Covid-19 – Balanço de momento: 7,8 milhões de casos, 430 mil mortes e 3,7 milhões de altas, por Felipe A. P. L. Costa

Covid-19 – Balanço de momento: 7,8 milhões de casos, 430 mil mortes e 3,7 milhões de altas.

por Felipe A. P. L. Costa [*]

Este artigo atualiza os números a respeito da pandemia da Covid-19 divulgados em artigo anterior (aqui).

Levando em conta as estatísticas obtidas na tarde deste domingo (14/6) [1], eis um balanço da situação mundial:

(A) Em números absolutos, os 20 países [2] mais afetados concentram agora 82% dos casos (de um total de 7.840.408) e 87% das mortes (de um total de 431.236) [3]. Os números continuam a escalar, mas a um ritmo declinante. Em termos globais, muitos países já passaram pelo topo da curva e estão a descer o outro lado do morro [4].

(B) Entre esses 20 países, a taxa de letalidade caiu de 6,1% para 5,8%. A taxa brasileira caiu de 5,3% para 5%. (Peru e Chile, os dois outros países da América do Sul que estão no topo da lista, têm taxas de letalidade mais baixas: 2,9% e 1,8%, respectivamente.)

(C) Nesses 20 países, 3,04 milhões de indivíduos receberam alta, o que corresponde a 47% dos casos. China (94%) e Alemanha (92%) seguem liderando os percentuais de recuperação. Em escala global, 3,74 milhões de indivíduos já receberam alta.

*

Notas.

[*] Para detalhes e informações sobre o livro mais recente do autor, O que é darwinismo (2019), inclusive sobre o modo de aquisição por via postal, faça contato pelo endereço meiterer@hotmail.com. Para conhecer outros livros e artigos, ver aqui.

[1] Cabe observar que certos países atualizam suas estatísticas uma única vez ao longo do dia; outros atualizam duas vezes ou mais. Estou a acompanhar as estatísticas mundiais em dois painéis, Mapping 2019-nCov (Johns Hopkins University, EUA) e Worldometer: Coronavirus (Dadax, EUA).

[2] Os 20 primeiros países da lista podem ser arranjados em cinco grupos: (a) Acima de 2 milhões de casos – Estados Unidos; (b) Entre 500 mil e 1 milhão – Brasil e Rússia; (c) Entre 200 e 500 mil – Índia, Reino Unido, Espanha, Itália e Peru; (d) Entre 100 e 200 mil – França, Alemanha, Irã, Turquia, Chile, México, Paquistão, Arábia Saudita e Canadá; e (e) Entre 75 e 100 mil – Bangladesh, China e Catar.

[3] Os dois percentuais seguem caindo, uma indicação de que a pandemia segue ganhando força em outros lugares. Embora tenham se acalmado em vários países, as estatísticas estão a escalar em muitos outros (e.g., Índia, Arábia Saudita, Paquistão, Bangladesh). Nas Américas, além de EUA e Brasil, as estatísticas que mais chamam a atenção neste momento são as de Peru, Chile e México. Dois dos nossos vizinhos (Paraguai e Uruguai), em compensação, estariam entre os bons exemplos – ver aqui.

[4] Para uma introdução ao estudo dos padrões de crescimento, ver as duas primeiras partes do artigo ‘Corpos, gentes, epidemias e… dívidas’ (aqui e aqui). Para detalhes sobre o comportamento da pandemia em escala mundial e nacional, ver a coletânea A pandemia e a lenta agonia de um país desgovernado.

 

* * *

Redação

Redação

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

34 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

48 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago