Os mistérios da Operação Acarajé e da prisão de João Santana, por Tereza Cruvinel

Enviado por Babi

Do Brasil 247

Os mistérios da Acarajé

Tereza Cruvinel

A cada dia fica mais difícil entender algumas coisas que estão acontecendo no Brasil. Ou faltam partes do enredo ou estamos vivendo mesmo uma anomia, um surto inquisitorial ou num “clima de perseguição”, como disse o publicitário João Santana ao largar uma campanha presidencial na República Dominicana para voltar ao Brasil e ser preso, embora tenha tentado prestar depoimento antes.

Nesta Operação Acarajé, a 23ª conduzida pela força tarefa da Lava Jato, existe um texto e um sub-texto. O texto que chega ao senso comum diz o seguinte: vai ser preso o marqueteiro que o PT pagou com propinas do Petrolão. Mas o exame do sub-texto conta as coisa de modo diferente: Santana é suspeito de receber recursos ilegais mas isso não tem conexão com as campanhas petistas. Pelo menos até agora, foi o que disse a PF.

Não é fácil compreender a decretação da prisão preventiva de alguém que na semana passada ofereceu-se para prestar depoimento e esclarecer dúvidas e suspeitas, como fez Santana. Mas o Juiz Sergio Moro não quis, e ainda negou aos advogados do publicitário acesso ao processo em que ele figura como suspeito.  Claro, que graça haveria na notícia de que Santana, como bom cidadão, compareceu espontaneamente para prestar esclarecimentos à Justiça? Navegar é preciso, e a Lava Jato navega no espetáculo.  Não poderia perder o efeito da fotografia em que o “marqueteiro do PT” aparecerá preso e sendo levado para Curitiba.

Aliás, nestes tempos interessantes, os acusados importantes têm seus nomes alterados numa metonímia que atende aos objetivos desejados. O empresário Bumlai já protestou contra o fato de ter sido rebatizado de “amigo do Lula” no noticiário.  “Eu tenho nome”, disse ao depor numa CPI no final do ano passado. Assim também João Santana, que já teve e tem tantos outros clientes, foi carimbado como “marqueteiro do PT”.

É difícil também compreender por que só agora a Lava Jato saiu no encalço de Santana, se já faz um ano que a Polícia Federal descobriu um bilhete de sua mulher Mônica sobre pagamentos no exterior que embasou as suspeitas e investigações posteriores.  Mas por que não antes? Não é por temer a ação de suspeitos que a Lava Jato usa e abusa das preventivas? Parlamentares do PT enxergam uma coincidência entre a iminente prisão de Santana, logo que ele chegar ao Brasil, e a proximidade do julgamento, pelo TSE, da ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) em que o PSDB pede a cassação dos mandatos de Dilma e Temer e a posse do senador Aécio. Isso dá para entender. Se ficar provado que Santana foi pago com recursos que eram na verdade propina, o jogo estará feito no TSE e o ministro Gilmar fará o gol da sua vida.

Mesmo assim, continua sendo difícil entender. A Polícia Federal declarou textualmente que, em relação aos pagamentos feitos pelas campanhas de Lula, Haddad e Dilma “não há, e isso deve ser ressaltado, indícios de que tais pagamentos estejam revestidos de ilegalidades”. Ora que interesse. Mas Santana trabalha para o PT, e a conexão está feita. Não fosse o vínculo, será que suas finanças despertariam algum interesse? Você duvida? Eu também.

Mais espantoso foi o anuncio de que a Odebrecht pode ter “construído” o prédio do Instituto Lula. Centenas, talvez milhares de pessoas já estiveram no casarão antigo da rua Pouso Alegre, no Ibirapuera, desde que lá foi implantado, em 1991, o IPET e depois seu sucessor, o Instituto da Cidadania, antecessor do Instituto Lula.  Mas estamos na temporada de caça a Lula e toda notícia desta natureza, mesmo que depois desmoralizada pelos fatos, ajuda a matar o mito.

Mas o que não entendo mesmo a eternidade da Lava Jato, se tão claro está que, enquanto ela durar, nem o governo vai governar nem a economia vai se recuperar. Mas quem se habilitará a negociar com Sergio Moro um limite temporal antes que o país derreta? O STF já deu mostras de que não fará isso.

Redação

Redação

View Comments

  • O "limite temporal" é o Lula

    O "limite temporal" é o Lula preso e Áécio na presidência. A única pessoa que ainda não sabe é a Presidente Dilma. A Rainha da Inglaterra ainda se acha presidenta.

  • O "limite temporal" é o Lula

    O "limite temporal" é o Lula preso e Áécio na presidência. A única pessoa que ainda não sabe é a Presidente Dilma. A Rainha da Inglaterra ainda se acha presidenta.

  • O "limite temporal" é o Lula

    O "limite temporal" é o Lula preso e Áécio na presidência. A única pessoa que ainda não sabe é a Presidente Dilma. A Rainha da Inglaterra ainda se acha presidenta.

  • Já vivemos em Estado de

    Já vivemos em Estado de excessão.

    Eu não confio mais no judiciário brasileiro e, como disse aqui antes, pensarei mil vezes antes de mover alguma ação judicial dependendo de quem for o objeto da ação.

    • Ueh, mas ate ontem vc nao

      Ueh, mas ate ontem vc nao apoiava essa turma?

