Categories: Internet

TV aberta perda para Internet

Nassif, como o FP do dia ainda não está no blog, vou mandar aqui mesmo a indicação.

1) Matéria publicada há pouco no IG dão conta de que a TV aberta perdeu a preferência do brasileiro a internet.

2) Outra matéria mostrando que a Globo vem perdendo Ibope para a Record

3) Por fim uma matéria mostrando que a Globo “não está nem ai” para a perda de audiência.

Do Último Segundo

Internet bate TV aberta como passatempo nacional

Espectador brasileiro prefere internet e busca web para assistir à televisão

MarcMarco Tomazzoni, iG São Paulo | 31/08/2010 14:39

A internet virou a forma de entretenimento favorita entre os brasileiros, acabando com o monopólio da televisão. Pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa realizada pela Deloitte no Brasil e em outros quatro países (Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido) mostrou que a web é o passatempo nacional favorito – ao contrário dos estrangeiros, que ainda preferem a TV. O internauta brasileiro gasta em média, por semana, 17 horas assistindo televisão e cerca de 30 horas navegando na internet. Média de televisores ligados das 18h à meia-noite Fonte: Ibope // 

Para enfrentar esta mudança, as redes de televisão aberta têm si um desafio complexo pela frente: vencer o desinteresse do espectador. Nos últimos anos, a TV aberta vem perdendo ponto atrás de ponto no Ibope, seja para uma poltrona vazia, seja para outras mídias. A TV por assinatura, DVD players e principalmente e internet vem se firmando como as principais opções para o brasileiro em seu tempo livre.

Entre 2000 e 2009, a média de televisores ligados das 18h à meia-noite – o horário nobre da audiência e dos anunciantes – caiu de 66% para 59% e as cinco maiores redes do país perderam juntas 4,3 pontos de audiência. Enquanto isso, no mesmo período o total de aparelhos utilizados para outras funções – TV a cabo, games, etc – cresceu 91%, de 3,5 para 6,7 pontos.

Explosão da web

O salto é reflexo da explosão que esses serviços tiveram no país. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o total de usuários de TV por assinatura partiu de 3,4 milhões, em 2000, para 8,6 milhões em julho de 2010, aumento de 152%. O mercado doméstico de cinema também vive sua era de ouro: de 5,9 milhões de fitas VHS e DVDs em 2001, segundo a União Brasileira de Vídeo, para 25,4 milhões de unidades no ano passado, uma expansão de 430%.

Com relação à internet de alta velocidade, o aumento é exponencial: de 100 mil pontos fixos no início da década para 12,2 milhões em 2010, de acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações. Só no primeiro semestre deste ano, a banda larga móvel, o famoso 3G, teve crescimento de 141%, passando de 4,3 milhões de conexões para 10,4 milhões, uma verdadeira febre entre os usuários.

Audiência dos televisores fora da TV aberta das 18h à meia-noite

Aparelhos utilizados para TV por assinatura, DVDs, games, etc.

Fonte: Ibope 

Do Último Segundo

Poder de escolha derrubou audiência da Globo

“Por muito tempo houve apenas uma opção na TV. Agora não”, diz especialistaÉ mérito da Record ter dobrado de audiência neste novo século, mas na opinião de Eugênio Bucci, professor de jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o crescimento está vinculado a um valor essencial à sociedade: opção. “Por muito tempo houve apenas uma alternativa com maior estrutura tecnológica e condições de produção, recursos. O Brasil tinha um nome só. A Record, independente da qualidade estética, soube se apresentar como uma segunda rede de grande porte”, afirma.

Foto: Arte/iG

 

Segundo o professor, o êxito da emissora é menos uma questão de qualidade e mais de massa e volume, de agressividade no mercado. “A qualidade da programação interfere? Evidente que sim, mas interfere como um segundo fator”, explica. “É uma grande rede, com grande capacidade de produção, que tem muito dinheiro. Isso é o que faz ela crescer.”

Para Bucci, a relação com a Igreja Universal do Reino de Deus está mais relacionada a esse fator – estrutura interna, com aporte de recursos – do que propriamente com o público, tanto que a programação própria não tem apelo religioso, pelo contrário: a estética de Record é nitidamente inspirada na fórmula consagrada da concorrente, nas novelas, nos telejornais, na grade horizontal. “É uma rede comercial espelhada na Globo, uma espécie de Globo B”, sentencia.

Do Último Segundo

Para Globo, disputa se dá na concorrência

Emissora carioca segue “isolada” em primeiro; Record quer mais

Marco Tomazzoni, iG São Paulo | 31/08/2010 17:22

A Rede Globo viu a distância para a Record encolher nos últimos anos, mas a emissora minimiza o quadro. Através da Central Globo de Comunicação, afirma que sempre se manteve 11 ou 12 pontos à frente da segunda colocada, e que a disputa está “restrita ao âmbito das próprias concorrentes”. “Somadas todas as médias das emissoras que ocupam da segunda até a quinta posição no ranking de audiência da TV aberta, a Rede Globo prevalece isolada na liderança, mantendo uma distância acima dos 3 pontos”, informa.

A Record, paralelamente, tem um discurso corporativista. Mafran Dutra, presidente do comitê artístico do grupo, destaca justamente o avanço da rede em meio a um cenário hostil. “A queda no número de [televisores] ligados pode ser um problema para todas as emissoras, mas demonstra o quanto o nosso trabalho foi eficiente neste período. Enquanto a grande maioria perdeu audiência, a Record cresceu. Os números falam por si.”

Dutra enaltece a “dedicação e comprometimento” da Record e que o crescimento vem acontecendo “dentro do planejado”, nem mais rápido, nem mais lento. O segredo do sucesso, segundo ele, foi ter diversificado a grade de programação e estabelecido uma estratégia de valorização do profissional e tecnologia de ponta.

O objetivo, contudo, ainda é um só: a liderança. “Dizer que estamos satisfeitos seria sinônimo de acomodação. Queremos mais! A equipe da Record é competente e isso a credencia para alcançar nossa meta. Em breve a emissora estará na liderança de audiência e faturamento”, garante.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

4 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

5 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

5 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

6 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

6 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

6 horas ago