No Acre, PMs invadem delegacia para soltar sargento preso

Sugerido por evandro condé de lima

O que segue não é fato isolado, eu continuo completamente ignorante é com o eterno silêncio sobre esses casos do Ministério da Justiça.

Do G1

Homens do Bope invadem delegacia para resgatar sargento preso no AC 

Sargento da PM foi preso por delegado da Polícia Civil. Mais de 50 homens armados, alguns com fuzis, resgataram o colega.

Um sargento da Polícia Militar do Acre foi preso por um delegado da Polícia Civil, na noite deste sábado (1), por falso testemunho e desobediência, em Rio Branco. Para realizar o resgate do policial preso, ao menos 50 homens da PM e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fortemente armados invadiram a Delegacia de Flagrantes (Defla) causando confusão no local.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Leonardo Santa Bárbara, tudo começou quando um condutor sofreu um acidente de carro por volta das 15h30. Após receber atendimento médico, ele foi conduzido à delegacia por dirigir embriagado. O boletim de ocorrência foi registrado somente às 19h50. O sargento, que registrou a ocorrência, contou ao delegado que o conduzido foi oportunizado a fazer o bafômetro, mas se recusou a fazer o teste.

“Eu perguntei ao sargento se ele teria o equipamento para realizar o teste e ele disse que sim. Então determinei que ele fizesse o bafômetro no conduzido naquele momento. O sargento disse que não iria fazer. Eu pedi para constarem no livro a recusa do policial em atender ao meu pedido e passei a fazer o procedimento do flagrante. Como autoridade policial, estava questionando sobre o ocorrido, ele se recusou e disse que não iria assinar. Então dei voz de prisão”, conta o delegado, que não especificou qual ação do PM preso caracterizou o crime de falso testemunho.

Ao tomarem conhecimento do caso, policiais militares invadiram a delegacia. O tenente-coronel Márcio Alves, comandante da Companhia Estadual de Trânsito, foi apontado como o responsável pela invasão e resgate do PM preso. Imagens gravadas pelos próprios policiais mostram agressões e chutes no momento do resgate.

O que pensam as autoridades
O delegado de Polícia Civil, Alcino Júnior, qualificou o ato como ‘coorporativismo maléfico dentro da segurança pública’.  “Infelizmente gera uma crise. A gente não pode esconder. Quebraram a delegacia. O coronel Márcio chegou em uma situação que estava sendo resolvida e determinou que o preso fosse retirado daqui. Os policiais militares estavam em maior número, inclusive com fuzis, e nós iremos tomar as medidas. Nós temos um foragido”, disse.

Segundo Rafael Pimentel, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Acre, medidas judiciais serão tomadas. “O grupo, que deveria gerar segurança, traz a insegurança para dentro da delegacia. Dessa forma, a associação tomará tanto as medidas judiciais, como também atuará incisivamente para cobrar a punição e atuação do Estado nesse caso”.

Os policiais militares e do Bope que participaram da confusão procuraram o comando geral da PM. Minutos depois, chegaram o comandante coronel José Anastácio e o secretário de Segurança Pública, Renir Graebner, que fizeram uma reunião a portas fechadas, para discutir o caso e decidir que providências serão tomadas.

“Fizemos uma reunião imediata exatamente para resolver a situação. As instituições estão acima de qualquer desentendimento. A situação está superada e os fatos serão apurados e depois divulgados” afirmou o secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner.

Para o comandante geral da Policia Militar, cel José dos Reis Anastácio, apesar da confusão entre as instituições, não há crise. “Esses são fatos que não podem interferir nas instituições. Elas voltam a funcionar dentro da normalidade. As apurações continuam, o incidente já aconteceu. Não há crise. Nunca houve e nunca haverá. Esses casos são casos isolados que estão sendo apurados”, disse.

Redação

Redação

View Comments

  • união possível?

    Qual Secretário de Segurança ou Ministro da Justiça vai querer pegar o abacaxi de unificar as polícias?

     

    • Para ficar como a policia

      Para ficar como a policia civil?

      tudo bem,  como é carnaval deve ter postado bebendo...rs

  • Querem simplesmente  abafar o

    Querem simplesmente  abafar o abacaxi, que nao ha  crise. Como nao  ha crise  se  uma delegacia foi invadida, seu delegado chefe  ameaçado, delegacia  depredada,  agressoes  etc. É praxe  da pm   tomar  essas atitudes, Quando é  crimes  cometidos pela corporaçoes  entao, eles  ameaçam  delegado, policial  e qualquer um que  se coloque  no caminho  deles. isso porque eles  se acham acima  da POLICIA  CIVIL. Tambem por  causa  da  certeza da impunidade, sabem  que  nao vai dar em nada.  A meu ver  nao se deve punir os soldados  que estavam obedecendo ordens, mais  o tenente  e o  coronel  deviam ser  punidos  sim. e  com expulsao da  PM. Se  continuam  fazendo de conta que nao  ha  divergencias, intrigas, e mal  estar entre  as policias  querem no fundo tapar o sol com a peneira. porque sempre houve  e  a meu ver  a policia  militar  devia  ser desmilitarizado o quanto antes  e  todos  o  seu efetivo subordinado  a secretaria de segurança publica. QUE MORAL TEM A POLICIA MILITAR  DE  PRENDER EM FRANGRANTE  QUEM  ESTEJA  EMBRIAGADO NO VOLANTE  SE QUANDO SE TRATA  DE  SEUS  MEMBROS  ELES NAO PERMITEM SER PUNIDO. Ora  isso  é muito coveniente, e mostra  o quanto  a pm  se  acha  em relaçao  a  policia  judiciaria  que é quem tem jurisdiçao  em cada delegacia  do estado. 

    Se o  sargente estava dirigindo bebado  e  apaizana  nesse momento ele é  um civil como qualquer outro  e o fato de se negar  a  fazer  o teste do bafometro  tem que  ter o mesmo rigor  quando eles  pegam na rua  qualquer  cidadao dirigindo bebado  e  quando se nega eles  prendem e levam para a delegacia. 

    Isso  é uma  afronta  as instituiçoes, aos  direitos  e obrigaçoes  de  todos os policiais  de  se respeitarem mutuamente  e nao vejo  ai  nem a pm  nem  a  pc   com mais  regalias que a outra.  isso  tem de acabar no Brasil,  essa brutalidade tem que  ser  afastada das corporaçoes  com puniçoes exemplares. 

    • O ato da PM é injustificavel

      O ato da PM é injustificavel e todas as medidas legais devem ser tomadas para que isso seja devidamente apurado e punido

      Dito isto, dizer que a PM seja pior do que a civil no tocante a corporativismo é umas das maiores piadas que ja ouvi na minha vida

      Em termos de utilidade publica a PM esta anos luz na frente da policia civil

      A policia civil é um clã voltado para sí mesmo que trata muito mal quem o procura na imensa maioria das vezes e cuja imagem de corporaçao policial à muito é uma ilusao de otica...

       

      • Não é por gostares de farda,

        Não é por gostares de farda, Leonidas, que torna verdade essa premissa de que a PM é "melhor" que a Polícia Civil. Mesmo ambas fazendo parte do escopo da Segurança Pública, as atribuições são bem delineadas: a PM, fardada e institucionalizada com base na hierarquia e disciplina, cuida do policiamento ostensivo e preventivo,  enquando a Civil é Polícia Judiciária, ou seja, voltada para a investigação. 

        Então, esse negócio de "anos-luz" é bobagem. 

        • Olha JB esse negocio de

          Olha JB esse negocio de gostar de uma farda é coisa de progressista...rs

          Eles que tem poster do Fidel do Che , e do Inutil militar golpista conhecido como Chavez...

          Mas voltando ao ponto, o fato de ser " util " esta na porcentagem do que cadaq uma cumpre da sua funçao, e nao na comparaçao delas

          entao assim nao precisa ser nenhum genio para saber que o PCC só esta forte pq a chamada policia investigativa nao esta fazendo a liçao de casa ja tem um tempo

          Que o trafico esta forte porque o Deic prevarica, que carro roubado precisa de estrutura para receptaçao, corte, ou revenda, estrutura essa impossivel de ser criada sem conivencia policial

          ok?

  • PEC 51/2013 já!

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [32]: Coibição de violência contra a infância e a adolescência
    http://brazil.indymedia.org/pt/blue/2014/02/529327.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [31]: Coibição de tragédias familiares
    http://brazil.indymedia.org/pt/blue/2014/02/529225.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [30]: Coibição de violência contra repórteres
    http://brazil.indymedia.org/pt/blue/2014/02/529085.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [29]: Coibição de execução de presos
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/02/528829.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [28]: Coibição de descaracterização de local de investigação
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/02/528744.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [27]: Coibição de corrupção
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/02/528732.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [26]: Redução de morte por policiais
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/02/528721.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [25]: Coibição de atuação ilegal
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528704.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [24]: Coibição de massacres
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528683.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [23]: Coibição de chacinas
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528634.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [22]: Coibição de desvio de conduta
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528617.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [21]: Coibição de morte de inocentes
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528561.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [20]: Reivindicação de diferentes setores da sociedade
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528475.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [19]: Coibição de restrição ao direito de manifestação
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528460.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [18]: Coibição de abuso de autoridade
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528414.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [17]: Exigência de atuação igualitária
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528389.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [16]: Coibição da violência policial
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528366.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [15]: Coibição da letalidade policial
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528343.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [14]: Coibição de grupos de extermínio
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528326.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [13]: Isonomia judicial
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528306.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [12]: Coibição de tortura
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528297.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [11]: Coibição de violência contra o judiciário
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528282.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [10]: Coibição de "desaparecimentos" forçados
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528231.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [9]: Coibição de atitude discriminatória
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528191.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [8]: Coibição de violência contra a juventude
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528171.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [7]: Conquista de credibilidade
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528143.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [6]: Atendimento às recomendações da ONU
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528126.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [5]: Coibição de uso político contra movimentos sociais
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528112.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [4]: Coibição de produção incorreta de documentação
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528064.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [3]: Coibição de forjamento de provas incriminando vítimas
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528032.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [2]: Coibição de execuções
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/528015.shtml

    Razões para defender a aprovação da PEC 51/13 em 2014 [1]: Coibição de relações inapropriadas entre polícia e comerciantes
    http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2014/01/527962.shtml

    Meta para 2014: aprovação da PEC 51/13 da desmilitarização das polícias
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2013/12/527819.shtml

  • Caso isolado, coisa nenhuma.

    Caso isolado, coisa nenhuma. Diariamente papoca Brasil afora desentendimentos entre  polícias. Muitos animados apenas pela ciumeira. 

    Queria ver um governante de coragem no Brasil disposto a comprar essa briga, qual seja, torna UNA a instituição policial. 

    Quem paga o pato é o cidadão-contribuinte. Enquantos as "puliças" se angalfinham a bandidagem, penhoradamente, agradece. 

  • O Sargento e o

    O Sargento e o Tenente-Coronel perderam a oportunidade de arrasar com a carreira deste delegado. É evidente que a medida do delegado foi extrapolação, abuso de autoridade. Um processo administrativo com todo o peso da PM sobre a secretaria de segurança poderia resultar numa punição exemplar do delegado. A PM sairia ganhando em credibilidade e moral; o sargento seria apontado como exemplo de conduta séria de uma autoridade e as duas instituições policiais não teriam sua legitimidade contestada. Mas, não, os membros de uma e outra corporação se comportaram como bando de criminosos, precisavam transformar o incidente numa disputa de masculinidade, de quem tem o pinto maior. Apenas deram mais pano de manga para elevar a impressão da população de que a PM não passa de uma máfia armada e fardada dentro do Estado e a Políticia Civil uma choldra inútil. Duas instituições sociais que carregam a responsabilidade de zelar pelo equilíbrio e o respeito das demais instituições sociais protagonizaram um ato de afronta mortal às instituições, precisam minimizar os danos deste lamentável acontecimento. É preciso que as autoridades do alto escalão ajam com toda a rigidez para tentar aplacar o estrago que esta atitude brutal, bandida e selvagem produziu, não somente expulsando da corporação o Tenente-Coronel responsável por este banditismo, mas prendendo-o exemplarmente.

  • Acao degradante e covarde da PM.

    , A atitude da PM deixa clara a situacao de arrogancia, despreparo e truculencia habitualmente utilizados por eles no exercicio cotidiano de seu mister. Dois fatos se destacam nesse eplsodio: A covardia dos componentes da tropa que so agem de bando, e o mau exemplo do superior Mario Cesar. O episodio nos reportaas blitz realizadas pelo bando, que tem sido objeto de reclamacoes da populacao em geralelo uso covarde e desmedido da forca. Ser valente assim e facil coronel. O momento requer bom senso e seriedade na apuracao desse fato lamentavel e criminoso.

    • Respondendo

      Truculencia e arbitrariedade. De um lado a PM triculenta e de outro um Delegado que usa e abusa de sua autoridade. O simples fato da recusa prender um sargento da PM.... isso pode ser chamdo de quê??

      Ora... o faot ocorreu as 15.00 horas.. e o delgado queria que o PM fizesse o teste as 19.40... ora passado mais de 4 horas o txte pode ser negativo. Quem responde por isso é o Sargento... entenderam o que estava na recusa do sargento???

  • Máfia, que Máfia?

    Uma operação conjunta da Auditoria da Justiça Militar, Corregedoria Interna da PM e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público estadual na tarde desta segunda-feira no BEP, a unidade prisional da Polícia Militar, em Benfica, na Zona Norte do Rio, encontrou até agora pelo menos dez aparelhos de ar-condicionado, micro-ondas e outros eletrodomésticos escondidos, além de cerveja em lata. A ação visava a apurar denúncias de irregularidades no BEP, onde já foram constatadas outras irregularidades e regalias nos últimos anos.

     

    Cena do passado: em vistoria do CNJ, celas pareciam mais suítes. Foto: Agência O Globo

     

    Na chegada da equipe da CSI ao BEP, por volta das 15h, os presos tentaram impedir a vistoria nas celas, ameaçando fazer um motim e tomar dois policiais como reféns. O Batalhão de Choque teve de ser acionado para garantir a inspeção.

    Parte do material proibido foi encontrada na lixeira do BEP e em fundos falsos dentro de algumas celas.

    Histórico de problemas

    No início de dezembro de 2012, um relatório feito pela Vara de Execuções Penais do Rio (VEP) mostrou que os presos daquela unidade dispunham de 109 geladeiras, 52 microondas, 102 televisores, 63 cafeteiras, uma máquina de fazer frango assado, além de panelas elétricas, DVDs, CDs, rádios, aparelhos de som e até máquinas de lavar.

     

    Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/operacao-na-prisao-de-pms-no-rio-encontra-aparelhos-de-ar-condicionado-cerveja-escondidos-em-celas-11774692.html#ixzz2uwBvZUaQ

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

10 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

12 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

13 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

14 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

14 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

14 horas ago