Categories: Política

PT precisa ajustar seus ponteiros

UM CONGRESSO PARA O PT – O Partido que vi nascer em São Bernardo há 30 anos, em primeira mão, depois com amigos que me levaram a ir com  frquencia à sede da rua Silveira Martins, amigos leais e sinceros que até hoje me honram com sua cortesia, o PT de hoje precisa ajustar seus ponteiros, unificar seu programa, soldar as linhas internas. O processo em julgamento no STF é um divisor de ciclo, ninguem se iluda com vitorias eleitorais, há eventos estruturais em andamento.

Lideranças valorosas que construiram o Partido estão sendo moidas sob olhares de espectador de muitos petistas. Não vejo espirito de luta, pelo menos “for the record”, para registro. Vejo projetos pessoais, muitos, indiferença, escassa atenção a decisões cruciais como a indicação do PGR e de Ministros dos tribunais superiores. A decisão de hoje é incompreensivel. A necessidade de condenar criou uma fabrica de teses inéditas. Grandes figuras nominais do Partido, como o Ministro da Justiça e o Presidente da Camara, olham para o outro lado, parece que o assunto do julgamento não lhes diz respeito. Temo um jogo interno perigoso que está subjacente em algumas indicações. que não tem explicação logica e que estão levando a cupula historica do PT para um paredão juridico. 

Pressinto um jogo de interesses que vê na neutralização de certas figuras historicas uma vantagem. Estão iludidos. O Partido é o Governo e o Governo sem partido é parede sem cimento, pode desabar.

Um partido se faz com cerebros e não com carteirinhas, ninguem se iluda.  A esquerda historicamente é sujeita a lutas fraticidas, Stalin versus Trotsky, Juan Negrin versus Manuel Azaña, Ulbricht versus Honecker. A falta de luta do PT, pelo menos de certos pesos pesados do Partido, na defesa das vitimas do linchamento forense inédito na historia do STF, não me lembro de julgamento com essa virulência digna do Tribunal de Moscou sob o Procurador Vishinsky em 1938, não só os votos mas especialmente as declarações de voto, nada sobrias, ataques frontais às pessoas dos reus, coisa de Comité da Salvação Publica, parecendo o espanto de suecos com um caso raro de corrupção politica, que nunca se viu no Brasil em governo algum, como se não tivesse existido CPIs emblematicas, governos sinistros, centrões famosos, emendas juninas fabulosas, desde a alfandega do Dom João VI até os anões do Orçamento, nada disso existiu, só o mensalão, escandalo-rei e único, inédito, o maior escandalo da historia do Brasil, quando de memoria posso recitar uns 50 infinitamente maiores.

Como o PT não organizou uma defesa moral e politica em torno desse processo de descarnação dos acusados, uma expiação de bruxas na Inquisição, mas será que não havia uma voz disponivel?  Temo pelo pior,. Muita coisa se explicaria se houvesse torcedores internos. Se não houver,  muitas contas não fecham, o episodio entra para o rol dos inexplicaveis, do começo ao amargo fim.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

22 minutos ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

47 minutos ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

53 minutos ago

O mais bonito Social Club, por Felipe Bueno

Filme e álbum estão disponíveis em streamings e são indispensáveis como fruição. Obras de arte…

2 horas ago

Cidade que se perdeu na inundação, Eldorado do Sul é evacuada

Os moradores de Eldorado do Sul estão sendo resgatados por meio de helicópteros, ônibus e…

2 horas ago

Acorda, Rio Grande, por Elmar Bones

Quando as águas baixarem, o que vai ficar exposto, como os escombros das cidades destruídas,…

3 horas ago