Categories: Sem categoria

O balão e a repercussão

Em jornalismo há um velho expediente de, “jogar o balão e consolidar com a repercussão”. Divulga-se uma notícia não confirmada, e depois se vai atrás de qualquer tipo de repercussão que a valide.

No “Estadão” de hoje há uma versão desse expediente. Apurou-se em Brasília que haverá a criação de uma Secretaria de Democratização da Informação, que ficará sob a chefia da Casa Civil. Ponto.

Quem acompanhou as discussões sobre a TV digital sabe que estão entrando novas tecnologias, desde a Internet até a webtv, iptv, rádio sob ip, que exigirão novas regulamentações.

Todo país moderno já tem sua nova Lei Geral das Comunicações. Com a convergência digital, se terá que juntar legislação das telecomunicações e da radiodifusão. Há tempos a Casa Civil tem um grupo estudando o tema, e assumiu de fato as rédeas do processo. A nova Secretaria será apenas a institucionalização desse grupo e o reconhecimento da relevância do tema.

Foi interpretada como mais uma tentativa de “calar a mídia”, como foi a Ancinav -soterrada por interpretações intencionalmente incorretas. E toca a buscar repercussão. Todas as associações diretamente envolvidas com o tema –ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) e ANJ (Associação Nacional dos Jornais), recusaram-se a comentar sob o argumento de que “as informações não são oficiais”. Ora, se houvesse qualquer indício de que as informações tivessem algum fundamento, mesmo que não fossem oficiais, é evidente que cairiam matando em cima.

Quem repercutiu? Adivinhem?

O Senador Arthur Virgílio, para quem “na prática o Planalto quer repetir o Departamento de Imprensa e Propaganda da ditadura Vargas”. E o senador Jefferson Peres, que lembrou que “as ditaduras no Leste Europeu eram chamadas de democracias populares”. Ou seja, como a Secretaria é de “democratização da informação”, e as ditaduras do Leste Europeu eram chamadas de “democracias populares”, ufa!, conseguimos a repercussão que manteve no ar o balão.

Manchete: “Oposição ataca criação de secretaria para a mídia”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

11 minutos ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

13 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

15 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

16 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

17 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

17 horas ago