IBGE: não há aquecimento no mercado de trabalho

Do G1

Situação do emprego no país é indefinida, diz pesquisador do IBGE

Recuo da desocupação em São Paulo não resultou de mais empregos. Para pesquisador, inativos podem estar em vias de entrar para o mercado.

Segundo dados de quatro regiões metropolitanas do país estudadas na Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de julho, ainda não se percebe aquecimento no mercado de trabalho, e o quadro é de indefinição, explicou nesta quinta-feira (23) o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do instituto, Cimar Azeredo.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte não houve registro de aumento da ocupação, embora a taxa de desocupação tenha recuado em São Paulo (de 6,5% em junho para 5,7% em julho) e tenha ficado estável nas demais regiões. Os dados das regiões metropolitanas de Salvador e Rio de Janeiro, bem como a média nacional, não puderam ser analisados e divulgados devido à greve dos servidores do IBGE, paralisados há cerca de dois meses.

Cimar explica que a queda na desocupação em São Paulo foi expressiva, com menos 83 mil pessoas declaradamente procurando emprego, mas isso não significou aumento na taxa de emprego. Para ele, uma explicação é que as pessoas que saíram da faixa de desocupação podem estar aguardando uma vaga no mercado formal prometida, mas ainda não concretizada; ou estão ainda em processo de contratação e inserção no mercado.

Por isso, segundo disse, será preciso aguardar mais um ou dois meses para se saber se essas pessoas realmente entraram no mercado, podendo assim oferecer um diagnóstico da situação do emprego no país.

“A geração de postos de trabalho era de se esperar nesta época do ano, julho, mês em que tradicionalmente se tem o início do processo produtivo, mas não foi isso que aconteceu”, disse Cimar.

Mas um dado positivo é a tendência de alta na indústria em São Paulo, que colocou no mercado mais 29 mil pessoas em julho, comparando com junho. O panorama de emprego em São Paulo tende a ser acompanhado pelas demais regiões, explicou Cimar. Também a queda de rendimentos revelada nas regiões metropolitanas pesquisadas não acontece na indústria, mas nas categorias de servidores públicos, militares e prestadores de serviços terceirizados, disse o pesquisador.

PIB garantido
Pelo segundo mês seguido, a taxa média nacional do desemprego não foi divulgada. Em junho, devido à greve de funcionários do IBGE, os dados do Rio de Janeiro foram coletados, mas não puderam ser analisados. Em julho, o Rio voltou a ficar de fora das análises, assim como a Região Metropolitana de Salvador. Como no mês anterior, os dados foram coletados, mas não foram transmitidos na sua totalidade, impedindo a análise. 

Márcia Quintslr, diretora de Pesquisa do IBGE, disse que não há previsão de data para divulgar os dados que faltam dessas pesquisas, mas espera que a situação não se alongue porque, de acordo com ela, as negociações dos grevistas com o governo “têm ido bem”.

Segundo disse, as pesquisas, mesmo incompletas, têm de ser divulgadas em respeito ao cronograma estabelecido pelo instituto.

“Sobre a Pesquisa Mensal de Empregos, tem um cronograma a ser cumprido e, se a pesquisa tem qualidade, a gente divulga. Se não tem qualidade, não divulga. Mas mesmo sem os dados de Salvador e Rio, as demais informações são importantes para as regiões pesquisadas: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Não faz sentido ter essas informações apuradas e não divulgar”, disse.

Ela ressaltou, no entanto, que a divulgação do PIB do segundo trimestre de 2012 está garantida para o dia 31 de agosto.

Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 22% e realização de concurso público para preencher o quadro de funcionários efetivos que tem uma previsão de sofrer em três anos uma perda de 45% com a aposentadoria prevista desses funcionários.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

4 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

5 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

5 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

6 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

7 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

9 horas ago