Saúde

Saúde é tema do segundo seminário preparatório do IX Congresso Interno da Fiocruz

Da Fiocruz

O futuro dos sistemas universais de saúde e do SUS, tendo em vista as transformações científicas, tecnológicas e sociais; o quadro epidemiológico atual e as condições de saúde das populações; e a relação público-privado na saúde serão alguns dos pontos em debate no seminário Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro, que terá como conferencista o professor Naomar de Almeida Filho, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O seminário, que será realizado em 06/10/2021, das 14h às 17h, é o segundo de uma série de quatro eventos preparatórios do IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz – instância máxima de representação, que definirá as grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da instituição. A transmissão do seminário será pelo canal da Vídeo Saúde no Youtube e qualquer pessoa pode se conectar e acompanhar.

Participarão como debatedores à exposição de Naomar de Almeida Filho a pesquisadora e vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp/Fiocruz, Luciana Lima, e o pesquisador emérito da instituição Samuel Goldenberg. A mediação será do coordenador do CEE, Carlos Gadelha. 

primeiro evento da série, sobre o mundo do trabalho, foi realizado em 15/9. Até 10 de novembro de 2021, serão realizados os outros dois com os temas:  Desafios da Mudança climática e do ambiente e a Fiocruz do futuro; e Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do futuro. A organização é do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz). 

“É preciso ter ousadia para pensar a saúde fora da caixa, entender a saúde como base de um novo projeto nacional de desenvolvimento, que alia ciência, inovação e sustentabilidade, na garantia do direito à vida e à felicidade, como uma atualização do projeto Fiocruz”, convida Gadelha, à frente da organização dos seminários preparatórios e da produção de sumários sobre os pontos fundamentais de cada uma das discussões. Os sumários servirão de suporte para o documento de referência do IX Congresso Interno, cuja plenária se realizará nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.

Sobre o professor Naomar de Almeida Filho
Professor titular de Epidemiologia, aposentado, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, foi reitor da universidade no período 2002-2010. Exerceu a mesma função também na Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Doutor honoris causa da McGill University, no Canadá, foi professor visitante em universidades como UNC-Chapel Hill, UC-Berkeley e Harvard, nos EUA; Universidad Nacional de Lanús, na Argentina; e Université de Montreal, também no Canadá.

Naomar é autor de livros sobre metodologia e epistemologia no campo da Saúde Coletiva e, atualmente, é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, titular da Cátedra de Educação Básica, na qual desenvolve estudos sobre a relação entre universidade, História e sociedade.

Congresso Interno da Fiocruz
A cada quatro anos, desde 1988, na gestão do sanitarista Sergio Arouca, delegados eleitos pelas diferentes unidades da Fiocruz reúnem-se no Congresso Interno da instituição, para deliberar sobre o regimento interno, propostas de alteração do estatuto e assuntos estratégicos relacionados ao projeto institucional.

A realização do Congresso Interno na Fiocruz orienta-se pela afirmação de valores humanistas, dos direitos sociais e trabalhistas, traduzidos na frase democracia é saúde, que pautou a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986.

Seminários preparatórios do IX Congresso Interno da Fiocruz
Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro

Conferencista: Naomar de Almeida Filho
Debatedores: Luciana Lima, vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp/Fiocruz; Samuel Goldenberg, pesquisador emérito da Fiocruz.
Data: 06/10/2021
Hora: 14h às 17h
Transmissão: YouTube VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz
https://youtu.be/32NsLLPqO3g

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Lobby das isenções está pronto para agir no Congresso

Campanha alerta para trabalho de bastidores pelo aumento das isenções, o que se reflete em…

3 minutos ago

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

39 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

53 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago