Coronavírus: Quais são as restrições impostas ao povo italiano

Jornal GGN – O premier italiano Giuseppe Conte estendeu a todas as regiões da Itália, a partir de hoje, 10, até 3 de abril, as medidas já ativas na Lombardia e em outras 14 províncias, relacionadas à emergência do coronavírus. As medidas do novo decreto preveem o que pode ou não ser feito, de compras a viagens, de passeios ou saúde.

A Itália, a partir do decreto, é definida como uma ‘zona de segurança’ até o dia 3 de abril de 2020 para tentar conter o vírus que já atinge 9.172 pessoas e com 463 mortes. Não se pode sair de casa a não ser em determinadas situações. O decreto fala explicitamente de proibição de movimento, exceto por ‘razões comprovadas de trabalho’ ou ‘sérias necessidades familiares ou de saúde’. Em qualquer situação em que se possa sair, o decreto exige que se mantenha um metro de distância de outras pessoas.

O cidadão pode sair para trabalhar, bastando fazer a autocertificação. Para isso basta provar que a empresa não funciona sem você, que é preciso estar fisicamente nela.

Podem, ainda, se locomover para buscar filhos (em casos de guarda compartilhada) ou ainda atender parente idoso, desde que tomadas as medidas anti-contágio. Caso os idosos estejam bem, as restrições poderão valer. O caso é provar a necessidade.

É possível se mudar, desde que dentro dos motivos indicados no decreto e seguindo as instruções ali contidas. Pode-se, ainda, ir para outro município em caso de necessidade, mas levando a autocertificação ou se explicando para a polícia.

Namoro a distância, continuará distante, até o fim do período indicado. Mas o cidadão poderá ir ao médico, fazer exames e outros testes diagnósticos e verificações. No entanto, alerta para o risco que se corre em salas de emergência, nesse caso é melhor ligar para os números de emergência. Outro ponto de alerta é que, caso esteja com febre, não deve sair de casa, conforme determina o decreto.

É permitido sair para comprar comida pois as lojas estão abertas. Qualquer compra é permitida, mas é preciso observar a segurança da distância de pelo menos um metro de qualquer pessoa.

Esportes individuais não estão proibidos, desde que minimizem os contatos sociais. Conforme diz o premier explicitamente, ‘o significado de todo o decreto está resumido na frase: eu fico em casa’.

Com informações do Corriere Della Sera

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago