pegar dinheiro do fundo partidário, apresentar uma conta de despesa eleitoral fajuta com recibos frios e embolsar o dinheiro público "no nome de Jesuis". Ha, ha, ha... 

  • Vencedores? Onde? Quando?

    Vencedores? Onde? Quando? Acho que ambos saíram da seara da caricatura e adentraram na da infâmia. 

    Não por externarem ideários conservadores e liberais. Nada a ver. Isso faz parte da democracia. Infâmia de um - Levy Fidelix -  pelo discurso moralista, portanto hipócrita, e homofóbico. Alçar valores à condição de temas centrais num debate político é típico de quem camulfla segundas intenções. 

    Infâmia por parte do pastor pelo claro e indisfarçável papel a que se prestou frente a Aécio: o de subujo. Sem esquecer dos virulentos ataques rasteiros à Dilma Rouseff.

  • "(...)Fato é que uma onda

    "(...)Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita.(...)" 

    Precisa esclarecer que esta onda de manifestações não nasceu exatamente das "ruas", foi sim gestada por interesses rentistas ocultos, potencializados e manipulados com o auxílio luxuoso (argh) das redações da !isenta! imprensa "nacional" - entre as aspas da ironia...

  • Uma frase do texto disse tudo

    Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita.

    •  
      Assis, desde o ano passado

       

      Assis, desde o ano passado eu e muitos colegas vinhamso batendo nessa tecla por aqui.  Que as tais jornadas eram o racionarismo se alimentando para 2014. Muitos de nos fomos criticados por estar tentando "domonizar" as manifestacoes.

      Fica a licao sobre algo que surgiu de forma muito estranha e que pregava tambem o odio a politica. Como o Andre lara lembrou, ha pessoas dispostas a votar em candidato que pregue a limpeza etnica.

      Alguem duvida que se aparecesse um animal desse pregando o exterminio dos nordestinos, esta pessoa teria votacao expressiva?

      Ai vem a paulistada "meritocratica" dizendo que o PT quer colocar pobres contra ricos. Esses acham que lutam em igualdade de condicoes com todos.

       

      Mas o que mais me deixa triste e com vergonha alheia do reacionarismo eh ver que depois de a duras penas o pais sair do mapa da fome, de nao vermos mais o nordeste associado a criancas raquiticas, por exemplo, as pessoas nao comemoram isso. Eh como se o Bolsa Familia tivesse feita um grande mal ao Brasilao acabar com a fome.

      Mas eh claro neh, como todo hipocrita cristao que eles sao, vao para a Igreja , fazem seus cultos para louvar um Deus que pedia para amar o proximo com a vos mesmo.

      Chamem o Aluisyo Nunes pq eu to com vontade de mandar um PQP bem grande, ele pode me ajudar.

      • Com um congresso desses...

        ...a defesa da laicidade e das conquistas sociais vai ser ainda mais difícil durante os próximos 4 anos. Fico pensando se, com um congresso desses, vale a pena Dilma ganhar a eleição.

        Junte-se a isso o fato de que alguns desses trastes foram campeões de votos em seus estados, que são importantes (Bolsonaro no RJ, Feliciano e Russomano em SP, Heinze no RS) e assim, estarão cheios de moral para peitar qualquer governo que assumir.  Além disso, Serra levou a vaga do senado em SP e Álvaro, o bostejador, a do PR. Tudo isso configura um congresso que vai nos dar grandes dores de cabeça. Eu não esperava que fosse ser tão ruim assim, o Gunter deve estar com a cabeça bem inchada. Infelizmente.

  •  Que papo-furado!!!
      São

     Que papo-furado!!!

      São "vencedores" porque conseguiram, juntos, mais de 1 milhão de votos? Essas tais "ideias-força" não valem de nada: em mais de 140 milhões de eleitores, deve ter 1 milhão que votaria em um candidato disposto a fazer limpeza étnica. Daí vira ideia-força?? Só se for na casa do "analista".

    • Ou na República do

      Ou na República do Weimar.

      Aliás, ela foi chamada de "república sem republicanos'", o que nos leva a crer que não era muito diferente do Brasil de hoje. 

  • INÓCUOS ?

    Os dois podem ser caricatos e ter feito apenas um milhão de votos, mas estão longe de serem inofensivos. Plantaram muito preconceito e ódio  em solo fértil, falando para uma audiência enorme durante vários dias. São perigosos, sim.

  • tem cada uma!
    Seguindo a manada. As vezes o blog entra em parafuso e este poster eh uma piada de mal gosto para a inteligencia.
    Realmente os anos dourados dos ditos " Religiosos " e perderam as oportunidades nestes ultimos anos e foi interrados com a Marina.
    O grande vencedor neste tamanho e saiu com o dobro dos votos deste dois foi Luciana Genro. O Psol esta vivinho e mandando um recado alto e forte.
    Luciana Genro limpou o espirito e as linhas mestre desta construcao democratica e progressistas.
    Estao escritos na base do futuro.
    Seja radical ou nao. Real e includente.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago