Categories: Sem categoria

A oportunidade perdida

FHC fala em transformar a Petrobrás em “empresa pública”. Naqueles anos, escrevi feito um louco em defesa do Plano K, proposta do empresário Paulo Britto e do economista Paulo Rabello de Castro, de promover um encontro de contas que permitiria a criação de títulos sociais do Tesouro, que poderiam ser utilizados por trabalhadores para trocar direitos da Previdência Social por direitos de fundos previdenciários. Utilizar-se-iam as estatais para quitar passivos previdenciários. Em troca se teria uma nova previdência, com capitalização, e controlando estatais transformadas em empresas públicas.

Haveria troca de direitos do velho modelo por direitos do novo modelo. Os trabalhadores passariam a ser acionistas de empresas, haveria a legitimação da privatização, haveria o início de uma nova previdência social com capitalização.

Tudo isso foi jogado fora por absoluto desinteresse. Ainda nos tempos de Collor, levei a proposta para Tasso Jereissatti, já que o PSDB estava sendo convidado a entrar no governo de Collor e poderia propor, como contrapartida, um programa que mudasse o país. Foi boicotado por André Lara Rezende – o principal beneficiário do modelo cambial de 1994.

Em 1999, quando a mudança de câmbio ameaçava derrubar o governo FHC, e haveria uma reunião dele com os governadores no Planalto, seu então genro, David Zilbertzjein, me procurou querendo retomar o tema como forma de esvaziar a pressão dos governadores – já que o projeto propunha um encontro de contas que poderia aliviar as contas estaduais.

Conversei com políticos do PSDB, Paulo Rabello com governadores do PFL, o então governador do Paraná Jaime Lerner – que tinha projetos semelhantes – com seus pares.

Houve a reunião de FHC com governadores, conseguiu-se o armistício em torno do “encontro de contas”. Foi a primeira notícia positiva do segundo governo FHC. Passada a pressão inicial, FHC deicou novamente as idéias de lado novamente. Assim como Lula, ele hamais teve a pretensão de mudar a história, mas apenas de sobreviver politicamente.

Em 1995, se tivesse ousado o passo proposto, se tivesse feito o aceno para uma modernização includente, FHC teria mudado a história do Brasil. Mas apenas jogou fora a maior oportunidade que o país já teve. Depois, foi sucedido por um presidente, Lula, temeroso e sem quadros na Fazenda e Banco Central com competência para inverter essa loucura a que o país foi jogado na partida do Plano Real, por uma política de câmbio e juros que tinha como único objetivo a transferência de recursos do país para os “vendidos” (os investidores que apostaram na queda do dólar em 1994).

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

5 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

6 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

6 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

6 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

7 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

7 horas ago