Categories: AnálisePolítica

Síria não é uma questão de “bem e mal”

Desde 1971, o entreposto comercial e base logística da Armada Russa no porto natural de Tartus, litoral da Síria, é um ponto estratégico para os governos da antiga URSS – atual Rússia.
No porto de Tartus não há uma base de marinha de guerra russa, mas esse porto serve como um apoio logístico no intercâmbio comercial realizado pela Rússia e países do Oriente Médio, além de ser um ponto de abastecimento e manutenção de seus bancos. Tartus também é importante, pois, concede à Rússia um acesso privilegiado às reservas de petróleo e gás exploradas por empresas russas no interior do território sírio.
A Síria também é um importante cliente da indústria bélica russa. Outro aspecto importante da localização da Síria é que a mesma serve de rota alternativa ao transporte de petróleo da região.
Um ataque liderado por EUA, França e Israel poderia ferir gravemente os interesses russos na região, além de enfraquecer a posição estratégica desse país, ao vulnerar suas posições militares no Mar Negro e de seus aliados iranianos.
Os vídeos mostrados na internet sobre um suposto ataque do exército sírio com armas químicas aos “rebeldes”, no último dia 21 de agosto, apresentam erros grosseiros – como terem sido postados no YouTube antes dos fatos terem acontecido [dia 20]; médicos atendendo, sem proteção, a crianças supostamente contaminadas com gás sarin; procedimentos médicos errados; e falta de sinais de intoxicação nas vítimas que aparecem nos primeiros vídeos – levantam dúvidas sobre as intenções “humanitárias” de uma intervenção militar de Washington, Paris e Tel Aviv na região!
EUA, França e Israel, além de Arábia Saudita, Qatar e Jordânia, infiltraram, no levante popular sírio de 2011, centenas de mercenários desmobilizados nas guerras do Iraque e Afeganistão, além de jihadistas (guerreiros “santos”) treinados na doutrina wahabita (a doutrina islâmica mais conservadora atualmente existente, muito difundida na Arábia Saudita), que desencadearam a Guerra Civil Síria. Que, por sua vez, nos últimos meses, evidenciou o caráter “selvagem” desses grupos de “rebeldes”, a tal ponto de Putin ter denunciado, em 16 de junho deste ano, que tais jihadistas comem o coração de suas vítimas (estas imagens terríveis podem ser vistas no YouTube).
A questão síria não é uma questão de “bem e mal”, mas sim um “teatro diplomático intrincado” que coloca em risco a vida de milhões de seres humanos, podendo ter consequências incalculáveis!
Paulo Henrique é analista de política internacional
Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago