Para especialista, onda de protesto incentivará brasileiro a cobrar mais

Do Jornal GGN – A onda de protestos motivados pelo aumento das tarifas no transporte público, que levou milhares de pessoas a protestarem em diversas cidades do Brasil, deve servir também para incentivar os brasileiros a lutarem e cobrarem reformas na estrutura da política do país.

Para Vicente Faleiros, professor da pós-graduação em política social da Universidade de Brasília (UnB), se é verdade que o “gigante acordou”, como gritam os manifestantes nas ruas e nas redes sociais, é preciso que eles não se calem até que o “modo de fazer política no Brasil” passe por mudanças radicais e sustentáveis. “O momento da revolta é o de se repensar não apenas em aspectos pontuais, mas na maneira de fazer política”, analisa. “Com essas manifestações, colocou-se em questão não apenas o valor da passagem, mas a maneira como está organizada a representatividade no país. É preciso repensar e modificar a relação da política com o povo e com o mercado”, acrescenta.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor critica ainda o costume do brasileiro de dizer que “fulano é bom”, acreditando que uma personalidade será a salvadora da pátria. “Enquanto isso, persistem os currais eleitorais, a prática do clientelismo e do apadrinhamento. Por isso, nossa luta tem que ser pela reorganização da política e das relações de poder”, explica.

Faleiros é defensor de uma reforma que garanta uma democracia mais participativa do que representativa, que permita a aproximação dos agentes públicos das demandas da população, em uma relação orgânica que atenda aos interesses como um todo e não de forma fragmentada. Entre as medidas que o professor defende, estão: a ampliação da transparência dos gastos públicos, com informações diretas e fáceis sobre os destinos dos recursos e a quem está beneficiando; o financiamento público de campanhas; e a apropriação mais efetiva das ferramentas de participação social no processo eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa.

Para o professor, o resultado dos processos ocorridos no Brasil são consequência de um processo construído ao longo dos anos de insatisfação em relação a diversos aspectos associados à revolta com a repressão. “Estamos fortalecendo uma sociedade de consumo, mas o mercado não pode substituir o Estado”, diz. “Como as pessoas querem medidas efetivas para melhoria das condições do cotidiano, como as relacionadas à saúde, educação e transporte, foram às ruas para protestar e a resposta dada foi a repressão, o que demonstra não apenas um despreparo da polícia, mas da política brasileira, já que a polícia é uma das esferas desse modo de fazer política”, completa.

 

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

1 hora ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago