Xadrez para entender a operação Carne Fraca

Peça 1 – o ambiente interno na Polícia Federal

O maior erro de Dilma Rousseff foi a indicação de José Eduardo Cardozo para Ministro da Justiça. Os dois erros seguintes foram consequência natural do primeiro erro: a indicação do Procurador Geral da República Rodrigo Janot e do Diretor Geral da Polícia Federal Leandro Daiello Coimbra.

Aliás, o erro maior foi quando, pressionado por Gilmar Mendes, Lula afastou o delegado Paulo Lacerda do governo.

A Polícia Federal é composta por vários grupos políticos, sob muita influência do PSDB. Lacerda era o único delegado com liderança que se sobrepunha aos grupos e mantinha a corporação sob controle.

Quando Lula anunciou sua saída, a então Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff recebeu a visita desesperada do ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para que convencesse Lula a não se desfazer de Lacerda, então na ABIN, sob risco de perda de controle da PF.

Último Diretor Geral, Daiello sempre foi um subordinado à altura de Cardozo: completamente anódino, sem nenhuma liderança sobre a corporação, mantendo-se no cargo à custa de abrir mão de qualquer veleidade de liderança sobre a tropa. Algo similar ao que ocorreu com Janot.

Ambos acabaram perdendo o controle sobre a Lava Jato, que se tornou um poder maior sobre eles e, de certo modo, seus avalistas.

Hoje em dia, a falta de comando de Daiello sobre a PF é criticada por políticos de todos os partidos, por advogados, setores empresariais e pelo próprio governo Temer. Parte relevante deles, evidente, por estarem sob ameaça da Lava Jato. Mas parte por perceber que a falta de controle total sobre esses grupos criou uma ameaça efetiva à economia.   

A única coisa que o sustenta é o impacto da Lava Jato e o fato de ter dado poder total ao seu grupo e especialmente à PF do Paraná.

Há tempos Daiello negocia sua saída, mas com duas pretensões:

1.     Pretende uma vaga de adido policial em alguma embaixada.

2.     Pretende fazer seu sucessor. Entre os candidatos, o preferido é o delegado Maurício Valeixo, paranaense que já foi responsável pela inteligência da PF em Brasilia, depois adido policial em Washington.

Peça 2 – onde entra a Operação Carne Fraca

Há um jogo de interesses claros entre os delegados do Paraná, os procuradores e Daiello. Do lado da PF do Paraná, os principais operadores são o delegado Maurício Moscardi Grillo, o mesmo que tentou censurar jornalistas, e o delegado Igor Romário de Paula. Ambos criaram um poder paralelo dentro da PF.

A Operação Carne Fraca se insere nessas disputas internas da PF. Igor Romário abriu um inquérito contra Valeixo, para afasta-lo da disputa. Moscardi monta a operação para fortalecer Daiello.

Seu espaço político é garantido pela parceria com a mídia e pela promessa, nunca cumprida, de levar Lula à prisão.

Por outro lado, está em andamento uma investigação sobre o grampo clandestino encontrado na cela do doleiro Alberto Yousseff e outras irregularidades cometidas pelos delegados paranaenses. Quando começaram as investigações, imediatamente os procuradores da Lava Jato se valeram de sua influência no Judiciário paranaense para abrir processos contra os delegados que denunciaram a ilegalidade.

Os processos acabaram não dando em nada.

O pacto é este.

De seu lado, Daiello mantém a correição sob controle. Do lado do Paraná, recebe o respaldo dos delegados, quando o apontam como a maior garantia de continuidade da Lava Jato. Mesmo assim, as investigações são como uma espada de Dâmocles sobre o pescoço dos delegados explicando alguns problemas emocionais desses espíritos frágeis a ponto de alguns deles solicitarem remoção do cargo.

A Operação Carne Fraca surge desse embate. Havia sinais no horizonte de que o governo Temer começava a preparar a fritura de Daiello.

Aí entra em cena o delegado Moscardi Grillo montando o pandemônio da Operação Carne Fraca, com mais de mil delegados investindo contra as maiores empresas brasileiras no ramo de alimentos. E, junto com ela, vazamentos seletivos envolvendo o novo Ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) um dos muitos suspeitos que integram o Ministério Temer.

Peça 3 – onde entra o Brasil

Foi uma luta árdua do país, para assumir um protagonismo no mercado mundial de alimentos e, especialmente, no comércio mundial de carnes.

Atualmente, só as exportações de carne bovina, suína e de frango rendem US$ 12 bilhões por ano, para um mercado diversificado, que inclui Arábia Saudita, China e Japão. 

Para a Europa, as exportações começaram em 2000. E apenas no ano passado, o país conseguiu aprovação para embarcar carne in natura para os Estados Unidos, cumprindo todas suas exigências.

A disputa mundial é um jogo pesado, onde os aspectos sanitários são essenciais. Para entrar no Oriente Médio, por exemplo, a indústria brasileira precisou desenvolver toda uma metodologia de abate de bois, respeitando as tradições religiosas dos países compradores.

A cadeia da carne envolve milhares de pequenos produtores, é peça central na economia de estados como Santa Catarina. Com a indústria catarinense andando de lado, o aumento das exportações de frango (36%) e de suínos (74%) aumentou a receita do setor no estado. E havia expectativa de crescimento das vendas, com uma visita programada de empresários da Coreia do Sul.

A perda de controle da PF, no entanto, produziu esse desastre para a imagem das empresas brasileiras no mundo, um setor em que o Brasil já dominava 7% do mercado mundial, com meta de chegar a 10%.

Um problema histórico – a corrupção da fiscalização sanitária -, em vez de uma ação eficaz e discreta, se transformou em um enorme show, unicamente para atender os interesses do delegado Moscardi de sustentar politicamente Daiello e manter sob controle as correições da PF. E essa disputa, agora, coloca em risco um dos setores centrais da economia brasileira.

Peça 4 – como impedir que PF e MPF destruam a economia

A perda de controle sobre a PF e o MPF está promovendo a destruição de setores relevantes na geração de divisas, emprego e tributos.

No entanto, há uma covardia generalizada tanto das lideranças empresariais como dos grupos de mídia, para estabelecer controles mínimos sobre os “jovens turcos”, impedir que o combate à corrupção não desmonte de vez a economia nacional.

A única ação sensata seria uma liderança que coibisse os abusos de delegados como Moscardi e Igor, de procuradores como Dallagnoll e Carlos Fernando, sem prejudicar o combate efetivo à corrupção.

O que esperar de Temer, um governo reconhecidamente corrupto, que loteou o Ministério entre o que de pior a política brasileira produziu? É Osmar Serraglio, o homem de Eduardo Cunha, que definirá a disciplina na PF? Evidente que não.

É esse o dilema em que se meteu o país e uma imprensa pusilânime, que se tornou refém dos monstros que ajudou a construir.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O Brasil é um país que sempre

    O Brasil é um país que sempre repete a história. Até o golpe de 64, as lideranças civis tentavam criar uma aliança com as forças armadas para que estas o apoiassem numa golpe. Nenhuma delas - Lacerda, Magalhães Pinto, Ademar de Barros,etc -  esperava que os militares ao tomarem o poder não entregaria a nenhuma liderança política. Ela é que seria o poder. Em outra escola, acontece o mesmo com a PF. Hoje ela é o poder dos poderes - e deixa claro que pode lutar com o outro poder no Brasil, da imprensa. Enfim, é uma briga em que não sei quem vai vencer no fim, mas já sei quem está perdendo agora e até o final = o país. No cenário internacional, somos, nos bastidores, alvo de troças sem fim. A desestablização que, via oderbrecht, atinge a america latina faz as elites desses países nos verem como um leproso. 

  • No ítem 1, parágrafo sétimo

    No ítem 1, parágrafo sétimo está faltando a conclusão, favor dar uma olhadela, obrigado!

  • Diante dos eventos

    Diante dos eventos alinhavados pelo Nassif, e do cenário geral decorrente do golpe de estado, esgotarem-se os adjetivos para classificar nossas oligarquias: cruel, estúpida, ignorante, desumana, feudal, entreguista, vassala, incompetente, pedante, jeca (vide Romulus)...

  • O Brasil está sendo

    O Brasil está sendo desmantelado pela ditadura e estado de exceção implantados pela gangue do mafioso fernando henrique clinton! Eles dominaram os 3 poderes, a grande imprensa, todas as polícias a nível federal, estadual e municipal, bem como todas as instituições que deveriam ser viga mestra de uma sociedade democrática! É preciso estancar essa destruição, com a anulação do golpe de estado, com imediata devolução dos nossos votos que foram roubados e sumária devolução da presidência da república a quem de direito! Os idiotas que gritavam defendendo o impeachment de Dilma, principalmente os da imprensa e dos programas televisivos, estão voltando a gritar por gritar, como se não tivessem culpa dessa gangue ter tomado os poderes no país! Êles continuam gritando só prá disfarçar! São um amontoado de bóstas manés mercenários que não sabem o que é uma pátria!

  • globo

    Não vejo saida para o pais que não passe pelo encerramento da globo. A globo, de fato, governa porque tem a maioria. A maioria do povo por não ter concorrentes, a maioria política porque todos políticos a temem, a maioria do judiciário porque este é covarde e não quer correr o risco de perder suas régias remunerações e a maioria (totalidade) da comunicação porque o seu megafone é o mais podroso e se soprepõe a todos os demais. 

    Mesmo a audácia desses funcionários públicos aqui referidos só existe por conta do respaldo e exigência da globo. A voz do dono da emissora veiculada pelos servis e antipatrioticos comunicadores "faz a cabeça" do povo que a exemplo do gado no matadouro aguarda a novela.

    Não adianta apenas atacar as metástases. Tem que expurgar urgente a raiz do problema e remover por completo. Depois da novela, de preferência (!).

    A alternativa será esperar mais cinquenta anos para assistir ao editorial "mea culpa". Entre as novelas, naquele programa humorístico prestidigitador o tal jornal nacional. .......plimplim.

    • Além da globo, há outra coisa

      Além da globo, há outra coisa que trava o país = o PMBD. Na prática, esse partido é o dono do Brasil. O que ele vinha fazendo era deixar o psdb e o pt como inquilinos. O PMBD é a Arena nossa atual. 

  • Pobre MTB! Por que raios foi

    Pobre MTB! Por que raios foi perder tempo em falar com Dilma pra convencer Lula a não fazer esse erro que se mostraria fatal hoje? Por que não foi ele, MTB, direto pra Lula? Aliás, gostaria de saber o que Dilma depois falou pra Lula. Espero que não tenha desqualificado MTB, com aquela habitual diplomacia que lhe é peculiar. 

  • Desesperador!
    Estamos sendo

    Desesperador!

    Estamos sendo atacados por aqueles que são pagos pra nos defender.

  • Nem precisa ser economista,

    Nem precisa ser economista, ou muito inteligente para saber que essa operação escandalosa vai resultar em uma imagem péssima para o Brasil, que já tem sido tão nefatas com esse governo golpista. Tão pouco podemos duvidar que quem mais sofrerá as consequências disso tudo serão os empregados, os mais carentes. 

    Do que vimos desses procuradores, eles não foram muito convincentes em alguas declarações. Quando falam em animais mortos sem irem adiante, ficou parecendo que teríamos que comer animais vivos. Como eles tem a certeza de que esses animais mortos foram corpos imprestáveis, com destinos para o lixo?

    Um Engenheiro de Alimentos diz que cabeças de porcos são usados legalmente para determinados procedimentos em indústria de carnes e derivados, bem como que o tal Ascorbato, que foi falado Ácido Ascórbico, enfim, que essa é uma substância que contém vitamina C, um anti-oxidante. Esse homem foi entrevistado numa rádio e, pelo visto, dá pra sentir que não ficou conformado com as divulgação das denúncias, porque entende-as muito frágeis, sem consistência, talvez por falta de conhecimento de como se processam os alimentos desse gênero. Ascórbio, nitrato e nitrito, segundo ele, são todas substâncias que se combinam no processamento de embutidos, etc.

    As inspeções de carnes e derivados feitos na maior parte dos países, principalmente do Primeiro Mundo, é feita com todo o rigor. E o Brasil, ao que se sabe, também não é esse país sem expressão, como quer mostrar essa turma de gente que parece não ter o que fazer. Fosse assim, os contratos teriam sido rescindido a mais tempo, ou seria normal vermos o retorno de cargas. 

    Provavelmente foi identificado pontualmente algumas irregularidades envolvendo funcionários públicos e privados, e mesmo alguns interesses escusos de políticos, como foi verificado pelo telefonema de Serraglio ao "Meu Chefe", porém, com certeza, esse negócio se desdobrará e outras falas serão ouvidas em contrapontos ao que se viu ontem.

     

    • Cebion vitamina C

      Veja Maria como você tem razão:

      CEBION 1g

      Cada comprimido efervescente contém:
      Ácido ascórbico (vitamina C)  1g e excipientes (ácido adipínico, ácido cítrico, amarelo crepúsculo, aroma de laranja, bicarbonato de sódio, óleo de silicone, sacarina sódica, sacarose

    • pf mais um ramo podre do país

      Uma entre as mil delicias da cozinha italiana é “ pasta all’amatriciana” em que a carne é o “guanciale” ou as bochechas da cabeça do porco, imprescindível na receita.

      A estes delegados desta pf tabajara falta um mínimo de cultura geral.

  • A POLÍTICA DA PF É DE TERRA

    A POLÍTICA DA PF É DE TERRA ARRAZADA. INCRÍVEL O MP, E PARTE DO JUDICIÁRIO, CONCORDAR COM ISSO.

    Totalmente fora de controle, não alcançam os membros da PF a importância para o país do significado estratégico dos "interesses nacionais". Preferem o caminho dos holofotes e estrelismo.

    O caso da LavaJato (emprego, empresas de base e empreiteiras nacionais destruídas e paralizadas), e, agora, o da carne são exemplares disso.

    Ao invés do estardalhaço pirotécnico mediático, a tomada imediata de medidas administrativas duras, completas e rápidas (contra às empresas) poderiam ter sido coordenadas, casadas com o interesse maior nacional, como apreensão dos produtos acompanhadas de pesadas multas. Em relação aos funcionários faltosos, a instauração imediata de procedimentos administrativos de demissão. E tudo no mais absoluto sigilo (interesse nacional estratégico).

    Solucionado o problema, levantamento do sigilo, a mais ampla divulgação dos fatos, das medidas tomadas e da normalização da situação.

    Medidas criminais devem ser presididas pelo princípio da "ultima ratio".

    Em meio a grave crise econômica interna e internacional, só falta o bloqueio internacional as nossas carnes. 

    Quantas décadas serão necessárias para nos soerguermos?...

  • Não concordo com esta tese

    Nassiff cai novamente de pau no JE Cardoso e em eventuais equívocos do PT na relação de comando com a PF.

    Não acho que as coisas aconteçam por responsabilidade de quem manda ou devia mandar na PF, mas as coisas acontecem quando a PF consegue trabalhar direito, com recursos e autonomia profissional. A PF é composta por brasileiros, com ensino superior e, por tanto, embora possamos alguns daqui não gostar, com maior proporção de gente de pensamento mais à direita e algo alienados. Isso é natural em qualquer agrupação meritocrática. A PF, assim como as outras instituições, reflete o pensamento médio da elite brasileira, de modo que não adianta tentar colocar comando político naquela equipe, mas, como o Lula e o PT fizeram - inclusive Cardoso, de respeitar o trabalho relativamente independente e que, vale a pena lembrar, deu um salto de imparcialidade e na quantidade de operações. A PF foi bem aparelhada e apoiada durante os Governos do PT, como alguns ex-delegados já comentaram.

    A operação carne fraca nada tem a ver com luta atual de poderes na PF, pois ela acontece há mais de dois anos.

    Nassiff afirma: “Foi uma luta árdua do país, para assumir um protagonismo no mercado mundial de alimentos e, especialmente, no comércio mundial de carnes.”

    Não acho todo esse mérito da indústria brasileira. A economia brasileira está caindo por conta dos seus próprios erros e o povo brasileiro não apenas paga hoje um enorme pato, mas é também um pouco responsável por aquele pato, embora indiretamente, por conta de não ter uma preparação cívica melhor, como acabo de postar no Fora de Pauta de hoje e que tentarei replicar logo, neste post.

    • Concordo com a tese

      MPF e PF, parciais, associados ao submundo quebraram o Brasil, é preciso entender isso!

       

    • Corporação meritocrática? Onde?

      Meritocracia onde? Um agente com 30 anos de experiência não pode chefiar uma delegacia, mas um garoto com zero experiência pode, por ter feito concurso pra delegado. Chefe por concurso e sem experiência, essa é sua ideia de "meritocracia"?

      • O mérito do garoto foi

        O mérito do garoto foi conseguir (a qual preço?) um diploma de bacharel em direito...

    • NÃO É BEM ASSIM.

      A PF é boa, mas não está pensando estrategicamente no Brasil e seus trabalhadores, li em outro blog que a sede da PF em Curitiba foi transformada em um set de gravação para atores GLOBAIS, inclusive com autorização para atores observarem presos, se atores podem então qualquer um pode. Está errado, isso também é bandidagem, é corrupção. A lei não faculta órgão público parar atividades para filmagens. Já tenho minhas dúvidas se a PF não é a CIA e não tem nada de meritocracia nisso não, tem muita carne debaixo do angu...ditado popular.

    • "A PF, assim como as outras

      "A PF, assim como as outras instituições, reflete o pensamento médio da elite brasileira, de modo que não adianta tentar colocar comando político naquela equipe"

      Você abstrai totalmente a lógica daquilo que se chama “liderança”. Pelo seu pensamento colocar um FHC ou um Lula não faria a mínima diferença uma vez que a classe política e o povo continuam os mesmos.

      Membros de corporações não estão lá para fazer valer suas ideologias pessoais, mas para receber um salário pelo seu trabalho. Se as ideologias e simpatias pessoais dos membros prevalecessem, as policias militares, por exemplo, em sua maioria compostas por pessoas das classes mais baixas, estariam perseguindo mais o filhos “maconheiros” dos ricos do que dos pobres não é mesmo?! E acontece justamente o inverso porque seu comportamento é ditado pela elite que os comanda.

      “A economia brasileira está caindo por conta dos seus próprios erros”

      Explique quais foram os erros porque ficar só na frase geral e abstrata não demonstra nada.

      Explique também como coisas objetivas como botar na cadeia a diretoria de uma empresa, confiscar documentação de controle interno, proibir de entrar em licitações, dar munição para estrangeiros abrirem processos milionários, são coisas irrelevantes para causar a falência de uma empresa.

      • Explicação?

        As pessoas, em geral, tem ideias algo diferentes e neste blog podem ser colocadas.

        Não tenho obrigação de seguir a manada, sempre.

        • Você tem direito de colocar

          Você tem direito de colocar suas idéias e eu as minhas... Vc apontou, na sua visão, *erros* da análise dos outros e eu fiz o mesmo em relação a você. Portanto, não faz o menor sentido sua reclamação muito menos serve para rebater meus argumentos objetivos que negam suas ideias.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago