Nassif: Os problemas de Danellon, a Dallagnol paulista

Não começou bem a história da Lava Jato paulista.

Resume-se à transferência, para São Paulo, do desmembramento de algumas denúncias analisadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), contra réus que não disponham de foro privilegiado. De imediato, ganhou a cara da procuradora Thaméa Danellon, lotada em São Paulo, apresentada como a chefe da Lava Jato paulista.

Pelos primeiros movimentos, Thaméa representa a face mais comprometedora da Lava Jato.

É ativista política, conforme demonstrou participando ativamente das convocações do MBL (Movimento Brasil Livre) a favor do impeachment. Aliás, é sintomático o fato de terem sido abertas representações contra procuradores que participaram de atos contra o impeachment, e nada ter sido feito contra os que participaram ostensivamente dos atos a favor. Mas, enfim, esta é a cara do MPF.

Em São Paulo, Thaméa transformou-se em figura fácil de programas nitidamente partidários.

Em participação recente no Roda Viva, a procuradora expôs todo o Ministério Público, ao receber lições de direito de um jornalista. Sua reação foi ir ao programa da notória Joyce Hasselman, para poder distribuir afirmações taxativas sem risco de ser questionada,  ocasião em que atacou o STF (Supremo Tribunal Federal), apontando-o como risco à Lava Jato.

No programa Pânico, da Jovem Pan, ela se permite criticar o hermetismo dos Ministros do Supremo, ou, como diz o apresentador do programa, “dos veinhos que ficam votando”.

Nesses tempos de Lava Jato, o Ministério Público Federal foi afetado de várias maneiras.

Primeiro, o jogo político, no qual os principais lances eram casados com eventos políticos. Depois, o protagonismo indesculpável de procuradores, se colocando como heróis nacionais e se apropriando (inclusive monetariamente, através de palestras)  dos benefícios de uma investigação que era mérito das prerrogativas constitucionais do MPF. Some-se a atuação política indevida, com pregações em redes sociais, rádios e TVs. Finalmente, o vazamento escandaloso de informações visando conquistar espaço junto aos veículos de comunicação.

Com exceção dos vazamentos – porque, a rigor, não há ainda o que ser vazado – a procuradora Thaméa simboliza todos os vícios desse MPF, o salvacionismo, o ativismo político, a figura fácil em programas de rádio e TV.

É cautelosa apenas nos elogios aos seus chefes presentes e futuros. É significativa a maneira como elogia o chefe que sai, Rodrigo Janot, e, mais ainda, a chefe que entra, Raquel Dodge.

Nos elogios ou nas críticas denota um tipo de personagem público que se pretendia superado depois dos intocáveis de Curitiba, com suas conduções coercitivas espetaculosas, divulgação de conversas íntimas, imposição de humilhações públicas a pessoas e um facciosismo desmoralizante para o MPF. Mais uma vez se verá os episódios canhestros de um MPF a reboque dos MBLs da vida.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Chutei o balde

    Estamos em pleno jogo de poder, onde não é como uma partida de futebol que valem apenas 3 pontos.

    Neste jogo estão valendo milhões de vidas que serão submetidas a violência física, mental e testando os limites espiritual de cada brasileiro.

    Impõe uma regra diferente - para mim todo aquele que direta ou indiretamente cooperar para que a miséria humana cresça - é meu inimigo!

    Nisso cortei tudo que até parece inofensivo, mas se alinha com o poder que avança sobre o brasil, até o inocente(?) "portas dos fundos" - por exemplo - não vejo mais.

    Uma vida que se perder é grave e não compactuo com isso, nem fazendo ou aceitando gracinhas...

    Esses que vão nessa direção estão cometendo assassinato de crianças ou pela supressão de seu futuro ou por jogá-los na violência e fome!

    Não contem com minha compreensão!

  • Dupla caipira

    Já começou errado a dupla caipira  Danellon e dallagnol, levando sermão de um dos mais escrotos defensores da direita. e ainda ter que ouvir que não sabe nada de direito penal, é "tha meia" boca esta procuradorazinha, fascista do mbl, quinzinho e outros reaças paulistas. e viva o doriana em sampa.

    • Reinaldo Azevedo é um ser desprezível... porém acertou o tom!

      Reinaldo Azevedo obviamente só está com essa postura porque sabe que a Lava-Jato jogou lama em alguns de seus bandidos favoritos.. apesar de NUNCA condena-los de verdade chegou a queimar algumas candidaturas.

      Mesmo assim, essa postura que ele adotou é a correta!!! O tom é esse aí!!!

      Esse otários da Lava-Jato devem ser tratados como os "moleques" que são!!!

      Esse pessoal já passou dos limites completamente. Essa palhaçada só vai acabar quando as pessoas começarem a martelar esses imbecis em todas as oportunidades possíveis!

      Temos que parar essa demolição enquanto ainda existem ruinas do país para se reconstruir... se continuar assim, só vão sobrar cinzas pelo chão!

    • Surra mesmo!

