Categories: Ciência

A avaliação da produção científica no Brasil

Sou pesquisador do CNPq e atuo num programa de Pós-graduação bem avaliado pela Capes, com nota 6, numa escala que vai até 7.

Afirmo que esse quadro descrrito pelo RJR sobre a pesquisa no Brasil é muito distorcido, devido às seguintes razões:

1) As avaliações são feitas por comitês que primam pela baixa transparência.

2) Os avaliadores são anônimos, o que dá margem a todo tipo de tráfico de influência, arranjos de bastidores, o famigerado Inside Job. Esse problema está se tornando grave também em outros países, que sempre serviram de modelo para nossa pesquisa. Vejam, por exemplo, algumas rápidas opiniões do Nicolelis sobre isso no twitter:

http://twitter.com/#!/adolfont/statuses/70495387588362240

http://twitter.com/#!/MiguelNicolelis/statuses/70474623925489664

Portanto não é verdade que “todos se uniam pela qualidade”. O sistema estimula que cada um busque se adaptar da melhor maneira ao sistema de avaliação, que está repleto de distorções.

3) As avaliações são, em geral, apenas quantitativas (por exemplo,  número de doutores formados, número de artigos publicados etc.) e bastante superficiais. A tentativa de se levar em conta a qualidade através da instituição do Qualis foi um retumbante fracasso. Isso porque a tabela de qualidade do Qualis sofre da mesma falta de transparência e tráfico de influência apontados acima. Não existem critérios objetivos de qualidade e muitas vezes as publicações internacionais sofrem alterações radicais na sua posição no Qualis, simplesmente por conta da mudança do comitê da área.

4) E o principal, quase não existem índices objetivos que induzam uma pesquisa que sirva ao interesse nacional, que produza frutos para a sociedade e não sirva apenas para satisfazer o ego da comunidade acadêmica. A pesquisa não se destaca entre os políticos, porque não se destaca entre a população em geral. E a culpa não é dos políticos, muito menos da população. A culpa é de termos um sistema de pesquisa extremamente ineficiente, que produziu um maior volume de doutores e de publicações, mas não conseguiu articular satisfatoriamente o sistema de pesquisa com um esboço de projeto nacional. Evidente que existem algumas exceções, entre elas a Empraba, a Coppe, o INPE, o ITA , o LNLS etc. Mas são apenas isso, exceções. Em São Paulo existe algum esforço da FAPESP através dos Projetos Temáticos, mas ainda é muito pra “inglês ver”.

Portanto a contribuição do RJR na avaliação da Capes foi muito insuficiente. Não se enfrou as seguintes questões cruciais para a avaliação:

1) O aumento substancial da transparência do processo avaliador, de modo a desestimular o tráfico de influência, tão danoso e tão presente na vida nacional.

2) A criação de índices que avaliem objetivamente a qualidade, inclusive com a criação de congressos com a temática da avaliação científica e tecnológica.

3) A criação índices que induzam objetivamente a formação de grupos de pesquisa sintonizados em temáticas de interesse nacional.

Resumindo ainda faltam muitas melhorias no nosso sistema de avaliação.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • A avaliação da produção científica no Brasil | GGN
    In fact social networks have revolutionized our lives by incorporating all the basic elements of a person's social life in one place.
    Unfortunately, it's also introduced a host of ways to violate intellectual property laws.
    how can businesses effectively use this new social media platform.

Recent Posts

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

44 minutos ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

57 minutos ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

2 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

3 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

4 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

4 horas ago