Categories: Religião

Não só de carnaval vive a Bahia

Por Antonio Nelson*

O uirapuru baiano, o maior médium do mundo com mais de 200 jovens 

“A Doutrina Espírita ensina aos médiuns que a fortuna de um intérprete do invisível será a paz da consciência”.

Yvonne do Amaral Pereira, do tomo Devassando o invisível.

A lapidação da alma exige empenho e espiritualidade diante dos desafios da vida. Entre a folia e o “silêncio”, mais de 200 jovens, de 13 a 21 anos de idade, optaram por iluminar suas mentes e corações, sensações e emoções num retiro espiritual. Um “canto” peculiar traz a paz. Divaldo Franco, o uirapuru baiano, um dos maiores médiuns e oradores espíritas da contemporaneidade, com mais de 150 obras psicografadas, especialmente pelo Espírito Joanna de Ângelis, fundador da Obra Social Mansão do Caminho, internacionalmente conhecida, destacou a importância de atitudes gentis nos relacionamentos interpessoais.

Para Divaldo é indispensável manter e cultivar valores essenciais de educação, como, por favor, bom dia, boa tarde, boa noite… Além disso, é preciso conquistar as qualidades do espírito fino, à semelhança dos Antigos Cristãos, como Francisco de Assis e Santo Agostinho, até homens da atualidade como Leonardo Boff, tudo isso apenas no primeiro dia, no V Encontro Fraternal da JENA (Juventude Espírita Nina Arueira) com a temática: Encontro com Jesus, vivendo Yvonne do Amaral Pereira, de 09 a 12 de fevereiro de 2013.

Temas como Reencarnação Libertadora (Justiça), Mediunidade: Da Provação a Missão (Amor), e Missão Redentora (Caridade) estão em abordagem, além de vivências e debates com juventudes espíritas de Aracaju (SE), Salvador; Feira de Santana, Simões Filho e Irará que são cidades do interior da Bahia.

Momentos de Arte, Dinâmicas Pedagógicas, Motivações Temáticas: “Mediunidade com Yvonne”, o Projeto Manoel Philomeno de Miranda, e depoimentos dos colaboradores da Caravana Auta de Souza mantém uma psicosfera com base na ecologia mental, na (re) construção do homem integral, sob a luz do Evangelho e da Doutrina Espírita.

Desde o alvorecer à noite desta segunda-feira (11) de carnaval, espiritualidade, reencarnação, mediunidade e caridade são os pilares

YVONNE DO AMARAL PEREIRA

O V Encontro centra-se em Jesus, e presta homenagem à Yvonne do Amaral Pereira, médium que se notabilizou pelo exemplo de servir ao próximo, fundamentada ética do Evangelho, e vida similar ao cristianismo primitivo. Na psicografia deixou o principal livro: Memórias de um suicida. Obra de cabeceira para os espíritos joviais.

UIRAPURU BAIANO

O “título” de uirapuru baiano, de acordo com meu póstumo e estimável pai, Antonio Martins, foi dado pelos recifenses, na década de 1930, ao orador espírita quando era jovem, em referência ao pássaro da Amazônia que têm o canto especial e faz a natureza silenciar. Os espíritas da capital pernambucana asseveram que quando Divaldo realiza explanações sobre Jesus, Ciência, Filosofia e Religião, todos fazem silêncio para escutá-lo como também se faz em relação ao citado pássaro ao expressar o belo canto.  

*Antonio Nelson é jornalista.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Tapetão na Sabesp, por Simão Pedro, Eduardo Fonseca e Amauri Pollachi

Estadão ignora que a maioria dos paulistanos é contra o referido projeto de lei que…

1 hora ago

Virginia Rodrigues celebra artistas negros em ‘Poesia e Nobreza’

Trabalho destaca fundamental contribuição de artistas negros para a música brasileira. Disco chega às plataformas…

2 horas ago

RS debaixo d’água: O problema não está nas nuvens, por Felipe Costa

Não é de hoje que os empresários e os governantes gaúchos cometem barbeiragens grosseiras e…

2 horas ago

A “arapuca” armada por Campos Neto para sabotar a queda dos juros, por Lauro Veiga Fº

Seus objetivos foram alcançados ontem, mas não sem custos para o próprio BC e para…

2 horas ago

A água, o duro acaso mineral (por Camões e Drummond), por Romério Rômulo

Um tempo de espanto, tão jacente / que a memória de tudo vê ainda /…

3 horas ago

Luís Nassif: a guerra decisiva contra os juros abusivos

A redução dos juros permitirá que a riqueza financeira possa cumprir sua missão: investir em…

3 horas ago