      Eu vi, tomei um susto enorme!  Pra comeco de conversa, eu nao imaginava que depois de Dalagnol, um OUTRO procurador brasileiro conseguisse o triumfo de soar mais burro que ele, segundo porque eu nao conheco o rosto do jornalista e achei dificil acreditar que era "ele" mesmo!

       

      • E ai Di Union,essa Barbie
        E ai Di Union,essa Barbie oxigenada merece um beijo na bunda,segundo procedimentos Trumpnianos,ou voce a entregaria a sanha imposta pela quadrilha comandada por Don Altobello?

    • Primeiro, péssima escolha,

      Primeiro, péssima escolha, deveria zelar pela justa medida da justiça,

      já que o procurador não precisa ser isento, mais um flanco dessa operação que ninguém aguenta, que servirá de palanque para alguns e desancar adversarios para outros; muito estranho ver esse jornalista defendendo o Lula, bizarro, como dizem os fãs do super-homem, estamos vivendo no "mundo invertido".....

    • Deslumbrada

      Essa procuradora é só mais uma dondoca (notaram os penduricalhos, a pulseira de pérolas, o relojão dourado?) deslumbrada, ideóloga e partidária de direita, e bajuladora de quem possa promover a sua imagem/posição, como bem anotado pelo Nassif ao mencionar o cuidado que ela teve de elogiar o PGR que sai, mas sem se descuidar de elogiar quem entra.

      Mas tecer elogios sem qualquer reserva, elogios rasgados e adjetivados ao juiz Moro, e chamar de "irretocável" a sentença do triplex sem apontar uma única prova concreta razoável que legitime a sentença condenatória, foi o fim da picada.

      O comentário do jornalista inominável foi direto: Como é possível condenar alguém (por lavagem e corrupção) baseado apenas em alegados indícios circunstanciais, quando esses mesmos indícios, ao serem confrontados com provas robustas e acachapantes em sentido contrário e que foram apresentadas pela defesa, são, no mínimo, neutralizados? (Ressalto que Moro reservou apenas cinco parágrafos para a tese da defesa na sentença de trezentas laudas).

      Ou seja, provas de que o triplex nunca pertenceu ao Lula ou de que o mesmo nunca foi o seu proprietário oculto, além de não ter sido produzida uma única prova de que Lula foi beneficiado por contratos da Petrobras apontados na denúncia, (fato este admitido por Moro em resposta aos embargos declaratórios) foram simplesmente IGNORADAS. Em suma, não têm como esses supostos indícios subsistirem ou prevalecerem para sustentar decreto condenatório diante dessas provas abundantes e cabais em sentido contrário!

      E nem se diga que cabe ao MPF acusar somente, pois segundo a lei, o mesmo deve funcionar como custos legis, (fiscal da lei) devendo de ofício, por força de lei, pleitear a absolvição quando nos autos, após a instrução, verificar não haver provas suficientes para a condenação, ou restar provada, como no caso em tela, a inexistencia do fato ou não haver prova da existência do fato (art. 386, I e II do CPP).

    • A garota vai aprender, assim

      A garota vai aprender, assim como Moro e Dallagnol, que para fazer política eles teriam de pedir demissão dos seus cargos, se filiar a um partido político e aí sim, usar redes sociais para opinar, pintar e bordar.

      A menina é fraca como Dallagnol e Moro, e só estão na mídia porque estão a serviço dela.

       

  • Lava-Jato ainda vai passar recibo de inocência para o PSDB!!!

    Chega de alimentar esperanças nessa porcaria de operação!!!

    AINDA SEREMOS OBRIGADOS A OUVIR NO FUTURO DE AÉCIO, SERRA E ALCKMIN, QUE ELES FORAM INVESTIGADOS E A LAVA-JATO NÃO ACHOU NADA PARA ACUSA-LOS... JÁ O PT FOI DESTRUÍDO PELAS INVESTIGAÇÕES!

    NÃO É SÓ PRENDER LULA... FAZ PARTE DO GOLPE PASSAR O RECIBO DE INOCÊNCIA PARA A ALTA CÚPULA DO GOLPE!!!

    A Lava-Jato é, sempre foi e sempre será uma operação 100% político-partidária... deve ser terminada imediatamente!!! Que outra operação tome seu lugar, essa aí deve ser encerrada para não causar mais prejuízos ao país!!!

    1-O juiz é o mais partidário possível!!! Não consigo mais ler textos apontando os mil partidarismo de Moro... ele nem finge mais! Não adianta argumentar com ele... é um fanático!

    2-O Ministério Público é uma piada pronta! Esse Dallagnol fervoroso religioso citando a si mesmo em acusações e falando que o PSDB é inocente pois não fazia parte do governo... game over! Pode reiniciar o jogo... esse aí já é caso perdido!

    3-Polícia Federal passando imagem de Lula sendo preso para filme da Globo... tem coisa pior??? Chega... essa Polícia não presta para nada!

    4-A imprensa mais canalha da história brasileira... sem limites... Veja, Globo, Jovem Pan, FSP, Estadão... se superando em mediocridade a cada dia... é o fim!!!

    O Brasil não sabe combater a corrupção... a tentativa saiu mais cara que a própria corrupção!

    Tem que encerrar essa merda!!! 

    • Entendi o que quis dizer, mas

      acho que é mais produtivo, mesmo se doi a alma, dizer: "os ministérios públicos de todo o brasil são tragédias"

      • Corrupseption: O combate à corrupção usado em prol da corrupção

        O Brasil criou uma nova camada de corrupção... a corrupção do combate à corrupção... a Matrix dentro da Matrix... o sonho dentro do sonho do filme Inseption... aqui é o pesadelo dentro de outro pesadelo.

        Daqui a pouco vai ter gente pagando propina para virar celebridade do combate à corrupção e dar palestra... aparecer na Veja...

        As instituições brasileiras estão longes de ter o mínimo preparo para fazer uma operação como a Lava-Jato. Não existe competência, inteligência, postura, capacidade, segurança, imparcialidade... NADA!!!

        O que se vê é uma falência múltiplas dos órgaos... um fracasso coletivo de todas as instituições: dos Policiais Federais na linha de frente até o alto escalão do STF, passando pela imprensa e pela opinião pública. Fracasso total!

        Todos erraram e fracassaram ao tentar fazer justiça... todos seguiram as convicções... é uma sequência de erros inacreditável! E não acaba nunca... cada dia surge um novo desdobramento... uma nova delação... uma nova gravação... um novo delator... um novo procurador...

        O perigo maior para a quadrilha de Temer e Aécio já passou... aos poucos eles vão domando a situação e transformando essa operação em perseguição declarada aos rivais e ainda vão receber em papel timbrado da Polícia Federal um atestado de inocência para ser esfregado na cara da população durante as eleições.

        Chega desse show!

         

        • Arrazante!

          Ressaltando:

          "O Brasil criou uma nova camada de corrupção... a corrupção do combate à corrupção..."

          UAU!

  • O tempo do dialogo

    O tempo do dialogo passou.

    Isso não quer dizer que a farsa (dialogo) não aconteça (novamente)  para tudo se repetir na proxima decada. O lado positivo é que livra os hipócritas de problemas de consciência e seus egos e superegos continuam tendo orgasmos multiplos com sua sabedoria e viés civilizatório.. Esse prazer é muito mais satisfatório do que ver o resultado de dezenas de milhares de brasileiros atirados no esgoto a céu aberto, afinal os culpados serão sempre os outros.

  • A procuradora, tal como moro,

    A procuradora, tal como moro, é mais um pé de cabra das oligarquias para ferrar Lula e o PT.  Essas figuras do MP são os jagunços da plutocracia. 

  • danellon - perfume francês

    "...a procuradora Thameia simboliza todos os vícios desse MPF, o salvacionismo, o ativismo político, a figura fácil em programas de rádio e TV."

    Não, não e não. Thameia encarna (não apenas simboliza) o vazio total. 

    E um oxímoro, 'vazio total'. Mas é isso. Reinaldo surgiu, quando contestando a procuradora, como um humanista, um lógico, um dialético, arrasando a acusação contra Lula.....e a procuradora, ridícula, balbuciando nada.

    Themeia representa o problema de uma instituição que não consegue escapar da burrice cósmica, da regressão ao infinito. Nem mesmo seu visual, com nariz ajeitado, feminino, ajuda, pois sua estupidez estonteia.

    O Ministério Público Federal atingiu seu clímax inferior, seu anti-clímax. Para minha infelicidade, afirmo que pertenci ao MPF por uns 16 anos.

    • Expurgo
      Há anos o judiciário como um todo, incluindo todas promotorias, faz jus a um expurgo total em seus quadros.
      Esse tipo de gente não se tornou apenas dispensável: tornaram-se nocivos ao país.

        • No Dudiciário como um todo

          No Dudiciário como um todo deveriam haver expurgos também.

          Do contrário, o Brasil não evolui, eles estão encalacrados lá para manter o país do mesmo jeito que é a mais de 500 anos.

  • preocupante...

    com mais duas ou três ações desses novos integrantes políticos o MPF deixará de ser fundamental

    • lembram os namorados dos anos 70...

      só que trocando chicletes mastigados e já sem sabor

      a tal da sentença histórica passando de boca em boca

      • ainda fazem isso hoje, os namorados...

        trocam chicletes diretamente na boca? delícia

        falar nisso, eis que entra um sacana no bamheiro da casa de praia e vê três copos com dentaduras dentro, quase que numeradas ou muito bem identificadas pelas cores dos copos

        ao notar que um dos copos era bem maior, pega as dentaduras dos outros copos e coloca nele

        ó céus! que dúvida cruel! testar uma por uma?

        • sacou?

          o melhor dos erros passados, quando reconhecidos, é que fica mais fácil "repará-los" no futuro

          aprender é isso, ponto, o resto é politicagem barata

    • quantos ao todo, 10?

      10 que não auxiliarão em nada os mais de mil  em processo de lamentação,

      mas não pelos erros, pelo fracasso na melhor oportunidade de se acabar de vez com a corrupção

    • cara, muito bem colocado, loucura mesmo...

      o ponto fraco de todos surge justamente no momento da divisão de forças..............................

      dividem-se para se afastar do autojulgamento no ponto de origem

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago