Categories: Sem categoria

Falando sem falar do PAC

Segundo os jornais, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é um factóide, uma peça política sem eficácia alguma. Mas o que está sustentando a geração de empregos são obras de infra-estrutura que entraram nas prioridades do PAC.

A Folha de hoje mostra como obras da Petrobrás, no porto de Santos, nas ferrovias estão criando regiões imunes à crise. Comprova que os investimentos em infraestrutura terão papel fundamental em um primeiro momento para superar a crise; em um segundo momento para lançar a economia brasileira em uma noba etapa.

O desafio do PAC, que deveria ser cobrado por todos, é o meio termo entre desburocratização e controle. Para correr contra o tempo, estão sendo tomadas diversas medidas desburocratizadoras. Uma delas permite o pagamento às empreiteiras mesmo sem a comprovação do serviço efetuado,

A alegação é que o sistema montado para prestação de contas e recebimento acabava sendo muito demorado, deixando as empresas sem capital de giro.

Pergunta: desburocratizando, foi criado um sistema de aferição que, mesmo sem seguir os procedimentos burocráticos, impeça a empresa de receber sem ter entregue o trabalho?

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif,

    A Exame vive dizendo
    Nassif,

    A Exame vive dizendo que as obras do PAC estao lentas, quase parando. O governo diz que estao a contento.
    Afinal de contas, o governo tem fotos de diferentes periodos pra demonstrar que a revista (que eu ja gostei muito, esta caindo) esta mentindo?

  • O PAC - ou New Deal se
    O PAC - ou New Deal se preferirem, é tão importante que o Obama acaba de criar a PACÃO dele.

    Só não vê quem não quer.

  • Creio que a grande vantagem
    Creio que a grande vantagem do PAC é o monitaramento dos investimentos.
    Coma queda dos investimentos privados provocado pela queda da demanda, os recursos destes investimentos privados que estão sendo adiados podem ser canalizados para acelerar os investimentos públicos .

    A grande maioria dos projetados que estão sendo acompanhados pelo PAC vão ganhar um novo impulso com a atua crise econômica para garantir a mantenção da demanda por investimentos no Brasil.

    O fato de ter havido atraso em projetos do PAC neste momento da crise econômica ajudará a recuperar mais rápido a atividade econômica, e ainda será possível adiantar projetos de 2010 para 2009.

    Inclusive podemos aproveitar o PAC justamente para termos uma reserva de projetos de investimentos públicos, que em momentos de grande investimento privado os investimentos públicos poderiam ter um rítmo mais lento, e acelerar caso ocorra um processo de queda do investimento privado.

    O fato de ter projetos é hoje uma grande vantagem, pois o tempo de elabora de estudos destes projetos leva muito tempo, o que aliás vai ser o problema dos EUA e da Europa, eles não tem os projetos em estudo, muito menos em andamento.

  • O cidadão que mora nas
    O cidadão que mora nas proximidades das obras tem que colaborar com a fiscalização.
    No site da prefeitura de São Paulo tem uma ferramenta que se chama "deolhonaobra". Serve para verificar a documentação de obras particulares. É só colocar o endereço para saber se o projeto está aprovado, se há álvara de demolição etc.
    Há que se fazer algo semelhante com obras públicas, com o objetivo de se verificar qualidade, quantidade e pagamentos.
    Já pensou poder mandar uma foto mostrando serviços mal executados e em desacordo com o projeto?

  • Sr. Legal, Percorro
    Sr. Legal, Percorro semanalmente o trecho da BR 101, que liga Recife-PE a João Pessoa-PB e posso lhe assegurar que a duplicação desse trecho que também se estende até Natal-RN, está de vento em pôpa e será inaugurada logo no início de 2010, neste mesmo trecho, passo pelo Hospital público, na Cidade de Igarassú - PE, que está em fase final de connstrução, pelo pólo farmacoquimíco, que está sendo implantado em Goiana - PE, e por último, sem ser o último, a construção da Refinaria de Suape - PE, portanto acredite o PAC só não funciona na imprensa e para quem duvida é só vir aqui e ver ao vivo nós teremos o maior prazer em mostrar. E para não esquecer, teremos a instalação de mais uma refinaria no CE e outra no MA, além da ferrovia Transnordestina e para arrematar, senão o comentário fica longo demais, a derivação o São Francisco. Como diz o PHA não leia o PIG porque você vai ficar desinformado.

  • Entre Belo Horizonte e Montes
    Entre Belo Horizonte e Montes Claros,no norte de Minas a duplicação do trecho entre Sete Lagoas e o trevo onde inicia a BR135 está sendo duplicado.O trecho da BR135 entre trevo da BR040 até Montes Claros será todo reformado,cerca de trezentos quilômetros. Sete Lagoas está sendo beneficiada com mais de cem milhões de reais em diversas obras. Montes Claros também recebeu várias obras do PAC,onde houve a duplicação de avenidas e construção de outras,a construção de uma das três usinas de biodiesel da PETROBRÁS que já está funcionando,a construção de uma das ETE(estação de tratamento de esgoto)está praticamente concluída e outra já está assegurada,lembrando que foi implantada uma rede coletora de vários quilômetros para despoluir os córregos que atravessam a cidade.Outras cidades do Norte de Minas também foram beneficiadas com as ETEs e outras obras.As campanhas dos candidatos às prefeituras,serviu para dar maior divulgação a essas obras,já que os próprios candidatos dos DEM/PSDB diziam que seus rivais só fizeram alguma coisa com a ajuda do PAC do Governo Federal.Ou seja,no âmbito municipal,que é o que realmente interessa pois é onde está o eleitor,desmentem o que seus colegas deputados e senadores dizem em Brasília.Não adianta o PIG dar reverberação ao que a oposição apregoa.Ambos estão cavando as próprias sepulturas.

  • Alô Nassif , Boa Tarde !!
    Alô Nassif , Boa Tarde !!

    Seu comentário é muito diplomático , acho que você secretamente tem estado muito frequentemente com o Gv. Serra e assimilou o estilo!!
    Às ( tem acento agora ???) claras : essa decisão nada mais é do que o exemplo acabado da força das empreiteiras por aqui .
    Muita fiscalização para liberar pagamentos ?
    Poucas liberações ?
    Refazer serviços ??
    OU .... (e mais provável )MUITAS " dificuldades" para acertar as liberações ????
    Ô Presidente , assim não dá , as obras vão atrasar , o PAC também !!!!
    Pronto , tudo resolvido !!!!
    O que você acha ?
    Grande Abraço ,
    Hélio

  • Na minha forma de ver, as
    Na minha forma de ver, as ações do PAC é mero dever de todo governo realmente comprometido com a nação, entretanto o PAC em si não passa de um programa de gestão destas ações, aonde rezo para que não se confirme, mas nesta ditadura da corrupção travestida de democracia que vivemos, o o PAC não passa de uma gestão que vai fazer a digestão da verba da execução.
    Veja abaixo

    Mittwoch, 25. Juni 2008
    A CORRUPÇÃO COMO INSTITUIÇÃO
    Dilma nomeia para Secretaria de Portos réu em processo
    A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nomeou como número 2 da Secretaria Especial de Portos, ligada à Presidência da República, um integrante do PT acusado de favorecer a Santos Brasil, empresa controlada pelo Banco Opportunity, de Daniel Dantas.
    Fabrizio Pierdomenico foi nomeado subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário no dia 2 de junho, apesar de ser réu, desde fevereiro, em processo na Justiça Federal que investiga a concessão para a Santos Brasil, sem licitação, de uma área de 180 mil metros quadrados no Porto de Santos.
    A acusação foi feita com base no artigo 89 da lei 8.666/93, que prevê crime em casos de dispensa de licitação fora das hipóteses previstas na legislação. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) checou a nomeação de Pierdomenico, que tem cargo de confiança, e enviou relatório para a Casa Civil. Mas, mesmo assim, a nomeação foi feita, assinada pela ministra e publicada no Diário Oficial do dia seguinte.
    A nomeação de Pierdomenico ocorreu pouco mais de um mês depois de a Secretaria Especial de Portos ter concedido outra autorização que favorece a Santos Brasil em sua operação no Porto de Santos. O ministro Pedro Brito (PSB-CE) autorizou a empresa a fazer o estudo de viabilidade para a construção do complexo Barnabé-Bagres, o maior projeto de expansão do setor portuário nacional, que praticamente dobrará a movimentação do Porto de Santos. O empreendimento é orçado em R$ 9 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Published by
Luis Nassif
Tags: PAC

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago