Saúde

Mais de 2 mil municípios fecham adesão ao Mais Médicos

O 28º ciclo do programa Mais Médicos atingiu a adesão de 99% das cidades contempladas no último edital, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Das 6.252 vagas ofertadas, incluindo 1.000 postos inéditos para a Amazônia Legal, 6.169 foram indicadas pelos municípios para preenchimento.

Ao todo, das 2.074 regiões com vagas previstas pelo Ministério da Saúde, 2.028 enviaram a documentação para a renovação total do quadro de profissionais, enquanto 31 não renovaram a adesão e 15 escolheram o quantitativo parcial de vagas ofertadas.

Desta forma, 83 vagas ficaram sem preenchimento, mas as vagas serão destinadas para novas regiões após a avaliação dos termos enviados pelos gestores locais.

Critérios como vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso à saúde e dificuldade de provimento dos profissionais foram adotados para a destinação dos postos.

Neste cenário, 47% das vagas estavam destinadas às regiões de alta vulnerabilidade ou extrema pobreza.

Chamamento aos profissionais

O próximo edital a ser liberado envolve o chamamento aos médicos, com prioridade para os profissionais formados no Brasil.

Poderão participar profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS), sendo que os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.

Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais que aderirem ao programa passam a contar com oportunidades de especialização e mestrado; benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas; e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais também terão direito a licença com manutenção de 20 dias.

Além disso, foi firmada uma parceria entre Ministério da Saúde e o da Educação para incentivar os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior que terão ajuda para quitar o FIES.

Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais.

Leia Também

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • A Atenção Primária à Saúde no país vive um verdadeiro caos desde o abandono do Programa Mais Médicos pelo governo Bolsonaro (além do sub-financiamento crônico do SUS promovido por nossa sub-elite rentista e desumana).

  • Os 2 mil municípios fazem adesão ou fecham adesão? Fiquei na dúvida. Se fizeram adesão então não fecharam, abriram-se para as vagas oferecidas.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

5 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

6 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

6 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

7 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

8 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

10 horas ago