Por que Moro se mantém no governo, por Luis Nassif

Diariamente, o Ministro da Justiça Sérgio Moro é humilhado pelo presidente Jair Bolsonaro. É evidente que a intenção objetiva de Bolsonaro é desmoralizar Moro e impedi-lo de ser candidato em 2022.

Qual a razão, então, para sua permanência no cargo?

Minha hipótese é a seguinte.

Moro sabe que há muito mais munição contra ele no dossiê The Intercept.

Saindo do governo, sofrerá duas vezes.

Primeiro, pelo fato de não ter mais o poder de Ministro para poder se blindar. Segundo, porque fora do governo, as revelações do The Intercept teriam em Bolsonaro o maior propagador.

Simples assim.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Operação Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Aliás, Glenn e o pessoal do Intercept tão sendo de uma sordidez maledetta com o ex-judge: Escolheram o deltonho de sparring pra treinar os golpes e aprimorar o que vem adiante.

    Dias desses alguém publicou - mui maldosamente! - que o ex andava matando uma garrafa de vinho e outras cervas por noite.

    Tenho a impressão de que o consumo vai aumentar muito em breve.

  • Em outras palavras, Nassif "ja sabe" que Moro esta envolvido com as mesmas empresas de Dallagnol. Ou mais outras, piores ainda... como as dos irmaos Koch's...

    • E, por outro lado…, Moro é o mais culto, equilibrado, jovial, moderno, inteligente, honesto, corajoso, elegante. O PT? Reacionário, atrasado, brega, cafona, vigarista, picareta, de mau gosto, feio, burro e Kitsch.

  • No olho do furacão ficamos a “ver navios”, como náufragos que perderam o sentido do porto e da história. Em geral só logramos entender retrospectivamente a História da humanidade e de cada povo e seu território. Agora, porém, alterou a velocidade, há simultaneidades que nos levam a fazer, viver e ver a história descortinar-se a todo tempo, diariamente, dentro e diante de cada um de nós.

    O suposto implacável juiz Moro está sendo moído pela História. Ainda conserva capital político, que perde a cada dia que dá sustentação ao seu filho monstruoso que ocupa a cabeça da República. Assim como é imprudente sair agora antes das próximas revelações da Vaza Jato, talvez venha ser imperativa a necessidade da sua saída do governo depois das novas revelações. E ainda assim continue no governo.

    Dramática dialética: os arautos imorais da moralidade aparelharam o Estado brasileiro – MPF e Judiciário – abusaram da mídia hegemônica servil e irresponsável para construir projeto de poder e dinheiro, que começou pela derrubada da Dilma e foi arrematada pela prisão de Lula. O atual presidente é produto direto da ação sórdida de Moro. Estão indissoluvelmente ligados até o momento que for útil aos dois.

    Cair de cabeça em um governo de milicianos foi decisão que parece indicar que o ex-juiz fez um cálculo político de amador. Ou que fez um cálculo político coerente com a sua índole, com a sua ideologia política punitivista, de tendências neo fascios, e que imaginou estar a frente de um estado policial. Acossado, Moro poderá ser muito útil ao presidente e garantir abrigo até a próxima chuva.

  • Enquanto as pesquisas de opinião lhe forem favoraveis, ele continuara no governo. Bolsonaro so esta a espera de uma boa razão para coloca-lo para fora... Como Sergio Moro não caiu até aqui com as revelações do Intercept, não saira facilmente e ainda tem suas chances de candidatura em 22, que vira com um time de fazer inveja a Hitler e Mussolini: Doria, Moro e a turma do Bolsonaro.

  • Ninguém é mais humilhado do que o povo brasileiro que tem esse sujeito como presidente da república.
    O camisa preta do Paraná não tem a menor preocupação com o que pode sair na vaza jato. Ele já mostrou, e não foi agora, que a lei é um mero detalhe é que sua sustentação, assim como a desse que aparentemente o humilha,é exterior ao espectro político.
    Podem ter certeza que ambos estão rindo aos borbotões desta análises que os colocam em posições diferentes.
    Ambos não valem nada,não são nada,são apenas peças com o papel de bobos da corte que distraem o povo enquanto o país e os direitos fundamentais do povo brasileiro são dia a dia saqueados.

    • Digo isso todo dia. São palhaços para distrair, chamar atenção, enquanto a destruição do Estado, das instituições, da soberania, continua atrás das cortinas do palco do botequim. Deviam dar atenção às deformações, mas olham os palhaços.

  • Sim. Na mosca.

    Ademais, foi ele um dos principais responsáveis pela eleição do boçalnaro, não vai entregar tudo e ir pra casa (sobretudo depois que a patranha da fundação gorou). As pesquisas mostram que, apesar do "VAR", ele tem uma imagem melhor que a do boçalnaro.

    E há um detalhe bem mais comezinho: eles (e os setores que eles representam muito bem, diga-se) estão unidos nos esforços de combate ao "lulopetismo"; há muito o que "destruir" ainda. 2022 está longe.

  • Minha sugestao a Moro é que detone Bolsonaro, entregando o que tem sobre ele e Flavio e Queiroz, saia do governo, movimente a situação para caçar a chapa inteira de Bolsonaro/invalidar a eleição com convocação de novas *antes que Lula seja solto* dessa forma ainda ganha. Se demorar demais, vai sangrar ... O problema é que perdeu o apoio do STF para isso! Karma is a bitch ;-)

  • Moro nao toma uminha decisao que nao eh complexada ha QUATRO anos, pelo menos...

    E tem toda razao: ele EH SIM um ser inferior.

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago