Categories: Sem categoria

Painel internacional

Geithner sinais iniciaisde reequilíbrio global

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner disse que há “sinais iniciaisde que o mundo está tratando dos desequilíbrios dos gastos e da poupança, que contribuíram para a crise global. A Ásia está “liderando o mundo” de volta à recuperação, contou Geithner aos repórteres em uma coletiva de imprensa conjunta com os seus homólogos do grupo de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, após reunião hoje em Cingapura. As exportações norte-americanas também estão crescendo a uma taxa mais saudável, disse. Os chefes de Finanças têm solicitado repetidamente, em reuniões nas últimas semanas, pela redução da dependência de poupança da Ásia e dos gastos norte-americanos, um padrão que os analistas dizem ter pressionado os custos de empréstimos nos EUA e alimentado a bolha de crédito. Geithner se comprometeu hoje a reduzir o déficit fiscal recorde dos EUA, legado da dependência de fundos no exterior e estímulo sem precedentes aos gastos para combater a crise. Questionado se a queda do dólar pode ajudar a impulsionar as exportações norte-americanas e ajudar na recuperação de sua nação, ele disse que é “muito importante” para os EUA terem um “dólar forte”. Geithner elogiou a China por desempenhar um papel importante na recuperação global, depois de ser perguntado sobre sua reação ao comunicado de ontem do Banco Popular da China, em que alguns analistas disseram haver sinais de uma maior abertura, para permitir a valorização do yuan.

Clique aqui

E mais:

Mais estímulos à vista nos EUA?

Medvedev clama por reformas na Rússia

América Latina contribui decisivamente para lucro da Telefónica

Apagão brasileiro expõe desafios à infra-estrutura

Mais estímulos à vista nos EUA?

A economia dos EUA parece estar se recuperando, mas alguns economistas argumentam que uma nova rodada de estímulo é necessário para manter a recuperação nos trilhos. O Congresso aprovou em fevereiro o maior estímulo orçamentário que se tem registro, um pacote de US$ 787 bilhões que inclui ajuda a estados e governos locais, dinheiro para projetos de obras públicas, incentivos fiscais mais ajuda para os desempregados. Com a ajuda do pacote, a maioria dos economistas acredita agora que a recessão que começou em dezembro de 2007 chega ao fim em algum momento neste verão. Mas o desemprego continua a subir, atingindo 10,2% em outubro, a maior alta de 26 anos. Agora, existem algumas preocupações de que a economia poderia escorregar para trás na recessão em algum momento do próximo ano. E isso está levando a um apelo para outra rodada de ajuda federal.

Clique aqui

Medvedev clama por reformas na Rússia

O presidente russo, Dmitri Medvedev, pediu uma reforma profunda da economia, em seu discurso anual de Estado. O modelo soviético não estava mais funcionando, disse, e a modernização baseada nas “instituições democráticas” era necessária. A Rússia não poderia culpar os fatores externos pela crise econômica, acrescentou. A nação tinha que mudar a sua economia baseada em petróleo e gás e elevar a Rússia a um “novo e mais elevado nível de civilização”. “Em vez de uma economia primitiva baseada em matérias-primas, vamos criar uma economia inteligente, produzindo conhecimento original, novos bens e tecnologias, bens e tecnologias úteis para as pessoas”, disse. “Ao invés de uma sociedade arcaica, na qual líderes pensam e decidem por todos, devemos nos tornar uma sociedade de pessoas inteligentes, livres e responsáveis”.  Mais de um milhão de russos estavam em risco de perder seus empregos, disse, e questões sociais urgentes precisavam ser abordadas. O tempo chegou, disse, para a Rússia “alcançar o status de potência mundial sobre uma base totalmente nova”.

Clique aqui

América Latina puxa lucro da Telefónica

O Grupo Telefónica encerrou os nove primeiros meses do ano com lucro líquido de 5,610 bilhões de euros, 0,3% mais do que um ano atrás e em linha com as previsões do mercado, e uma receita de 41,721 bilhões de euros, 3,3% abaixo (de 2008), informou hoje a Comisión Nacional del Mercado de Valores. Na Espanha, o volume de negócios situou-se em 14,655 bilhões de euros, 6,7% a menos do que nos três primeiros trimestres de 2008. A Telefónica tem sabido lidar com o declínio das receitas, que tem se acelerado. No terceiro trimestre, o volume se reduziu em 5,7%. Essa aceleração foi influenciada pela queda de 8,9% na Espanha no período de julho a setembro, mas, acima de tudo, a América Latina, que tem sido até agora o pulmão do grupo, parou de contribuir com crescimento. No terceiro trimestre, a receita na América Latina caiu 2,3%, influenciado pela desvalorização das moedas de alguns dos mercados onde opera. No entanto, nos primeiros nove meses as receitas da Telefónica Latinoamérica ainda cresceram 1,9%, para 16,616 bilhões, cerca de 2 bilhões de euros mais do que o grupo recebe na Espanha.

Clique aqui

Apagão brasileiro expõe desafios à infra-estrutura

Um enorme apagão que mergulhou áreas enormes do Brasil na escuridão -, bem como a totalidade do Paraguai – ressalta os desafios que a maior nação da América do Sul enfrenta enquanto se prepara para modernizar sua infra-estrutura a tempo para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio dois anos depois. O blecaute na terça-feira à noite trouxe o caos para algumas das maiores cidades da região e assustou muitos de seus moradores. Tudo começou por volta das 10 horas da noite, quando as luzes tremulavam por alguns momentos e depois morreram. Isso durou mais de duas horas. A energia retornou a São Paulo, uma metrópole de mais de 20 milhões de pessoas, por volta da meia-noite, antes de sumir de novo alguns momentos mais tarde. As luzes voltaram pouco antes da 1h30 da manhã.

Clique aqui

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

2 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

3 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

3 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

4 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

4 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

4 horas ago