Política

Nenhum voto sequer foi fraudado em testes de ataque às urnas, diz TSE

da Sputnik Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta sexta-feira (13), que nenhuma tentativa de ataque às urnas eletrônicas foi capaz de alterar “sequer um voto”, na última rodada de testes públicos de segurança nos equipamentos, que serão utilizadas nas eleições de outubro.

De acordo com os investigadores, citados pelo G1, foram realizados 29 planos de ataque para testar a confiabilidade das urnas. E nenhum deles chegou perto do objetivo, segundo a corte.

Em novembro, cinco dos 29 ataques às urnas conseguiram burlar alguma das barreiras de proteção do TSE. Mesmo assim, nenhum deles esteve próximo de acessar o sistema das urnas ou da apuração, segundo informou o presidente do tribunal à época, ministro Luís Roberto Barroso.

O teste contou, durante seis dias, com especialistas em tecnologia da informação, como hackers, programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal. O objetivo do trabalho foi tentar acessar o sistema das urnas a fim de identificar possíveis falhas de segurança.

O juiz auxiliar da presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira, garantiu, nesta sexta-feira (13), que “os planos de ataques que foram bem sucedidos em novembro tiveram melhorias implementadas pelo TSE que foram satisfatórias”.

“Foram resolvidos os problemas encontrados pelos investigadores na primeira fase. Nos 29 planos [de ataques], nenhum deles conseguiu alterar nenhum voto sequer ou mexer na totalização dos votos registrados ou totalizados pelo TSE”, disse Vieira.

Um dos ajustes promovidos pelo TSE corrigiu uma brecha, encontrada pela Polícia Federal, que poderia abrir caminho para eventual acesso indevido à entrada dos sistemas do tribunal.

No teste desta semana, a solução do TSE para o problema foi validada pela PF. A corporação fez uma nova tentativa de acesso, mas fracassou, e os ataques foram derrubados.

Redação

Redação

Recent Posts

TVGGN: Climatologista explica o fenômeno que gerou a tragédia no Rio Grande do Sul

Carlos Nobre alerta que se a emissão de gases de efeito estufa não for zerada,…

25 minutos ago

A Economia da Fertilidade: Krugman e Malthus, por Nathan Caixeta

Os amantes da dobradinha poupança-investimento alertam: na falta de um, o outro não funciona

3 horas ago

Chuvas no RS: mais de 10 mil pessoas foram resgatadas

Segundo balanço, 55 mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais. Outras 107 pessoas ficaram feridas…

3 horas ago

Paulo Totti, jornalista

Sua morte, dias atrás, deixa um enorme vazio em uma profissão que perdeu o rumo…

4 horas ago

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

20 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

20 horas ago