Surto do coronavírus no Brasil está “apenas começando”, diz Mandetta

Jornal GGN – Com quase 200 mil casos de coronavírus, o surto da pandemia no Brasil está “apenas começando”. Esta é a avaliação do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em entrevista à coluna de Jamil Chade.

Com mais de 12 mil mortos por consequência do Covid-19, “estamos no início”, alertou Mandetta. E sobre a sua forma de enfrentamento ao vírus, enquanto atuava na pasta do governo Bolsonaro, disse que “o tempo vai dizer” quem estava certo. “Eu dizia uma coisa e o presidente dizia outra”, relatou.

Mandetta mirou críticas a como o governo Bolsonaro está lidando com a crise sanitária. “O Brasil está sem gente para pensar seu papel na saúde publica mundial”. Segundo ele, isso se deve a uma falta de postura segura sobre as restrições e isolamentos sociais. “Se não sabemos nem se abre ou não cabelereiro, como é que vamos saber nossa posição no mundo?”, questionou, fazendo referência a recente declaração de Bolsonaro sobre os espaços de beleza.

E sobre as relações exteriores do Brasil como agente internacional, Mandetta foi direto: “Meu medo é de o Brasil com um discurso anti-organizações (internacionais). Os EUA têm musculatura para se defender. Mas nós podemos ficar pelo caminho”, afirmou.

Ainda nesse sentido, disse que não é momento de criar conflitos com a China e que o Brasil já está pagando o preço desse choque. “A impressão que eu tenho é que, num local cheio de pólvora, o Itamaraty entra fumando”, disse Mandetta.

“Se eu não tenho uma boa relação [com a China], vai ser difícil o abastecimento [de materiais de saúde]”, continuou, lembrando que já há falta de máscaras, e os “respiradores não chegam”.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

10 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

11 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

11 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

11 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

13 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

13 horas ago