A última pesquisa Datafolha mostra que a maior parte dos entrevistados se viram obrigados a mudar seus comportamentos nas redes sociais por conta de divergência política nos últimos meses.
A pesquisa revela que 44% deixaram de falar sobre política no WhatsApp, enquanto 15% afirmaram ter saído de algum grupo de discussão para evitar debates sobre política. Ao mesmo tempo, 42% já deixaram de publicar ou compartilhar algum conteúdo sobre política (eram 41%).
Os entrevistados foram confrontados com três situações: deixou de comentar mentar ou compartilhar alguma coisa sobre política em grupo de Whatsapp para evitar discussões com amigos ou familiares; deixou de publicar ou compartilhar alguma coisa sobre política nas suas redes sociais para evitar discussões com amigos ou familiares; ou saiu de algum grupo de Whatsapp para evitar discussões políticas com amigos ou familiares.
As mudanças de comportamento ficaram mais claras entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Na primeira situação, o percentual de eleitores de Lula chega a 48%, contra 38% dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na segunda situação, 45% ante 36%, e na terceira o percentual é de 21% ante 8%.
Quando são consideradas as três situações, o índice de eleitores com conta em redes sociais ou em aplicativos de mensagens que já mudaram de comportamento alcança 53% no total, sendo 57% entre eleitores de Lula e 46% entre eleitores de Bolsonaro.
A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro, em 332 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o nº BR-09479/2022.
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