Política

Nem o presidente do PL acreditava que a estratégia de Jair Bolsonaro funcionaria

O relatório do PL que pede a anulação do segundo turno das eleições presidenciais foi uma demanda e articulação de Jair Bolsonaro. Mas o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, não entregou o crédito completo para a estratégia do mandatário.

De acordo com as jornalistas Carla Araújo e Juliana Dal Piva, do Uol, horas antes da apresentação do documento que tenta que desmantelar todo o processo eleitoral que elegeu Lula e derrotou Bolsonaro, o autor do estudo foi recebido por Bolsonaro na residência oficial.

Nesse processo, Valdemar apenas “cedeu à pressão do presidente”, sem estar convencido de que a estratégia funcionaria. Ainda, antes da coletiva de imprensa na noite desta terça (22), no qual o presidente do PL leu as conclusões do relatório, o político se encontrou com alguns membros do Judiciário para se velar da repercussão que o documento iria trazer.

Um desses encontros, anunciaram as jornalistas, foi com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na segunda-feira (21).

Sem contrariar o chefe do Executivo, Valdemar tentou justificar o documento, mas teria explicitado que sabia que a estratégia não teria resultados.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Assim, a atitude do presidente do PL não teria passado de um “jogo de cena” para agradar Bolsonaro, mas se protegendo junto aos autoridades previamente de ser acusado de antidemocrático.

A falta de credibilidade da estratégia de Bolsonaro ressou não apenas no presidente do PL, como também no entorno e auxiliares do mandatário, que não acreditariam na possibilidade de anulação das eleições, como Jair Bolsonaro quer. Eles sustentam, somente, que as informações precisam ser investigadas.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Mais uma vez o energúmeno fascista, covardemente, usa um bode expiatório, para suas falcatruas. Quem em sã consciência, tentaria anular uma eleição,que teve a aprovação de todos os órgãos convidados, para auditar e acompanhar o pleito!!!!

  • *# URGE UM ESCLARECIMENTO: "SE AS URNAS PRODUZIDAS ANTES DE 2020 SÃO IRREGULARES/DEFEITUOSAS PORQUE NÃO HÁ COMO ATESTAR A LEGITIMIDADE DO PROCESSO ELEITORAL, COMO QUER O PL, ENTÃO A ELEIÇÃO DE 2018 É ABSOLUTAMENTE NULA E NULOS SÃO TODOS OS ATOS ADMINISTRATIVOS ASSINADOS POR BOLSONARO, DESDE 1º DE JANEIRO DE 2019 ATÉ HOJE, POSTO QUE TODOS OS VOTOS DAS ELEIÇÕES DE 2018 FORAM COMPUTADOS/PROCESSADOS POR URNAS PRODUZIDAS, EVIDENTEMENTE, ANTES DE 2020, DITAS DEFEITUOSAS" ............................................................................

    OBS1.: *# Ora, se as urnas de 2020 e anteriores são defeituosas e não podem ser checadas/fiscalizadas porque são IRREGULARES/DEFEITUOSAS, conforme quer o PL, então a eleição de 2018, QUE ELEGEU BOLSONARO, é absolutamente NULA, porque em 2018 todas as urnas utilizadas para processar e computar os votos eram ANTERIORES A 2020 e, portando defeituosas - NÃO PODERIAM, POIS, SER CHEGADAS/FISCALIZADAS. Consequentemente, a eleição de Bolsonaro em 2018 é nula e todos os atos administrativos assinados por ele até os dias de hoje também são nulos.

    OBS2.: NÃO SEI SE MEU RACIOCÍNIO ESTÁ CERTO, CONSEQUENTEMENTE, SOLICITO A PALAVRA OS JORNALISTAS E ESPECIALISTAS DO SITE PARA ESCLARECER A VERDADE E SE MEU RACIOCÍNIO ESTÁ EQUIVOCADO OU CORRETO.

  • PL cospe no prato no qual almoçou.
    No almoço, o prato estava limpo. Já no jantar, o PL cuspiu no prato em que almoçou, emporcalhando-o

  • Não sei se entendi direito, mas o PL do Valdemar admite que entrou com uma ação "só pra zoar", porque o bolsonaro mandou? Se ele conseguir passar pelo Xandão, o fumo vai demorar mais, porém, ele vai chegar de qualquer jeito.

Recent Posts

Como se constroem as bolhas, por Luiz Alberto Melchert

Pode parecer loucura, mas pessoas podem-se transformar em componentes do goodwill de empresas ou grupos…

23 minutos ago

Luís Nassif: como Campos Neto armou novo golpe da Selic

A casca de banana de Campos Neto teve efeito.  No dia seguinte à fala de…

1 hora ago

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

11 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

12 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

12 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

13 horas ago