      O que houve? Tera percebido que FHC, Aecio, Serra e cia, juntamente com a grande imprensa entreguista e um poder judiciario que ainda nao sai da era colonial, sao apenas a ponta de lanca de um movimento fascista que ameaca tomar o poder na marra?

  • Já disse e repito:

    Já disse e repito:

    O Sérgio Moro dispensa comentários, por tudo o que já demonstrou ser capaz á prática da parcialidade. Porém, se há a quem criticar sem qualquer condescendência, pelo grau de frouxidão, diante das ações praticadas por Sérgio Moro, alguns membros do MPF, PF e, o moleque de recados do tucanato, Gilmar Mendes, é o próprio STF, na maioria dos seus integrantes. Esse atual STF, ainda permitirá que se desarticule completa e irremediavelmente, o nosso Estado Democrático de Direito. Aliás, já estamos caminhando celeremente para isso.  

  • Auto destruição

    O mais curioso é que isto está para lá de explícito, já não é tão fácil assim esconder. Antes conseguiam simplesmente censurar notícias através da imposição da grande mídia. Mas agora são obrigados a prender, criminalizar, ou tornar um crime de manchete,destes que aparecem e desaparecem para criar mais um factoide diversionista.  Mas a maior tristeza é que vamos sair desta com um pais depauperado, pela entrega que irão fazer  de nossos bancos ,nosso petroleo, e do sufocamento de estatais como a nuclebras eletro nuclear.  Vão amarrar o estado de tal forma que só reste a eles as politicas de subserviência  ao neo liberalismo que nem os poderosos do norte seguem. Vão destruir através de leis toda a capacidade criativa de nossas universidades e institutos de pesquisa, vão destruir todas as empresas que um  dia ousaram sair de nossas fronteiras. Vão enfim destruir o sonho dos BRICS.

    Mas vão ainda mais destruir todas as instituições. Este comportamento abjeto e subserviente de nosso judiciário, de nosso legislativo e executivo também não vai deixar nada sobre nada. Estão auto destruindo suas proprias instituições. A policia não terá o menor respeito, o judiciário destruirá a crença na justiça, e a classe política será simplesmente dizimada. Surgirão aventureiros. As ruínas da Siria vão fazer inveja, pois é uma verdadeira bomba de neutrons que destroi apenas o que há de humano, mas manterá toda a riqueza de um país, para os de sempre.

    Quem duvida que após a partilha do pré-sal o petróleo não vai subir de preço novamente?  Aos que continuam insistindo na privatização por ingenuidade que pense nisto, aos que acham que isto é bom por ideologia, pensem nisto, e aos que querem porque trabalham para quem vai lucrar que se explodam.

    Me parece que não podemos mais apelar para nenhuma instituição: não se pode apelar para o MP, não se pode apelar para o STF, não se pode apelar para o legislativo, e nem para o executivo. Só nos resta a mobilização fora deste âmbito, nas ruas.

  • Então............

    Que limite temporal que nada !!!! Todos os que acompanham este processo de Vaza-Jato, sabem muito bem o que pretendem!!! Ou seja, descontruir o mito Lula e seu legado, e todos os que aliados a ele tb contribuiram!!!

    A jogada é dar o golpe judiciário, tal qual fizeram em Honduras, com Manuel Zelaya, ou alquém ainda tem dúvidas!!!

    Esse reme-reme da Operação Vaza-Jato, tem este propósito, sem falar nos órgãos envolvidos, que a meu ver estão sendo monitorados pelos nossos inimigos, tanto lá de fora, quanto aquí de dentro. Devem ter sido assumidos compromissos batante vultuosos, pois tendo sucesso, irão depois reembolsar seus financistas com a venda de nosso patrimônio a preço de banana.

    Não vejo nenhuma investigação sobre as inúmeras idas de juizes, procuradores, delegados enfim dos que estão envolvidos nas investigação da VJ a Nova York! E isto, está ocorrendo rotineiramente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O império é generoso, quando se trata de impedir que suas colonias saia de suas garras !!!!!!!!!!!!!.

    Cadê a ABIN ????????????????? Ou será que ela tb está vendida !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Recent Posts

Sobre a privatização da Sabesp, por Pedro Maciel Neto

O acesso à água e ao saneamento é reconhecido internacionalmente como um direito humano, os…

2 horas ago

Para onde vai o coração da gente, Paulo Freire?, por Urariano Mota

Na admiração que desperta no exterior, ele é destacado até por motivos errados. Quem o…

2 horas ago

Rompimento de barragem no RS impacta níveis de rios e afeta cidades

Ruas da capital Porto Alegre estão tomadas pela água e a prefeitura decretou estado de…

3 horas ago

Brasil registra 4,2 milhões de casos prováveis de dengue

O número de óbitos confirmados pela doença chegou a 2.149, segundo o Ministério da Saúde

4 horas ago

Privatização da Sabesp pela Câmara e Ricardo Nunes: entenda o que significa

A partir de agora, a estatal de água do Estado de São Paulo estará regularmente…

4 horas ago

A construção de um etnojornalismo indígena como ferramenta de luta, por Cairê Antunes

O jornalismo nacional ainda é elitista, e da forma como é feito pela grande imprensa,…

5 horas ago