Distanciamento social pode durar meses, diz coordenadora de coronavírus da Casa Branca

Jornal GGN – A coordenadora de resposta a coronavírus da Casa Branca, Deborah Birx, diz que, provavelmente, alguma forma de distanciamento social permanecerá em vigor durante o verão. Birx fez essas declarações no domingo, 26, mesmo dia em que vários governadores expressaram otimismo sobre o curso do vírus e fizeram seus planos para uma abertura gradual de suas economias.

Este foi mais um exemplo do conflito existente entre líderes estaduais e federais, e também dentro do próprio governo Trump, em momento em que a pandemia ceifa a vida de mais de 54 mil norte-americanos.

Mas no domingo, Birx disse que o isolamento provavelmente continuará, como uma garantia de preservação da vida, e que há a necessidade de mais testes a serem desenvolvidos pela ciência.

A profusão de mensagens contraditórias cria um novo problema para o país em meio à pandemia. Primeiro que os cidadãos foram somente instruídos a ficarem em casa, e agora estão em meio a um apagão de novas orientações e tomando decisões mais complexas.

Emily Landon, epidemiologista chefe de doenças infecciosas da Universidade de Chicago Medicine, disse que esses cálculos são difíceis para as pessoas nos estados que estão começando a reabrir devido à falta contínua de testes generalizados e à incapacidade de rastrear efetivamente as pessoas que podem ter sido infectadas.

“É difícil para mim saber o que eu faria” em um dos estados onde os governadores anunciaram que spas e salões estão reabrindo, disse Landon. “Eu não iria. E eu não recomendaria que minha família fosse. Eu recomendaria que as pessoas fiquem em casa.”

Landon disse que, na sua opinião, ainda não é seguro para os estados reabrir completamente – ou para os americanos tentarem retomar suas vidas como eram antes da pandemia.

“Este é um vírus novo em folha, e temos que fazer essas coisas de uma maneira medida”, disse ela. “Sem requisitos para coisas como EPIs [equipamento de proteção individual], distanciamento social e políticas realmente ponderadas sobre como fazer essas aberturas, não é hora de fazê-las”.

Em suas diretrizes gerais para os estados seguirem quando começam uma reabertura em fases, a Casa Branca recomendou no início deste mês que vários critérios, como aumento da capacidade de teste e rastreamento de contatos, fossem atendidos antes de prosseguir.

Em todo o país, no entanto, alguns estados já estão relaxando suas restrições de distanciamento social devido à pressão de manifestantes, grupos empresariais e outros.

No domingo, vários governadores defenderam sua decisão de fazê-lo, argumentando que o fechamento de seus estados alcançou com sucesso sua meta de aumentar a capacidade hospitalar, adquirir equipamentos de proteção individual e achatar a curva de crescimento da pandemia.

O debate sobre a reabertura nos Estados Unidos ocorre quando outro país atingido, a Espanha, permitiu que crianças menores de 14 anos saíssem pela primeira vez em seis semanas. O país, que teve mais de 207.000 casos de coronavírus e 23.190 mortes, está no meio de um dos mais rígidos bloqueios da Europa desde o mês passado.

Enquanto isso, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson deve voltar ao trabalho na segunda-feira, depois de mais de três semanas lutando contra uma infecção por coronavírus. O secretário de Relações Exteriores Dominic Raab, que substituiu Johnson, disse ao Sky News no domingo que o primeiro-ministro está “ansioso para ir”.

Nos Estados Unidos, as medidas tomadas para reabrir variam de acordo com o estado. Em alguns lugares, como na Flórida, as praias reabriram de forma limitada, com a polícia pedindo aos visitantes que se movam e evitem se reunir.

Em Nova York, o governador Andrew M. Cuomo disse no domingo que as empresas de construção e manufatura fora da região de Nova York poderão reabrir após 15 de maio, quando o pedido de isolamento deve expirar.

Embora Pence e o presidente Trump tenham expressado otimismo nas últimas semanas sobre a velocidade com que esperam que o país seja reaberto, Birx e Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, expressaram cautela.

Redação

Redação

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

10 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

11 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

12 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

12 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

12 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

13 horas ago