São Paulo investe mais em prisões provisórias do que em programas sociais

do Brasil de Fato

São Paulo investe mais em prisões provisórias do que em programas sociais

por Igor Carvalho

O Instituto Sou da Paz e a Rede Nossas Cidades apresentaram o estudo “Vale a pena? Custos e alternativas à prisão provisória no estado de São Paulo” em que utilizam dados coletados pela Defensoria Pública paulista para calcular quanto custa manter a população de presos provisórios no estado.

De acordo com o estudo, o município de São Paulo mantém 60 mil pessoas presas provisoriamente, enquanto aguardam julgamento. Essa quantia é equivalente a 25% dos presos em unidades paulistanas. Para mantê-los encarcerados, o custo é de R$ 76 milhões por mês.

O levantamento propõe um recorte para análise dos presos provisórios do Jardim Ângela, na zona sul, e da Brasilândia e Freguesia do Ó, que são da zona norte da capital paulista. Os três bairros acumulam 753 pessoas que estão detidas aguardando julgamento e que custam, somadas, R$ 4,5 milhões por mês. “É mais do que o valor anual do programa “Jovem Cidadão – Meu Futuro”, que oferece oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens em todo o estado”, afirma o documento.

O Instituto Sou da Paz aponta que entre 2010 e 2017, o investimento na administração penitenciária cresceu 27,5%. Na contramão, o emprego de verbas nos programas “Ação Jovem” e “Jovem Cidadão”, que atuam para fomentar empregos aos jovens em situação de vulnerabilidade nas periferias, reduziu 78% e 61%, respectivamente.

Para Ana Carolina Pekny, coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz, não se pode confundir o remédio para esse diagnóstico. O caminho não é diminuir o custo dos presos provisórios, mas reduzir a população carcerária brasileira.

“O Estado já viola direitos humanos nas condições que a gente tem atualmente no centro de detenções provisória. Se ele tentar reduzir custo cortando coisas da administração, aí ele vai violar muito mais. Não tem como, temos que reduzir o número de presos”, finaliza Pekny.

Edição: Guilherme Henrique

Redação

Redação

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

3 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

17 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago