Categories: Sem categoria

Cem anos de Amélia Buarque de Holanda

Por Fernando Luiz

Nassif, não sei se já comentaram aqui, mas hoje está sendo comemorado o centenário de D.Maria Amélia Buarque de Holanda. Parabéns pra D. Memélia!

De O Globo

Mãe do Brasil

Uma conversa com Maria Amélia, mãe de Chico Buarque e amiga de Lula, que faz 100 anos

Publicada em 23/01/2010 às 09h30m

Ana Cristina Reis

Tapetes em todos os cantos, imagens barrocas de santos, muitos porta-retratos de prata, almofadas de veludo. É assim que eu imaginaria o apartamento de uma senhora de quase 100 anos (completos na segunda-feira), moradora de Copacabana. Mas Maria Amélia Alvim Buarque de Holanda não é uma mulher comum. E não é por ser viúva do historiador Sérgio Buarque de Holanda, mãe de sete (Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina) e amiga de gente interessante, como Oscar Niemeyer, Antonio Candido e Luiz Inácio Lula da Silva.

Se o presidente confirmar a surpresa, não tão surpresa, de ir à festa de aniversário, vai encontrar muitos amigos e 13 bisnetos. Dos netos, Maria Amélia, com franqueza, diz:

– De filho, gosto igual, acho que é porque sai da gente. Mas entre os netos tenho um xodó: a Bebel (Gilberto). Ela vem para o aniversário, já está no Brasil, mas vai chegando aos poucos, no ritmo dela. Hoje, está na Bahia.

” De filho, gosto igual, acho que é porque sai da gente. Mas entre os netos tenho um xodó: a Bebel (Gilberto). Ela vem para o aniversário, já está no Brasil, mas vai chegando aos poucos, no ritmo dela ”

Hoje é terça-feira, véspera do feriado, o calor está incrível, mas Maria Amélia, com a brisa do mar que entra pela janela, é o retrato da elegância à vontade: cabelos no lugar, vestido sem alça, um colar branco fininho, um anel grande de acrílico. Elegância que eu já suspeitava: afinal, aversa a entrevistas, ela me recebeu para uma conversa porque um primo chegado, Afonso Arinos de Melo Franco, pediu-lhe.

– Entrevista, não. Mas recebo uma amiga sua quando quiser.

E nos recebeu sentada (“Agora não ando mais”), com a TV desligada

– Nem sei se funciona. Não vejo televisão. Se aparece a notícia de um cano enguiçado, você é obrigado a acompanhar aquilo. Eu gosto é de ler jornal. Posso virar a página quando quiser.

Maria Amélia tem sempre um dos filhos em casa. Desta vez é Maria do Carmo, fotógrafa, que veio de Olinda para o aniversário. Sentada num canto com um copo de cerveja, a filha segue a conversa na sala com atenção. Sala que tem um retrato de Cesário Alvim (“Meu bisavó e avó de Maria Amélia”, diz Afonso Arinos), um arranjo de antúrios, um pôster do filme “Raízes do Brasil”, pequenos bancos de plástico empilhados, esperando as crianças, e um painel com gravuras de…?

– Era um álbum, com as folhas soltas. E álbum a gente acaba não olhando. Por isso tive a ideia do painel.

Mas não há imagem que faça lembrar Roma, cidade que a marcou.

– Acho que o lugar em que mais gostei de morar foi Roma – diz esta carioca que, até bem pouco tempo, passeava a pé por Copacabana. – Agora não saio mais. Por isso estou por fora do que anda passando nos cinemas.

O último filme que viu e gostou, em DVD, foi “Cinema Paradiso”. Mas seu preferido é “O poderoso chefão”. Moderna? É porque vocês não viram um quadro da sala:

– Foi presente de um sobrinho – diz Maria Amélia. – Você gosta? As opiniões divergem.

É uma pintura moderna retratando Maria Amélia, em que se lê nas margens “Memélia faz 100”.

Toca o telefone. Alguém se levanta para servir água. A conversa é interrompida por gargalhadas. Outros cantarolam um samba. Um anel, um quadro, uma lembrança, tudo vira assunto para um bate-papo. Mas juro que não sei dizer como Vinicius foi entrar na conversa. Quando dei por mim, os primos Afonso Arinos e Maria Amélia falavam do poetinha:

Maria Amélia: Ele passava lá em casa e você saía com ele.

Afonso Arinos: Íamos ao “Última hora”, para o Vinicius entregar uma matéria, depois seguíamos para um bar encontrar o Otto e o Helio Pellegrino. E foi numa dessas rodas de bar que nasceu, na minha opinião, seu samba mais lindo.

Maria Amélia: Qual é?

Afonso Arinos: “Quando tu passas por mim”. É muito bonito.

Maria Amélia: “Quando tu passas por mim/ Por mim passam saudades cruéis/ Passam saudades de um tempo/ Em que a vida eu vivia a teus pés.”

Ana Cristina: Como são tão tristes alguns sambas…

Maria Amélia: E tem aquele outro: “Vire essa folha do livro e se esqueça de mim/ Finja que o amor acabou e se esqueça de mim” (“Medo de amar”, também de Vinicius).

Ana Cristina: Naquele documentário tão simpático, “Vinicius”, a impressão que dá é que ele era brincalhão, garoto…

Maria Amélia: Garoto, não acho, não.

Ana Cristina: Sapeca?

Maria Amélia: Também não. Ele era homem solto. E encantador.

Afonso Arinos: Posso dizer uma coisa, Maria Amélia? Você tem uma tendência de compreender mais facilmente as escapadas do Vinicius do que outras escapadas… Sempre teve. Não é verdade?

Maria Amélia: Não sei. É? (Diz marotamente)

Ana Cristina: Talvez o espírito solto dele … Não se podia exigir muito?

Maria Amélia: Eu sou muito solidária com as mulheres. E não tão compreensiva com os homens piratas.

Ana Cristina: A senhora está com um anel lindo. Colorido, de acrílico. Muito moderno.

Maria Amélia: Este anel tem 40 anos. João Gilberto chegou dos Estados Unidos, recém-casado com a Miúcha, e trouxe um pacotinho com anéis que estavam vendendo na rua, em Nova York. Eu escolhi este. E gosto dele até hoje.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Como se constroem as bolhas, por Luiz Alberto Melchert

Pode parecer loucura, mas pessoas podem-se transformar em componentes do goodwill de empresas ou grupos…

12 minutos ago

Luís Nassif: como Campos Neto armou novo golpe da Selic

A casca de banana de Campos Neto teve efeito.  No dia seguinte à fala de…

58 minutos ago

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

11 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

12 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

12 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

13 horas ago