Número de profissionais de saúde contaminados por Ebola preocupa OMS

Enviado por JNS

da Agência Brasil

Surto de ebola mata mais de 120 profissionais de saúde, segundo OMS

Aline Leal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje (25)  que o número profissionais de saúde contaminados pelo vírus ebola já é sem precedentes.

Ao todo, 240 profissionais ficaram doentes e mais de 120 morreram em decorrência da febre.

A morte de pessoas das equipes afeta o trabalho de combate ao vírus, pois, além de reduzir o número de pessoas, assusta os profissionais que poderiam vir a colaborar. Em Serra Leoa, na Libéria, na Guiné e na Nigéria morreram 1.427 pessoas em decorrência do vírus desde o início do ano.

Segundo a OMS, a escassez e o uso indevido de equipamentos de proteção são fatores que ocasionam a disseminação da doença entre os profissionais de saúde. Outra causa da disseminação é o baixo número de profissionais para o tamanho da epidemia, que faz com que os que estão atuando trabalhem mais do que o recomendado, podendo ocasionar falhas na proteção.

De acordo com a organização, o surto atual é diferente, pois se disseminou por capitais e por áreas rurais remotas. Como os sintomas iniciais da doença podem ser confundidos com malária e febre tifoide, pacientes com ebola podem ter contato com médicos desprevenidos.

A OMS estima que, nos três países mais atingidos, apenas um ou dois médicos estão disponíveis para tratar 100 mil pessoas e estes profissionais estão fortemente concentrados em áreas urbanas.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • que ebola que ninguém dá muita bola...

    que ebola que ninguém dá muita bola... por essas bandas o perigo viral vem do Caribe.com seu vírus chicungunha...

     

    ciênciahoje.com

    Chegou para ficar

    Em meio à crescente preocupação com o ebola, outra ameaça iminente passa despercebida. O vírus chicungunha, que já causa surtos no Caribe, pode se instalar no Brasil e provocar epidemias tão grandes quanto as da dengue.

    Por: Sofia Moutinho

    Publicado em 11/08/2014 | Atualizado em 11/08/2014

    A febre chicungunha é uma doença viral semelhante à dengue que provoca dores nas articulações e febre, entre outros sintomas. No Caribe, já se tornou uma epidemia, que pode chegar ao Brasil. (foto: Opas – CC BY-ND 2.0)

    A atual epidemia de ebola no continente africano deixou em alerta a segurança de portos e aeroportos de vários países e tira o sono de alguns brasileiros preocupados com a possibilidade da chegada do vírus ao país – cenário considerado remoto pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras ameaças infecciosas vindas do exterior, porém, são mais iminentes. A principal delas, segundo pesquisadores, é o vírus chicungunha, que surgiu na África, já provoca surtos no Caribe e pode se instalar no Brasil a qualquer momento.

    Segundo pesquisadores, hoje a principal ameaça infecciosa vinda do exterior é o vírus chicungunha, que surgiu na África, já provoca surtos no Caribe e pode se instalar no Brasil a qualquer momento

    O vírus, que causa doença de mesmo nome e de sintomas semelhantes aos da dengue, foi identificado pela primeira vez na Tanzânia em 1952. De lá para cá, se espalhou pela África e Ásia, chegando a Índia, Indonésia, Maldivas, Mianmar, Tailândia e Madagascar, e fez mais de 2 milhões de vítimas, segundo a OMS. Em 2007, aportou no norte da Itália e, em dezembro do ano passado, atingiu pela primeira vez o hemisfério ocidental, mais precisamente as ilhas caribenhas, onde já há mais de 55 mil casos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

    O nome da doença, do idioma tanzaniano maconde, dá uma boa ideia da ação do vírus sobre o doente: chicungunha quer dizer ‘ficar dobrado ou contorcido’. O sujeito acometido pela enfermidade apresenta febre, dores no corpo e no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e, principalmente, dores nas articulações, que podem evoluir para artrite e sequelas permanentes.

    A doença, assim como a dengue, é transmitida pela picada de um mosquito Aedes aegypt infectado, mas não chega a ser fatal na maioria dos casos – até hoje pouco mais de 100 mortes foram registradas em todo o mundo, 33 nas Américas. “Dificilmente uma pessoa infectada morre, a não ser que já esteja bem fraca, mas a infecção é muito debilitante e impede o doente de se movimentar e trabalhar”, explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari, autor do livro Pandemias.

    A doença é transmitida pela picada do mesmo mosquito vetor da dengue, o ‘Aedes aegypt’, abundante no Brasil. (foto: James Gathany/ PHIL, CDC)

    O Brasil já teve os primeiros casos importados de chicungunha, trazidos por viajantes. Em 2010, duas pessoas vindas do sudoeste asiático foram internadas em São Paulo. Somente neste ano (até o início de agosto), mais 19 casos adquiridos no exterior foram registrados nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul – a maioria entre soldados brasileiros vindos do Haiti. Até agora, não houve caso autóctone – ou seja, em que o vírus tenha sido contraído dentro do país.

    No entanto, esse momento pode estar próximo. O Ministério da Saúde já se prepara para a possibilidade de o vírus se espalhar por aqui e lançou um guia com recomendações para preparação e resposta à introdução da doença, no qual admite a chance de “uma epidemia com altas taxas de acometimento”.

    A propagação da febre chicungunha seria facilitada pela já existência do vetor da doença no país, o temido A. aegypt, que todos os anos provoca milhares de casos de dengue

    A propagação da febre chicungunha seria facilitada pela já existência do vetor da doença no país, o temido A. aegypti, que todos os anos provoca milhares de casos de dengue. “É quase certo que o chicungunha vai chegar ao Brasil e muito provável que se torne uma epidemia”, afirma Ujvari. “Temos aqui tudo o que a doença precisa para se alastrar, se estabelecer e ser transmitida o ano todo.”

    Se o chicungunha vier para ficar, uma epidemia seria mais provável entre abril e maio, mesmo período em que são registradas as altas nos casos de dengue – depois do verão, quando as chuvas e o calor fizeram a combinação perfeita para a proliferação do mosquito transmissor.

    A doença já mostrou que se espalha rapidamente. De acordo com a OMS, no pico de um surto epidêmico recente na Ásia, 47 mil casos suspeitos foram identificados em apenas uma semana em uma população de 766 mil habitantes.

    O chicungunha ainda não tem cura nem vacina e o tratamento é feito com hidratação do paciente e medicamentos para aliviar os sintomas. Acredita-se que, após a infecção, o paciente adquira imunidade. 

    Sofia Moutinho
    Ciência Hoje On-line

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago