Categories: Sem categoria

Os verdadeiros criminosos

Na aba de ECONOMIA (clique aqui) a Coluna Econômica fala sobre a responsabilidade penal de quem desmontou o modelo Febem.

Aproveite para participar do fórum de discussão sobre segurança pública.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • alem desta política descrita
    alem desta política descrita desde os anos 80, recentemente na gestão de alexandre moraes a febem destuiu o que vinha aos poucos se reerguendo, caminhavamos para um lugar onde viamos sucesso, mesmo passando por alguns problemas internos, mas este cidadão com sua prepotencia, fazia o que lhe vinha na telha com mandos e desmandos , sem ao menos escutar profissionais, com conhecimente de causa, causando discordia entre aolescente x adolescente ou adolescente x funcionãrios, sei que minha opnião, é mais uma, mas sofri e sofro até hoje pelas consequencias oriundas deste pateta, que por sinal tem um curriculum invejavel, porem é um fantoche, poderia deixar aqui muitos relatos vividos, mas este me serviu como desbafo, sinto muito termos perdido um pouco que ja haviamos alcançado para o caos que hoje se instala la. 23/02/2007 10:27 hrs Marcos

  • Correção:

    O Ministro de
    Correção:

    O Ministro de Desenvolvimento Agrário é que acha compreensível o descumprimento da lei. O Ministro da Justiça diz que sobre o caso do assassinado bárbaro de João Hélio "não adianta nem falar."

  • Primeiramente gostaria de
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo brilhante artigo. Afinal num pais em que, no censo comum, nada da certo, um artigo lembrando que já houveram pessoas de bem tentando trabalhar para melhorar de verdade, é um verdadeiro oasis nesse deserto de demagogia e corrupção que é o Brasil de hoje. A polêmica que você levanta é muito saudável, mas não é comum nesse pais árido em idéias novas, e avesso a discussões sérias e abertas sobre temas difíceis de serem tratados.
    Tenho observado que nessa histeria social resultante da violência em que vivemos, nenhum desses pilantras de brilhante estrela coloque a seguinte questão: Com crianças perdem suas esperanças e tornam-se feras assassinas como as que que mataram João Pedro ?
    Onde está a imprensa livre que não coloca essa questão ? Seria o medo de perder seus "paitrocínios". Penso que já passa da hora da imprensa exercer de verdade sua liberdade !
    Só para lembrar, as aulas nas escolas estaduais do Rio de Janeiro começaram com falta de muitos professores. Onde está a indignação dessa sociedade, com a total degradação do ambiente escolar ?Se os professores fazem uma greve para obter melhores condições de trabalho e, é claro, salário também, muitas das vezes tomam até porrada da polícia, afinal num pais de corruptos, hoje os professores tornaram-se subversivos. E onde está a sociedade ? Está ai manipulada por essa quadrilha que em realidade nem sabe o que fazer, pois resolver esse tipo de porblema não é especialidade de políticos, eles tem coisas mais sérias e rentáveis a fazer ! Por isso acredito que estamos vendo apenas o início da colheita diabólica, fruto de anos de descaso com a educação !

  • Nassif,

    Você tem razão.
    Nassif,

    Você tem razão. Quando acontece uma tragédia a "sociedade" sai feito barata tonta atrás dos culpados. A ver o nível da tonteira. Segundo a "sociedade", os culpados pelo crime bárbaro de João Hélio, de 6 anos, foram:

    1. A política de juros altos do BC.
    2. O movimento catártico para vender jornais.
    3. A cidade do Rio de Janeiro
    4. A miséria brasileira.
    5. A violência.
    6. Os governantes dos últimos 26 anos - não ficou claro se os últimos 4 entram na conta.
    7. A indústria da venda de documentos de veículos com perda total.

    Bem, o leitor André Araújo, da "sociedade", nos explica que são culpados por uma relação complexa, não linear, num contexto complexo onde há causas múltiplas, causas laterais e concausas. Tonto? Não. Baratíssimo.

    Na mesma linha de raciocínio, a "sociedade" acha que o naufrágio do Titanic foi obra do efeito estufa, este provocado pelo capitalismo selvagem, cuja origem é o Big Bang. Ou, como resumiu bem seu leitor João Filipe: "a culpa do esfaqueamento foi a Tramontina." Faltou dizer que se ficássemos nos tempos da pedra lascada não haveria ferro, faca e portanto, não haveria crime.

    Luis Garcia, jornalista do Globo, membro da "sociedade", adverte que se não forem criados presídios adequados para a turma do AK-47 , a "sociedade" ficamos algemados.

    O problema principal é muito contraponto e pouco eco que motive ação.

    Olha, enquanto a "sociedade" não colocar em primeiro lugar a defesa do funcionamento das instituições - estão aos frangalhos - e o simples cumprimento da lei, ela vai continuar feito barata tonta, pior: vai continuar refém dos bandidos.

    Mas por que se preocupar? O Ministro da Justiça, diz hoje, em entrevista a Folha de SP, que o descumprimento da lei é compreensível.

  • A "segurança" pública no
    A "segurança" pública no Brasil é como acidente aéreo...Há uma cadeia de elos se juntando e funcionando perfeitamente para que tudo saia absolutamente errado...sucesso total!!!

    Segundo a visão de "quem ganha" com o caos, o que existe aqui é a poderosa "indústria da impunidade"...Ganha-se muito com ela...

    Muita corrupção, corporativismo e interesses conflitantes em todos os órgãos e instâncias...ministros, magistrados, políticos em geral, polícia, sistema penitenciário, organizações de classe...

    A bandidagem? É a mão de obra barata dessa bilionária indústria...Ganha-se para prender, soltar, manter preso, prender outra vez, manter solto...

    Não somos um país atrasado por acaso...É um trabalho árduo e contínuo...Não é só burrice ou incompetência...

  • Espero que essa politização
    Espero que essa politização não ocorra no Ministério da Educação, onde há hoje um técnico sério e preocupado com o país, que é o Fernando Haddad; e corre-se o risco de colocar a Marta, que poderia ser aproveitada em outras pastas, mas não essa, pelo amor de Deus.

  • Conforme comentários sobre a
    Conforme comentários sobre a Febem, sabemos que o responsável pelo desmonte foi o tão falado e tido como o "honesto" governador Mário Covas e pelo que vemos acredito eu, que antes de homenagear qualquer um, temos que aguardar o que realmente a pessoa realizou prol da cidade e da população e pelo que vemos não é só a Febem, é só vermos o caso do metrô. Lamento que o jornalista que faz esses comentários não de nome aos responsáveis e temos que aceitar que fulano foi um bom administrador. Vejamos a qualidade do ensino no estado de São Paulo, piorou e muito.

  • Nassif,
    Entendo que os
    Nassif,
    Entendo que os obstáculos de gestão (falta de integração operacional e de dados, motivação, investimentos, etc.) são evidentemente importantes, mas superáveis, em maior ou menor prazos.
    Preocupa-me acima de tudo a corrupção policial, que considero de solução extremamente difícil. Não sei se voce leu os relatos em livros do MVBill. Se não, recomendo vivamente que o faça; são impressionantes, porque absolutamente realistas.
    Acho inclusive que este tema merece um "mergulho" nas causas e possíveis soluções. Não gostaria de se candidatar para fazer isto? Tenho certeza que voce o faria com muita competência.

  • As Febens, no mínimo,
    As Febens, no mínimo, deveriam ser escolas modelo em tempo integral. Não precisa de pedagogia especial, só o óbvio, e com ensino profissionalizante, se posível pago pelas famílias que deveriam ser as responsáveis por esses menores, e não a sociedade como um todo.

  • Na Febem de São Paulo,
    Na Febem de São Paulo, sobretudo durante a vigência do SOS criança, várias alternativas foram tentadas mas com as gestões do PSDB todas foram demolidas. Isso eu vivenciei pessoalmente

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

10 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

12 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

13 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

14 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

14 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

14 horas ago